Menu

Os cavalos e os sentidos

Atualizado dia 7/26/2017 5:49:52 PM em Autoconhecimento
por Marly Cordeiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Que a espécie equina apresenta os 5 sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar) muito mais desenvolvidos em relação à especie humana já está provado cientificamente. O que vem se estudando, agora, são alguns outros sentidos, ainda não dominados e compreendidos pelos humanos, mas que os cavalos (animais em geral) controlariam e perceberiam normalmente.
Quero abordar aqui, especificamente, sentidos que envolvem a energia e o pensamento! Embora inicialmente pareça extravagante ou excêntrico, a força do pensamento e a energia corporal ajudam muito na boa comunicação entre o homem e o cavalo.
Quando desempenhamos uma ação pensando no resultado que desejamos, nosso corpo emite sinais, imperceptíveis a nossos olhos, mas muito claros para as espécies que dominam a linguagem corporal.
Em outras palavras, pensar no resultado que buscamos ajuda nosso corpo a comunicar nossa intenção!
Afinar a comunicação até que o animal responda ao nosso pensamento é o refinamento máximo da relação entre homem x cavalo! E isso é plenamente alcançável, com investimento de tempo e dedicação…

Para isso, deve-se trabalhar com os princípios de pressão e alívio e, desta forma, ir tornando cada vez mais sutis as outras ajudas (cabresto, varinha, perna, espora, rédea etc). Porém, sempre com uma linguagem clara e objetiva.
Assim como nós humanos, os cavalos são influenciados pela energia de quem os cerca. Até aí, nada de novo… O que se está buscando é, na prática, como podemos canalizar essa energia e usar a nosso favor.

Com os potros de doma, são frequentes as situações onde apresentamos algo novo para eles, seja um manejo ou um objeto. Nessas situações, uma energia calma e tranquila da nossa parte torna a situação menos ameaçadora. O contrário é verdadeiro também… Se emanamos uma energia pesada, amedrontada ou violenta, a tendência natural é de que o cavalo se coloque amedrontado e inquieto!

A energia, quando aprendemos a controlá-la, serve também para variarmos a intensidade da ação que solicitamos… Um exemplo claro é que podemos mudar a intensidade do galope de acordo com a intensidade da energia que emanamos quando pedimos o galope. As mudanças de andaduras (passo-trote, trote-galope, galope-trote, trote-passo, passo-galope, galope-passo) também podem ser obtidas através da intensificação e atenuação da nossa energia! Resumindo… A combinação entre a energia, o pensamento e a linguagem corporal tornam a comunicação com os cavalos mais clara e objetiva! Cabe a nós exercitarmos estes sentidos, para que possamos desenvolve-los melhor.


Share Publicado em 12/02/14




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marly Cordeiro   
www.marlycordeiro.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa