Menu

Pare, pense e medite

Atualizado dia 5/25/2008 2:14:52 PM em Autoconhecimento
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vivemos em tempos de mudanças cada vez mais aceleradas. Na vida, no trabalho, na comunidade e em casa, tudo ganhou um ritmo que mal podemos acompanhar. Viver passou a ser uma sucessão de readaptação de valores. Devemos procurar manter os passos firmes rumo aos objetivos morais e espirituais, para conseguimos fazer frente a todas as opções e demandas que o mundo atual nos oferece.

Estamos vivendo em tempos de expectativas elevadas, onde cada passo pode parecer um retrocesso. Mas a verdade é que as lições estão cada vez mais duras de se ver e de sentir. Sem ter o conhecimento geral, estamos sempre em processo de aprendizado coletivo, mas que afeta também o individual de cada um. São milhares de anos com atitudes irreverentes do ser humano perante a vida. Sentimos, no fundo, que a vida não devia ser assim, que é necessário haver um estado de espírito que torne mais fácil lidar com as responsabilidades e desafios que, mesmo com toda tecnologia e todos os meios de prever o futuro, os imprevistos não deixam de acontecer. Procuramos estar sempre na frente, porque estamos com medo do amanhã.

Não podemos nos deixar abater e nem ter o sentimento de que estamos ficando para trás, sem fôlego, sempre às voltas com incêndios que precisam ser apagados, sujeitos a um nível de expectativa que nunca vamos conseguir corresponder.

Cada vez mais pessoas vêm encontrando, na busca da espiritualidade, um instrumento valioso para aperfeiçoar sua maneira e capacidade de lidar com o próximo e consigo mesmo. Eu não sei dizer o tempo, em minutos por dia, que podemos trazer do nosso interior para o exterior, a tranquilidade e o recolhimento que é necessário para viver uma vida melhor. Mas, já está provado que devemos dar um tempo a nós mesmos para produzirmos melhor e mantermos nossas intuições e criatividade afloradas. É tempo de trabalhar muito, mas também é hora de se aprofundar no relaxamento e eliminar as tensões. Quando livramos a mente do que é inútil, temos mais tempo e lucidez para cuidar daquilo que é, de fato, fundamental. Quando desaceleramos nosso ritmo, o tempo parece render mais, o que nos permite planejar nossos passos e até parar para contemplar a natureza.

Tudo o que está relacionado às nossas mudanças interiores vem para melhor. Podemos buscar essas mudanças na leitura de um livro, em um artigo, uma religião, um novo conceito de vida, ou até nos aprofundarmos em uma frase, para essa mudança acontecer.

Em verdade, esse interesse maior coloca todos na posição de caminhar e de buscar os valores mais elevados do espírito: a prece, o engrandecimento espiritual, cultuar nossos antepassados, o sentimento de solidariedade e a capacidade de encontrar soluções pacíficas para todas as discussões da sociedade e um sentimento profundo de respeito ao ser humano. Nos momentos de dúvida, frases dolorosas que algumas pessoas conseguem falar para atrapalhar a vida do semelhante, devem ser vistas como etapas dos carmas que carregamos. Ninguém caminha adiante se tem seu coração preso somente no materialismo. Algumas vezes nos encontramos com sinais de desânimo, porém, não devemos deixar escapar as oportunidades de levar esperança e ânimo para as pessoas e, nos envolver por sinais claros e evidentes de que o mundo caminha em direção à derradeira arrumação. Com isso, o arrastar dos móveis pode fazer bastante barulho, porém, para muitos que não querem enxergar na espiritualidade a saída para uma vida melhor, a limpeza da casa necessitará ser realizada em todos os cômodos, onde um simples passar de pano vai parecer um transtorno enorme em sua visão de vida.

Existe e sempre existiu uma dissimulação dos conhecimentos espirituais. Há um sinal de que se trata apenas de seres humanos, em luta, decorrente da própria estrutura de vida que escolheram por força da reencarnação. Ou apenas que as pessoas não sabem se sustentar diante dos episódios das lutas morais. Provavelmente, nosso coração ainda não tenha aprendido a crer em Deus, em sua plenitude. Talvez nosso coração não tenha conseguido assimilar, efetivamente, o sentimento maior, que é o amor, e que deve estar perfeitamente fixado em nossas almas, para que estejamos ligados uns aos outros.

É natural reconhecer o nosso lado da fraqueza. A carne, com o peso de suas dificuldades, muitas vezes traz a sensação de impotência diante dos problemas que nos surgem à mente. Há, também, as dificuldades próprias, acusadas pelo medo, pelo inconformismo diante de suas provas.

O tempo que se dedica à distração, as horas que se perde diante de uma televisão, os momentos em que se discute fofocas, tudo isso poderia ser transformado em um filme onde você pode fazer um final feliz. O mundo atravessa situações difíceis. Dá vontade de dizer a cada um: “Meu irmão, pare, pense, medite e ore. Dedique-se a analisar as próprias dificuldades interiores e veja, sinceramente, se em seu coração há espaço para o resto de si mesmo.”.

Devemos deixar algum tempo para nossa dedicação a alguma espécie de diversão, procurar a alegria e os prazeres naturais da vida material, viver com a natureza, apreciar as belas criações do homem, a arte, a música e a cultura dos povos. Temos muito que trabalhar, procurar crescer, encontrar o sucesso, porém, dedicamos uma pequena parcela de tempo para nós mesmos, para nosso estudo, para nossa transformação.

Que Deus nos ajude, nos abençoe, nos conduza e traga muita fé! Muita fé em todos os diais e noites, em todas as semanas e meses, porque estamos nesta vida para pagar um débito moral com as leis divinas. Tenha a certeza, no entanto, de que esse débito está sendo pago. Tenha a certeza de que todos estamos no mesmo barco. Tenha a certeza de que todos nós estamos vencendo.

BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 159


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa