auravide auravide

Os Ossos, segundo a Ayurveda

por Cítara Saúde

Publicado dia 8/5/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Observemos os ossos: em parte duros e consistentes e, em parte, porosos. O que os leva a “encherem-se” de ar? O que possibilita o aumento dessa porosidade, desenvolvendo a osteoporose?

Conhecido como Ashti dhatu, o tecido ósseo dá estrutura e suporte ao corpo. Estabilidade e resistência são sinônimos de saúde óssea. A perda desse estado fica evidente no envelhecimento, quando a osteoporose comumente se apresenta. Na compreensão da Medicina Ayurvédica o envelhecimento não precisa ser acompanhado de adoecimento e decrepitude.

Dos elementos constitutivos de todo o universo - Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, segundo o Ayurveda - encontra-se nos ossos, Terra e Ar (parte mineral e porção porosa). A nutrição deficiente ou o bloqueio dos canais que o alimentam podem causar o aumento desproporcional do Ar em relação ao elemento Terra. É como se o osso ficasse “oco, cheio de ar”.

Debilidade óssea em geral, dentição frágil, queda dos cabelos, unhas quebradiças revelam essa desnutrição, que culminará com o tempo na Osteoporose. O uso indiscriminado de cálcio não resolve a questão, pois apesar de faminto, nosso tecido ósseo não consegue se apropriar desse alimento. Ficamos doentes do excesso de Ar, que em Ayurveda é conhecido como estado Vata, em que o frio, a secura e a leveza se instalam no organismo.

Devemos evitar nessas condições tudo o que aumente esse frio, a perda de calor e de líquidos, como: exercícios agressivos e competitivos, vida agitada, dietas muito leves e frias, excesso de viagens, medo, ansiedade e tantas outras condições que levam ao stress.

É benéfico o uso de alimentos ricos em Cálcio, Ferro e Zinco encontrados nas folhas verdes como o espinafre; os sucos verdes com gengibre, cardamomo e pimenta; o leite com cúrcuma (açafrão da terra), que nutrem particularmente nosso tecido ósseo. Assim como se exercitar com sabedoria, dentro da possibilidade de sua constituição energética; viver em ambientes aquecidos com relações acolhedoras.

Devemos compreender que toda orientação saudável deve envolver um tratamento do corpo e da vida como um todo.

Dra. Maisa Misiara
Médica
Cítara Saúde

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14

foto-autor
Autor: Cítara Saúde    
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Não se trata do que eu devo nem do que eu quero...
artigo Infeliz
artigo O sagrado
artigo Tenha uma vida afetiva abundante

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa