Menu

Os rituais do dia a dia

Atualizado dia 8/30/2015 9:52:17 PM em Autoconhecimento
por MANHANA CAMPOS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ele pega o pão, passa manteiga, serve o café, adoça-o e pronto! Simples! Não. Não tão simples. Em cada milésimo de segundo em que se passou essa ação seu cérebro definiu, comparou, mediu, avaliou, decidiu.

São realmente nas atividades mais elementares do dia a dia, quando ligamos o piloto automático, que a mente transcorre todos os seus padrões e necessidades de repetição e de controle.

A cada segundo, fazemos milhões de escolhas, e se alguém for parar para analisar pode encontrar razões racionais para cada uma, mas que de racional e consciente há muito pouco. Quando uma ação se torna mecânica e a fazemos sem perceber ela já passou para o domínio do inconsciente, e o inconsciente não é nada racional.

Seja a mente consciente, que administra, seja sua face inconsciente, que dita as regras, seu objetivo é proporcionar a existência e assegurar a realização da vida. Isso tudo é ótimo e a mente está de parabéns quando cumpre a sua função.

Contudo, no mundo em que racionalidade, objetividade e presteza são sinônimos de sucesso e símbolos de força, a mente - essa ferramenta fantástica - perde o prumo e entra em desequilíbrio, pois a face inconsciente da mente, que dita as regras do nosso funcionamento, não tem nada de racional, objetiva, e só obedece ao seu próprio ritmo, aliás, é toda emoção, subjetividade e sensação.

Se há uma expressão em sinergia com o estado de harmonia mental é “deixa fluir!” Não é preciso viver a ilusão de estar no controle do que ocorre no cotidiano para ter a sensação de segurança, de conforto. Quando uma pessoa está segura de si, dos seus propósitos, deixar fluir é muito natural. É viver a experiência à medida que a vida se apresenta.

Manter o instrumento mente em ordem (no sentido de equilíbrio), é se permitir à desordem. É compreender que estar no controle além de ser uma ilusão é um sacrifício inglório.

Em Demian (1919), Herman Hesse escreveu a seu modo (brilhante) o que para mim é deixar fluir.
“... Para nós só haverá um dever e um destino: chegarmos a ser perfeitamente nós mesmos, conformarmo-nos inteiramente à semente da natureza em nós ativa e vivermos tão entregues à nossa vontade que o futuro incerto nos encontraria prontos a tudo o que pudesse trazer consigo...”

Assim, educar a mente para viver a experiência da vida como uma aventura segura e recompensadora por si mesma, é um grande passo para descobertas fantásticas que trazem, à medida que permitimos, a realização em nós mesmos.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: MANHANA CAMPOS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa