Menu

Pequenas vitórias trazem grandes conquistas

Atualizado dia 11/12/2016 12:42:02 PM em Autoconhecimento
por Suellen Barone


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nós costumamos valorizar muito as grandes conquistas na vida. Na verdade, às vezes, tenho a impressão que a maioria de nós vive em busca de grandes vitórias. É comum ouvir reclamações sobre a rotina, sobre a mesmice diária e sobre a demora em alcançar muitos sonhos. Afinal, grandes conquistas não caem do céu no nosso colo. A maioria leva tempo, exige empenho e é conquistada no dia a dia.

Mas como administrar a ansiedade e usar a realidade a nosso favor?

Imagine seu grande sonho hoje: passar num concurso? Casar-se? Morar no exterior? Você sabe que não vai acordar e amanhã e Plim: mágica! Olha o seu sonho embrulhado para presente batendo à sua porta! Não! A vida não é tão clichê.

Toda grande vitória começou com o primeiro passo (isso sim é clichê). Só que de tão óbvio, às vezes, parece que as pessoas se esquecem disso. Esquecem-se de que toda grande meta precisa ser dividida, dissecada em pequenos objetivos, pequenas tarefas possíveis de serem realizadas hoje, amanhã e depois. É essa constância que vai levá-lo ao seu destino final. E dentro dessa constância tem de haver disciplina, foco, empenho. É fazer uma escolha por dia e, consequentemente, uma renúncia. É perder hoje, para ganhar amanhã.

Quando alguém me procura para realizar um processo de coaching ela chega com uma grande meta e o que nós fazemos durante as sessões é justamente planejar um caminho a ser seguido até que esta meta seja alcançada. Quando delimitamos, hoje, tarefas simples de serem realizadas e elas são de fato concluídas, essa pequena vitória traz uma sensação boa de confiança.

O cérebro reage liberando substâncias de prazer e recompensa (endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina) e a pessoa se sente bem. Isso faz com que se sinta animada em continuar o processo em busca do seu pote de ouro no final do arco-íris. É por isso que no coaching pensamos em tarefas inteligentes. Ou seja, elas não devem ser nem tão fáceis de realizar, a ponto de não serem estimulantes, mas nem tão difíceis, a ponto de se tornarem uma tortura e causarem frustração. O importante é que se proponha uma tarefa possível, mas desafiadora. É a sensação de vencer o desafio que vai fortalecendo o nosso senso de competência e capacidade e reforçando na nossa mente que vale a pena investir tempo e esforço para se alcançar uma grande vitória.

E no final, se pararmos para pensar, quem nos acompanha no dia a dia são as pequenas vitórias! É o acordar cedo todo dia para ir ao trabalho que faz a diferença. É o estudar todo dia que faz de você um profissional melhor. É o cuidado diário com o outro que fortalece as suas relações da vida inteira. É o se alimentar bem todo dia que o torna saudável. É a pequena vitória de hoje que o faz campeão na vida.

Gostou do que leu? Então, curta e compartilhe. Faça essa mensagem chegar a mais pessoas!
Você pode acompanhar mais sobre este assunto no Periscope ou no meu canal do youtube.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .

Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e Jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas

Linkedin: Suellen Barone


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa