Menu

Os Caminhos da Vida

Atualizado dia 3/8/2009 12:22:56 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O tempo vai passando, a velhice vai chegando cada vez mais rápida e o momento de abandonarmos o corpo físico vai se aproximando. Assim sendo, chega um momento em que temos que fazer um balanço do período em que vivemos. A análise da nossa vida inclui muitas passagens que merecem reflexão e também uma visualização dos caminhos disponíveis e a nossa coerência em pensamento e ações com a trilha que escolhemos para percorrer nesta vida.

Quando somos jovens não conseguimos ter uma visão nítida dos percursos disponíveis e eles vão se desvelando conforme o grande dia da passagem vai ficando próximo e, hoje, já com os cabelos brancos a neblina que impedia ver com clareza as estradas, vai desvanecendo e podemos descortinar as trilhas existentes. Neste momento do desaparecer da neblina, somos invadidos por uma paz interior e ficamos alegres por recebermos a oportunidade de revermos os nossos rumos e mudarmos de estrada, pois cada trilha conduz a destinos diferentes.

Na minha frente, visualizo os seis caminhos: espiritualista ontológico; espiritualista ôntico; materialismo epicurista; materialismo hedonista; niilista.

O caminho espiritualista ontológico é descrito por Sócrates, Platão, Cínicos, Maniqueus, Plotino e por Santo Agostinho (e outros) onde mostram a existência de um mundo corruptível em oposição ao mundo incorruptível. Este caminho exige o desapego total das coisas materiais e harmonização plena com o divino. A meta é a união direta com Deus.

O caminho espiritualista ôntico é representado por meio de palavras por Aristóteles, estóicos e Proclo. O mundo é movimentado por Deus em direção à perfeição. O mundo material é uma manifestação da vontade de Deus. Não existe uma separação drástica entre o mundo divino e o mundo material. O mundo material está incluído no próprio processo evolutivo controlado por Deus. Quem está neste caminho possui a consciência do movimento evolutivo e a evolução implica o estar no mundo. 

O caminho materialista epicurista é representado pelos epicuristas. Invalida todo pensar metafísico. A verdade somente é captada pelos sentidos humanos. O ser humano centra sua preocupação apenas no mundo físico desconsiderando qualquer colocação que transcenda o mundo dimensional. Vive o materialismo sem buscar os prazeres corporais. Vivencia um materialismo sem luxo, sem prazeres exagerados, sendo partidário de uma vida simples e calma.

O caminho materialista hedonista é discutido pelos cirenaicos. A felicidade está principalmente no prazer do corpo físico, vivendo em constante consumo de bens materiais.

O caminho niilista defendido pelos céticos. Nada sabemos e nada entendemos. Indiferença absoluta a respeito de qualquer colocação e não elabora nenhuma indagação. Diz que não possui capacidade para afirmar o verdadeiro, assim sendo, não sabe o que é o certo ou o errado.

Cada caminho é a materialização do nível de consciência de cada pessoa e cada um possui o seu próprio caminho.

Texto revisado por Cris

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa