Menu

Os vícios e a liberdade de consciência

Atualizado dia 7/9/2015 5:17:43 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

O nível de consciência de um indivíduo pode ser medido pelo seu desejo de mudança. Muitos levam a vida de modo praticamente inerte e quando partem daqui são praticamente as mesmas pessoas que eram no início de suas vidas, ou seja, não usaram a sua vida como uma oportunidade de aprendizado e crescimento interior. Outros ainda, incapacitados de buscar o prazer pela simples vivência harmônica acabam se entregando aos mais desequilibrados vícios existentes - a esses quero propor uma reflexão especial. Não pretendo condenar quem quer que seja pelas suas decisões, mas também não posso deixar de estimular ao raciocínio aqueles que são escravos de vícios e nem se dão conta disso, iludidos achando que o vício foi uma "escolha consciente".

Não sou nenhum especialista em psicologia humana, mas creio que aqueles que optam pelo vício (seja ele qual for), na verdade, esconde dentro de si uma profunda insatisfação pela própria vida, um desejo inconsciente de encontrar algo que o satisfaça, mesmo que isso custe o seu equilíbrio mental e fisiológico. Ora, é próprio do ser humano buscar algum tipo de prazer e satisfação para a sua vida, mas não se pode deixar de lado o uso da inteligência para fazer escolhas sadias que não comprometam a ordem psíquica e orgânica do indivíduo.

Talvez a questão mais preocupante em relação à qualquer vício é justamente a resistência que o indivíduo se impõe para não enxergar o seu equívoco, pois, não raro, o indivíduo horas e horas pesquisando informações que venham a justificar o seu vício - por isso que iniciei esse texto dizendo que o nível de consciência de um indivíduo pode ser medido pelo seu desejo de mudança; é que esses indivíduos estão perigosamente subordinados às poucas horas de prazer proporcionado pelo seu vício, e raramente enxergam a necessidade de uma mudança mais profunda. O efeito anestésico da droga passa e tudo volta ao normal, os problemas continuam os mesmos, a pessoa continua com as mesmas angústias e tristezas, sua vida íntima continua de pernas para o ar, ou seja, nada mudou! Talvez a única coisa que tenha mudado é que agora o seu organismo precisava se livrar da carga tóxica ingerida com a droga.

A minha didática pende exatamente para o oposto. Primeiramente é preciso tomar a coragem de encarar que ninguém usa qualquer droga (lícita ou ilícita) apenas por diversão, pois essa desculpa da recreação nada mais é do que uma incapacidade de olhar para si mesmo e admitir que algo está errado, afinal, quem precisa de qualquer substância para se divertir é por que tem algum problema muito grave. Em segundo lugar, não é "amortecendo" a consciência com substâncias químicas que a sua vida vai melhorar. Só existe uma solução: buscar o prazer, a alegria e o bem estar que já existe de modo totalmente natural dentro de casa ser humano. A natureza é perfeita! Com um pouco de esforço o homem pode encontrar dentro de si tudo o que ele busca fora. O problema é que o "seu interior" o último lugar onde o homem procura alguma coisa, mas é justamente aí que está o pote de ouro. Esses problemas só podem ser resolvidos com a realização de uma revolução radical na mente e no coração do homem.



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa