Menu

Pais incondicionais

Atualizado dia 6/1/2015 8:53:03 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Criar seu filho com amor incondicional significa ser pais sem medo e sem a necessidade de controlar. Não significa que você seja descuidado nem complacente por temor a perder o apreço de seu filho. O verdadeiro amor dos pais sabe pôr limites, enfrentar situações insatisfatórias e guiar o desenvolvimento da criança com uma mão firme e estável. Sua natureza é a entrega, confiando que as coisas se desenvolvem como deveriam. Ao estar livre dos medos do ego de cometer um erro, esse amor não é nem superprotetor nem imperativo.

Se o comportamento de seu filho faz você se sentir inseguro, ou se os que lhe rodeiam lhe fazem desconfiar de sua capacidade como pai, pare. Não se torture mais. Há um caminho direto à transformação destes sentimentos: ir para dentro e encontrar a raiz de sua insegurança. Se seu filho adolescente está recebendo notas baixas, está faltando à escola, experimentando álcool e drogas, não se castigue nem se torture pensando: talvez não tenha passado valores suficientes para ele ou teria que ter estabelecido mais limites. Tenho certeza que você fez o melhor que pôde com os recursos que estavam à sua disposição no momento. Se não amava a si mesmo, se estava inseguro, se você mesmo estava precisado de amor, é provável que não pudesse dar mais a seu filho. Mas hoje é um novo dia: agora você pode fazer novas escolhas.

As crianças aprendem de forma automática a partir de nosso próprio exemplo. Imitam-nos desde muito cedo e aprendem a copiar nossa conduta, mas também registram nossos sentimentos, ainda que não os mostremos. Não é suficiente lhes dizer como devem se comportar, devemos dar o exemplo, nossas palavras devem ser refletidas em nossas ações. Então, serão recebidas e compreendidas em um nível bem mais profundo. Se você não tem cultivado a autoestima e o amor próprio, dizer às crianças que cuidem de si mesmos, não será suficiente. Uma pessoa se cuida quando se ama. Se sente que não vale nada, se descuidará e com frequência buscará experiências e situações que reafirmem esse sentimento.

Se você se preocupa por não ter dado o suficiente para eles, minha pergunta seria: você está se dando o suficiente? Está escutando suas próprias necessidades internas? Que pensa de si mesmo quando se olha no espelho? Escuta uma voz de crítica ou de apreciação? Tenha certeza que essa voz é a mesma que cria seus filhos e provavelmente é a voz que seus pais utilizaram para criar você.

Você pode sanar a raiz de autorrejeição mudando conscientemente seus comportamentos limitantes, começando com coisas pequenas: amar a si mesmo naqueles lugares de insegurança e medo dizendo sim a si próprio. Verá que estas mudanças sutis, naturalmente começam a mudar a forma com que você trata os outros.

Muitos pais me perguntam como evitar passar suas inseguranças a seus filhos. A resposta é: não podem. Os meninos, inevitavelmente, aprendem a partir de seus pais, inclusive, as coisas que tratamos de esconder deles. Mas isto é simplesmente parte da vida: seus filhos estão aqui para ter uma experiência humana. Não trate de se proteger da vida. Novamente, o melhor que você pode fazer para ajudar a seus filhos a superar a insegurança é dar-lhes ferramentas para eles se conectarem com seu interior. O melhor presente que você pode dar a seus filhos é a inspiração de seu próprio exemplo. Escolha amar e sanar a si mesmo, seu exemplo positivo influenciará seus filhos e os ajudará a assumir a responsabilidade de seus próprios assuntos.

Projetamos nossos medos e frustrações em nossos filhos: não queremos que cometam os mesmos erros que fizemos, mas devido a isto, não os deixamos viver. Isto sufoca a nossos filhos - quando veja que está fazendo isso, pare! Pare e conecte com seu coração. Se por exemplo, sua filha demora a chegar e você teme que pudesse estar bebendo ou, inclusive, tendo relações sexuais sem proteção, pergunte-se: o que está acontecendo neste momento que seja tão terrível? Observe: talvez sua mente liste um montão de ideias e temores, mas se você olha mais profundo, perceberá que não refletem a realidade neste momento. São o produto de seus remorsos do passado que estão impulsionando uma série de terríveis ansiedades sobre o futuro - E se alguém a embriaga e se aproveita dela? E se fica grávida? E se ela se torna viciada em álcool? E se não tem dinheiro suficiente? Que aconteceria se...? Foque no momento presente, em seu entorno real nestes momentos. Lembre que seu filho não é você e que na realidade você não tem ideia de como sairão as coisas. Respire fundo e se ancore na confiança da perfeição inata das forças criativas do universo. Foque no amor. Confie que seu filho perfeito está criando sua vida exatamente como deveria ser.

*Tire umas férias diferentes, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui



Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa