Menu

PAZ : Missão (quase) impossível

Atualizado dia 6/3/2007 9:27:47 AM em Autoconhecimento
por Roberto Perche de Menezes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Paz não é um sentimento ou uma sensação. Paz é um estado. Não se sente paz. Fica-se em paz. E talvez seja o estado mais evoluído e difícil de ser alcançado.

Em sua dimensão plena paz é um estado para ser alcançado, provavelmente, após existências. Isso, se se entender paz não somente como a ausência de conflito armado, mas como a ausência de todo tipo de conflito. Ausência de conflito de você com você mesmo. Ausência de conflito com seus entes queridos, os mais próximos e os mais distantes, com seus amigos e familiares. Ausência de conflito em seus locais de estudo, de trabalho, de convivência social.

E tudo começa dentro de você...

Para você estar em paz consigo mesmo é necessário que supere, em seu interior, sentimentos como inveja, ressentimentos, ganância, rancores, preconceitos, preguiça, mágoas. É preciso se livrar de vícios, físicos e espirituais. É necessário não se apequenar perante os poderosos, nem se amesquinhar com os mais fracos. E mesmo que consiga tudo isso, ainda assim não terá paz interior. É necessário, também, que desenvolva sentimentos como amor, tolerância, fraternidade, solidariedade. É necessário que aprenda o perdão e cultive a amizade. Que se acostume a ter esperança e pratique a compreensão, sem ser conivente ou fraco com a maldade. Não se perca na autopiedade ou no excesso de sensação de culpa. Um "não" no momento correto é mais construtivo que muitos "sim" levianos e impensados.

Para conseguir isso tudo em seu interior rumo à paz, fudamentalmente é necessário ter fé. Uma fé raciocinada, trêmula por vezes, mas... fé. Uma fé que pode fraquejar, posto que é humana. Uma fé que não seja cega para não se transformar em fanatismo e não ser manipulada por charlatães ou outros fanáticos. Uma fé que não queira modificar o mundo. Entenda que o mundo é um ser vivo em constante mutação. Mas se você modificar o seu interior, rumo à paz, o mundo exterior à sua volta se modifica para se adaptar à nova energia que emana de você. O Universo passa a conspirar a seu favor. E a ausência de conflitos interiores se reflete na cessação de conflitos exteriores com as pessoas com as quais você se relacionar. E poderá ajudá-las a modificar seus interiores também.

Toda essa transformação externa principia com uma modificação interna. E essa transformação extraordinária, ciclópica, poderá ser difícil, quase impossível, de ser feita em uma única existência. Não se incomode com isso. Ela será feita a partir do instante em que você decidir fazê-la. Não se incomode se não se lembrar quando ela teve início. Faça!

Uma simples peça de roupa de algodão teve seu início em alguma plantação de algodão com o milagre da germinação da semente enterrada. Com a floração, a colheita e o ensacamento do algodão bruto. Que foi transportado para uma fiação, onde resultou em rolos de fios. Que foram transportados para uma tecelagem, onde foram tecidos e viraram fardos de pano. Que foram tingidos, ou não, e transportados para uma confecção. Onde foram cortados, costurados e transformados em camisas, calças ou moletons. Que foram embaladas e enviadas aos distribuidores, que as revenderam às lojas, onde você as comprou. E qualquer etapa dessa construção, pode não se lembrar, ou mesmo não saber, das etapas anteriores.

Assim também é com sua modificação interior. Você pode não se lembrar ou não saber onde o processo se iniciou. Não importa. Fabrique a sua paz, passo a passo. Mesmo que leve tempo e o final pareça não estar visível.

Não creio que isso tudo seja mero exercício de filosofismo. Por isso mesmo, que a paz esteja convosco. Que você esteja em Paz.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 28


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Perche de Menezes   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa