Menu

Pensamentos Anti-Oxidantes

Atualizado dia 12/17/2006 10:42:48 PM em Autoconhecimento
por Roberto Perche de Menezes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nunca é demais recordar que as células do nosso cérebro (neurônios) possuem prolongamentos (axônios) cujas extremidades se encaixam umas nas outras (sinapses). Quando usamos uma área de nosso cérebro, uma verdadeira descarga elétrica percorre suas células e seus prolongamentos que vão passando de umas às outras pelas sinapses. A transmissão pelas sinapses é possibilitada por mediadores químicos.

A cada novo pensamento, novas sinapses são formadas para possibilitar a passagem da descarga elétrica (ou do "pensamento"). Quando temos pensamentos recorrentes o cérebro se acostuma àquilo e sinapses mais ou menos permanentes são formadas, com possíveis danos para o cérebro e o não exercício de formação de novas sinapses.

Também nunca é demais recordar que qualquer organismo tem, como resultado de seu metabolismo [Metabolismo = Anabolismo (formação, remodelação) + Catabolismo (destruição, reabsorção)], a formação de excreções, que precisam ser eliminadas sob risco de se tornarem tóxicas para o próprio indivíduo. Exemplos mais evidentes são fezes, urina, suor, CO² da respiração.

Mas esse processo também se dá no interior do nosso corpo, no interior das células de qualquer órgão ou estrutura. O metabolismo das células produz, como resíduo, oxigênio em uma forma iônica ou com radicais livres (nada a ver com o oxigênio que inalamos na respiração), ou seja, carregado eletricamente e que tende a buscar o equilíbrio elétrico reagindo com a primeira molécula ou átomo que encontrar. Como o oxigênio com radical livre é altamente reagente, pode até danificar estruturas que "encontrar pela frente", tais como paredes de células ou, mais grave, o material genético no núcleo das células. Se isso fica ocorrendo, o organismo pode desenvolver doenças degenerativas (Alzheimer, diabetes, artrites, degeneração macular, tireoidites, envelhecimento precoce) ou pior, desenvolver cânceres através de células que se reproduzem erroneamente por terem seu material genético danificado.

Claro que há outros fatores envolvidos na gênese dessas doenças citadas, mas, sem dúvida, é importante o papel exercido pelos radicais livres ou como são chamados, agentes oxidantes, por serem compostos basicamente de oxigênio em forma livre que oxida ou "enferruja" os tecidos com os quais reage.

Mas a natureza não evoluiu ao acaso. Dentro de nossas células existem os encarregados de neutralizar esses resíduos tóxicos. São os anti-oxidantes, que o próprio corpo fabrica a partir de vitaminas e outros elementos químicos, que podem ser ingeridos também. O processo de degeneração celular com suas conseqüências danosas, se dará quando houver um desequilíbrio entre a produção de oxidantes e de anti-oxidantes.

Pode ocorrer em três situações:
- déficit de anti-oxidantes,
- excesso de produção de oxidantes,
- as duas situações ao mesmo tempo.

O déficit de produção de anti-oxidantes basicamente ocorre pela falta de matéria prima para o organismo fabricá-los. Como são produzidos a partir de vitaminas e oligoelementos, uma alimentação pobre nesses elementos resultará em baixa produção de agentes anti-oxidantes. Daí a existência de corrente de cientistas que defendem a ingestão de polivitamínicos para compensar uma dieta pobre nesses elementos citados.

O excesso de produção de radicais livres ou oxidantes, além de ser, também, influenciada por uma alimentação incorreta (excessiva e com excessos de gorduras e carnes, por exemplo, que aumentam o metabolismo celular e a conseqüente produção de agentes oxidantes), também é influenciada por outros fatores. Entre esses outros fatores que podem aumentar a produção de oxidantes no nosso corpo, estão o tabagismo, uso de drogas e um fator importante: o stress, físico ou mental.

O stress físico pode ser combatido com repouso de qualidade, exercício físicos, meditação, respiração correta. O stress mental ou espiritual, geralmente, resulta de ou em preocupações. E essas, na maioria das vezes, resultam em, ou se originam em, pensamentos negativos recorrentes. Que por sua vez formam sinapses fixas no cérebro e provocam dano cerebral e corporal. E voltamos ao início da exposição.

Como, então, ajudar o nosso corpo a se prevenir contra cânceres, infartos, doenças degenerativas, envelhecimento precoce?

Mente sã, em corpo são.

A elevação espiritual, a prática de orações, o controle dos pensamentos negativos, a meditação, limpeza e alinhamento dos chakras, prática da solidariedade e caridade, irão reduzir um grupo grande de influências negativas sobre nosso corpo físico. A prática da respiração consciente no dia-a-dia, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos contribuirão com o restante.

No documentário “Quem somos nós?” a personagem surda-muda estava desenvolvendo uma artrose do quadril direito por conta de pensamentos negativos recorrentes. O exercício do perdão e a compreensão dos benefícios de pensamentos positivos e sentimentos bons, resultou numa mudança, para melhor, da qualidade de vida da personagem.

E isso é fato para todos nós. Você é o que você pensa. Você é o que ingere.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 52


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Perche de Menezes   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa