Menu

Os Filhos seguem os Pais

Atualizado dia 10/10/2007 5:48:34 PM em Autoconhecimento
por Nathalie Favaron


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como mães e pais, ouvimos o tempo todo que é muito importante estarmos presentes na vida dos nossos filhos. Com a vida corrida que temos, compromissos de trabalho e todo o resto, começamos a ouvir que mais importante do que estar perto o tempo todo é a qualidade do tempo que passamos juntos com as nossas crianças. Porém, às vezes, nem isso funciona, pois, mesmo durante o tempo em que estamos com eles não estamos realmente presentes.

Nossos filhos são como pequenos radares que sentem e percebem tudo o que se passa conosco. Seja quando estamos bem como quando temos problemas, reagindo a cada uma dessas situações. Podemos tentar esconder coisas deles, mas no fundo podemos perceber que eles sabem. Podem não saber o que é, mas sentem em seu coração que algo está fora do lugar. Ou que não estamos realmente presentes. E muitas vezes isso não tem nada a ver com eles.

Ana, uma cliente, vem buscando um caminho de autoconhecimento e cura há bastante tempo. Ela chegou mais uma vez para o trabalho de Constelações com uma nova questão. A relação dela com o pai. Disse-me que o pai estivera muito doente a vida toda, sofrera vários acidentes e havia morrido fazia 2 anos. Muito tocada e emocionada, ela contou que o avô dela, pai do pai, tinha morrido muito jovem, quando o pai tinha apenas 3 anos. Isso me tocou e uma imagem se formou para mim sobre aquela família e aquela mulher. Pedi que ela colocasse um representante para seu pai e um representante para seu avô e também um representante para ela.

Passo a passo, num movimento profundo e silencioso, ela viu o pai indo ao encontro do avô. Ana estava muito emocionada e também um pouco agitada. Era como se ela quisesse segurar seu pai para que ele não fosse. Mas, lentamente, ele chegou até o pai dele e juntos ficaram bem.

Mas Ana não parecia estar bem e pedi que ela olhasse para o pai e dissesse: “Pai, eu vou também”. Isso trouxe à cena um choque e um suspiro profundo. Porém, logo após essa frase, o pai (via representante) ficou agitado e nesse momento pedi que ele dissesse: “Minha querida filha, eu passei a vida toda querendo encontrar meu pai. E agora o encontrei. Eu estou bem. Esse é o meu destino, a minha história. Por favor, deixe isso comigo”.

Ana, ainda muito emocionada, foi até o pai e o abraçou profundamente, num movimento de aceitação e também de despedida. E, assim, pedi que ela olhasse para seu pai e falasse: “Pai, eu fico um pouco mais”. Um forte suspiro de alívio surgiu de dentro dela e eles se olharam com amor.

Pouco a pouco Ana foi se afastando do pai e do avô. Eu disse a ela, então: "Ana, imagine agora seus filhos à sua frente e diga a eles: Meus filhos, estes são o seu avô e seu bisavô. Eles estão juntos agora”. As crianças sorriram, mas ainda pareciam um pouco na expectativa, então, pedi que ela repetisse uma nova frase: “Meus filhos, agora eu fico. Agora eu estou aqui. Se vocês quiserem, agora podem me tomar como sua mãe”.

O caso acima ilustra uma dinâmica muito comum, onde os filhos percebem que a mãe não está presente, pois ela está muito ligada na história do pai dela. E às vezes os filhos repetem este movimento querendo segurar os pais na vida, através de doenças, hiperatividade, problemas vários, ficando o tempo todo junto dos pais. As crianças ficam inconscientemente ligadas a seus pais como que em uma tentativa de salvá-los.

Reconhecer a dinâmica e chegar à solução libera a mãe ou o pai para poderem ficar e assumirem sua vida integralmente ao lado de sua nova família. E libera os filhos para serem apenas crianças.

Encontro semanais na Rua Dr. Gabriel dos Santos, 168 - Salão de entrada – Higienópolis. SP - SP. Confirme sua presença diretamente comigo!
Telefones: (11) 8259-7233 e 3825-5267 ou 3297.0010 ou [email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 142


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nathalie Favaron   
Nathalie Favaron é Coach e Terapeuta Sistêmica especializada em Constelações e Hipnose Ericksoniana. Autora do LIVRO O Reencontro e do CURSO ON LINE - A História da sua Família SAIBA MAIS AQUI www.nathaliefavaron.com.br ou whatsapp 11-950203079
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa