Menu

Os segredos do xamanismo I

Atualizado dia 11/26/2007 2:48:28 PM em Autoconhecimento
por Aos Filhos da Terra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Rita Fernandjes
Entrevista publicada no Diário da Região, São José do Rio Preto, em 11/11/2007


O ser humano precisa se conectar consigo mesmo para descobrir sua natureza interna e ter condições de cuidar da sua saúde e do mundo em que vive. “Assim se aplica o Xamanismo”, afirma o xamã Sthan Xanniã, líder de cerimônias e terapeuta holístico e vibracional. Índio da aldeia Tupiguara, no Ceará, Sthan Xanniã diz que o homem faz parte da natureza e, por isso, precisa deixar de lado o processo robótico de acordar, trabalhar e voltar para casa para redescobrir sua ecologia interna. “Olhe no espelho, dê bom-dia a si mesmo. Veja como está o seu corpo, respire corretamente; hoje as pessoas respiram para sobrevivência e não para estarem vivendo”, diz. Segundo ele, a conecção com o “eu” proporciona autoconhecimento e percepção da origem do problema, que pode ser físico, emocional, mental ou espiritual. Leia abaixo a entrevista de xamã Sthan Xanniã à Revista Bem-Estar.

Bem-Estar - Qual é o principal objetivo do xamanismo?
Sthan Xanniã - O xamanismo busca a grande cura a partir das relações claras, que é a fala, o diálogo. Mas, só há cura se a pessoa for feliz, se sentir dentro do coração. Por exemplo: na vida profissional, o trabalho somente será real se a pessoa se sentir bem (gostar do que faz). A pessoa que faz o trabalho num processo mecânico, fica agoniada, querendo sair, arranjar algo melhor. Ela não rende.

Bem-Estar - Como o xamanismo pode ser aplicado na nossa vida?
Xanniã - O xamanismo é um conhecimento de 5 mil anos. É a técnica de cura, forma de viver dos povos nativos (os índios) e de todos aqueles que viviam em perfeita harmonia com a natureza. Estamos falando das raças branca, negra, amarela e da raça vermelha. São as quatro raças matrizes da humanidade. O xamanismo reúne técnicas que vão da fitoterapia, à cura com as mãos, com o canto, dança, meditação, o som do tambor, o som do chocalho, das flautas.

Bem-Estar - O tratamento varia de acordo com o problema ou com a pessoa?
Xanniã - De acordo com a pessoa e com o problema. O xamanismo vai trabalhar principalmente o que chamamos de poder pessoal, que é toda energia de reação que a pessoa tem durante a vida. Então, de repente a pessoa está com problema de auto-estima, depressão, nostalgia, triste, sem ânimo para a vida. Vamos mexer nessa base que envolve a questão dos instintos. Quando nascemos, contamos basicamente com os instintos - a criança sente o cheiro da mãe que se aproxima, por conta do leite. Está com o olfato, audição e paladar aguçados. Resgatamos esses instintos para que a pessoa tenha poder de reação.

Bem-Estar - As pessoas perdem esses instintos ao longo dos anos?
Xanniã - Ao longo dos anos, principalmente por conta de pressões e pelo diálogo e a comunicação em família tem grande influência. Dentro do xamanismo, muitas pessoas resgatam os valores da família porque enfatizam a importância do diálogo, da comunicação com clareza entre pais e filhos. A pessoa descobre quais são os valores que proporcionaram tal educação (ou falta de educação ou falta de diálogo) e o quanto interferem no processo do dia-a-dia. Também entram as referências masculina e feminina. A gente nota que mulheres que não tiveram muita comunicação com a mãe (um diálogo aberto), geralmente, vão enfrentar um desafio maior diante do seu feminino, ou seja, em se colocar, se posicionar, em relação à auto-estima, os sentimentos e as sensações. Os homens são inseguros por conta dessa comunicação. Esse é o poder pessoal.

Bem-Estar - Como podemos praticar o xamanismo no dia-a-dia?
Xanniã - Uma coisa muito importante que trabalhamos é o rito das quatro estações. Temos duas viradas importantes, que são os solstícios (inverno e verão) e equinócios (primavera e outono). De três em três meses a nossa vida muda. Isso é inerente à pessoa acreditar ou não, porque se trata de contexto de natureza e nós fazemos parte da natureza. No verão, o nosso corpo pede uma alimentação. No inverno, pede outra. Na primavera, outra e no outono, outra. Tal qual as fases da lua que mexem com os líquidos do nosso corpo. A partir do momento em que a pessoa descobre a forma que essa natureza atua em si, começa a aproveitar de maneira natural essa conspiração. O corpo pode pedir para a pessoa se recolher um pouquinho, então, faça uma avaliação. Muitas vezes, nesse momento, a pessoa quer expandir e, sem querer, vai contra essa conspiração da natureza. O corpo diz que a pessoa está muito estressada, que precisa parar, precisa se enxergar, precisa ver de que maneira sustenta a si mesma, quais são as suas bases de segurança, onde estão os seus valores. Você é resultado de quê? Qual é a sua vontade? Você só está fazendo o que os amigos esperam, o que seus pais esperam, o que o marido espera, o que a mulher espera? Onde está você dentro disso? De que maneira você lida com seu espaço sagrado? O que é sagrado para você? Você está vivendo ou está sobrevivendo?

Bem-Estar - Como são definidos os espíritos de cada estação do ano?
Xanniã - A primavera é o nascimento das flores, então é o nascimento da criança. É época de plantio, de quem gosta de coisas novas. Inovação. O verão é a criança madura, por isso está associado ao adulto. É época de administrar, pontuar as situações, se relacionar com as pessoas, procurar coisas mais construtivas. O outono é processo que está associado à maturidade, ou seja, àquela pessoa de 50 anos. No outono as folhas caem, então, representa uma boa estação para avaliar o que se está fazendo da vida, o que é seu e se está carregando coisas dos outros. O inverno é o ancião de 80 anos. É a própria introspecção, que é fazer o recolhimento para analisar o que foi positivo e negativo. Podemos dizer que verão é masculino, outono é feminino, primavera é a criança e o inverno é o sábio. A gente analisa sempre essas quatro qualidades dentro do ser humano: seu lado masculino, feminino, seu lado criança e o lado ancião (sabedoria). A gente precisa desses quatro elementos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aos Filhos da Terra   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa