Home > Autoconhecimento
Os Gatos e o autoconhecimento

Os Gatos e o autoconhecimento

por Viviane Draghetti

"Os gatos enxergam o mundo interior dos seres humanos, são capazes de perceber suas emoções e intenções; a forma como nos relacionamos com os felinos mostra como nos relacionamos com nosso inconsciente”.

Eu e meu marido Giovanni temos uma “filha-gata” preta, a mais linda do mundo, que se chama “Karuna”. Uma gatinha de um ano, com grandes olhos amarelos, que é a alegria da casa.

Os gatos são seres especiais, sensitivos, possuindo sete vezes mais energia que os humanos, nos auxiliam a transmutar a energia negativa da casa e de nossos corpos, inclusive, alguns estudos revelam que ter um felino em casa faz bem para a saúde física, diminuindo e prevenindo doenças.

Pois é, nossa gata Karuna faz tudo isso, é uma Terapeuta Holística, assim como eu e meu marido, que também somos terapeutas.

Karuna nos proporciona grande lições de vida, todos os dias, é uma gata sábia, que nos faz perceber que a vida pode ser vivida com leveza e prazer.

A primeira lição é ACEITAÇÃO DA NOSSA DUALIDADE: toda manhã, ao acordar, a Karuna está esperando sairmos do quarto para nos dar bom dia e receber carinho; de manhã cedo é o momento em que ela fica mais carente, pedindo colo e atenção.

Contudo, alguns minutos depois, aquela gata meiga, amorosa, se transforma numa “mini pantera”, e não quer mais carinho. Mia, reclama feito uma criança, querendo ir para o pátio e quando não é atendida, fica chateada, de costas, me morde (com amor), e faz uma cara de poucos amigos.

Ora carinhosa, ora brava e revoltada, nela fica muito perceptível a dualidade. Karuna não tem medo de nos desagradar, ela simplesmente é quem nasceu para ser, mostrando sua vulnerabilidade.

E por que nós, humanos, queremos agradar todo mundo? Por que temos tanto medo de que nos vejam perdendo o equilíbrio? Por que resistimos em mostrar nossa vulnerabilidade? Somos duais, querendo ou não! E não tem problema.

A segunda lição é o RESPEITO À INDIVIDUALIDADE: Nem sempre ela está disposta e sociável, somente quando quer. Adora brincar, mas diz quando acabou a brincadeira e quer ir para o seu canto, sozinha, para meditar. Karuna mostra que a possessividade e apego precisam ficar de fora das relações.

Será que respeitamos a individualidade de quem vive conosco? Aceitamos os momentos em que marido/esposa, amigos, estão em seu mundo interior, querendo privacidade? Ou agimos igual crianças nos sentindo rejeitadas e exigindo atenção? Somos apegados e possessivos?

O terceiro aprendizado é a PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA: Quando cozinhamos, deixamos a Karuna na sala, sem acesso à cozinha . Ela fica atrás da porta, paradinha, em silêncio, esperando que a porta seja aberta, com toda a paciência do mundo! Da mesma forma, apesar das inúmeras tentativas frustradas de caça aos passarinhos, ela persiste!

Quantas oportunidades perdemos por não ter paciência e persistência? Quantas vezes não vimos ‘as portas se abrirem para inúmeras possibilidades’, por que fomos embora rapidamente impacientes ou mal humorados.

Por fim, o quarto e o quinto aprendizados: RELAXAR e FICAR NO PRESENTE: Muitas horas de sono, ou simplesmente ficar atirada na sombra sem se importar com o tempo, curtindo o dia, sem pensar no amanhã, com preocupações e medos fantasiosos, a Karuna adora isso! E a serenidade no olhar mostra que ela sabe aproveitar o vida que ganhou!

E nós, os “serumaninhos”, quantas vezes deixamos o descanso necessário, o “ócio criativo”, de lado, enchendo nossa mente de preocupações com o futuro, com o externo? Ou trabalhamos até a exaustão, desrespeitando nossos limites? Quanto desperdício de tempo, de vida, com o que não existe?

Poderia ficar horas escrevendo tudo que minha Super Gata Terapeuta Holística me ensina, mas as linhas acima mostram o quanto podemos aprender com nossos felinos e animais de estimação.

A vida pode ser leve, pode ser fácil, pode ser repleta de inúmeras possibilidades, basta se abrir para tudo isso. Tudo e todos a nossa volta nos ajudam a evoluir, a mostrarmos nossa melhor versão, inclusive nossos animais, que nos dão grande lições de autoconhecimento e sabedoria.

E você, tem um Pet Guru em casa? Gatinho? Cachorro? Coelho? Pássaro? Já observou a maneira como ele vive? O que ele tem para te ensinar? Deixe a resposta aqui nos comentários!!


Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 59 Atualizado em 01/01/2019

Autor: Viviane Draghetti   
Terapeuta Holística, Coach de Autoconhecimento, Instrutora de Yoga, Mestre Reiki, Karuna Ki e Seichim, Especialista em Geobiologia Alquímica, técnica de limpeza energética profunda, à distância. Há 10 anos, sua missão é auxiliar no Desenvolvimento Pessoal e Espiritual das pessoas, através de atendimentos, cursos, treinamentos, palestras. 
E-mail: vivianedraghettiterapeuta@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Como posso enfrentar a Grande Conjunção em Capricórnio?
Você é auto abusivo?
Toques conscienciais para uma amiga triste com a dor da perda
Consciência é vida e vida é consciência
Será que o Reiki pode me ajudar?
Obesidade: como tratar?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 21 de outubro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa