Menu

Perceba os sinais em sua vida!

Atualizado dia 8/29/2006 12:14:29 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Perambulando pela vida, o ser humano parecer estar em sono profundo, assim disse o eminente psicólogo Gurdjeff. Caminhamos em um ritmo dinâmico e acabamos por não perceber as mensagens que a vida nos oferta.
Lembro quando era pequeno, o rosto encostado no vidro do ônibus atento a todos os detalhes, carros, prédios, cores, árvores, pessoas, era um mundo novo, e com o passar do tempo o mundo foi mudando e eu também... Agora em meu carro, mal observo os detalhes ao meu redor, somente o semáforo, os pedestres e o caminho, nada mais.
Começamos a mergulhar no automatismo e no sono profundo.
Percebi, então, que precisamos escapar deste pesadelo, um caminho em círculo, sem nada de novo, sem vida, apenas o dia-a-dia.

Lendo um livro especial da autora Joan Boreshenko, comecei a perceber que em todos os dias de nossa vida há uma mensagem, mas como estamos imersos no sono profundo é impossível aos nossos olhos percebê-las, aos nossos ouvidos escutá-las, quem dirá entendê-las...
Nesse momento, decidi ficar alerta e a cada fim do dia, anotar em um pequeno livro a mensagem. Algumas vezes, pessoas chegavam a mim e traziam suas lições que ajudava a me entender. Havia situações que traziam um exemplo: um familiar, um fato, um desconhecido, em fim, havia uma lição.
Em outros dias, eu não conseguia absorver absolutamente nada, parecia que não havia nada a ser percebido; aprendi que a falta de lição também é um ensinamento, um momento para se refletir no silêncio.
Tudo isso me ajudou e muito. Guardei meu caderno com minhas 360 lições, muitas uso em meus artigos e palestras; outras relembro e envio às pessoas... Sei que todos nós recebemos esses sinais, cabe a cada um apenas estar alerta e captá-los.
Existem algumas lições que resolvem o nosso problema agora, mas estamos tão mergulhados na situação que mal observamos os detalhes, a solução.
Tudo isso me fez refletir sobre alguns acontecimentos de muitos anos atrás, no qual eu gostaria de compartilhar com você.

Eu trabalhava em um hospital onde geralmente eram atendidos pacientes terminais. Para mim isso era muito desgastante, mas me rendeu lições profundas em minha vida.
D.Hilda (o nome não é real) era uma senhora com seus 75 anos, com semblante cansado, sua doença era um câncer terminal de intestino; todas as manhãs eu ia em seu leito para coletar sangue e ficava conversando por alguns minutos.
Ela me contava de sua juventude, de seu casamento, mas na hora de contar de seus filhos, percebi sua mágoa e suas emoções dolorosas.
Ela tinha uma filha com a qual não conversava há anos; jamais tiveram uma conversa saudável, sempre terminavam em brigas e discussões, e isso fez com que se afastassem aos poucos e em definitivo. Ela sabia que seu orgulho a mantivera longe, que não aceitava seu modo de vida e não conseguiam se comunicar, ela não conseguia eliminar a mágoa, o orgulho e nem perdoar, por isso essa situação se prolongaria.
Eu apenas a ouvi e lhe falei do amor, da fé e da esperança.
No dia seguinte bem cedo, logo no começo das visitas, observei D.Hilda sendo visitada por uma pessoa. De longe parecia que ambas conversavam como se não se vissem há muito tempo. As horas transcorreram e quando passei novamente as duas ainda se falavam. Cheguei no momento de ouvir apenas um "eu te amo" e testemunhar um abraço e um adeus apertado.

No outro dia, tive a notícia de que Dona Hilda havia partido, calma e serena. Não ouve dor, nem sofrimento; seu estado era debilitado e a fez descansar em profunda paz.
Na verdade, algo me dizia que aquela senhora havia conseguido resgatar a sua paz. Conversando com algumas enfermeiras, entendi o que havia acontecido. Sua filha mais velha, num ato de amor, veio se despedir de sua mãe. Conversaram por horas a fio a respeito de assuntos que jamais conversaram, de desejos, sonhos, alegrias e tristezas, e o anúncio de um perdão foi feito através de três pequenas palavras de profundo conteúdo: eu te amo.
Às vezes, estamos melindrados, magoados, ressentidos, e o orgulho e o censo de uma justiça ilusória tomam conta de nosso ser e nos afasta de uma das mais poderosas forças do mundo: o perdão e o amor.
Não deixe para solucionar seus problemas, para eliminar suas mágoas em momentos tão difíceis; procure de algum modo restabelecer sua paz interior e ofertar essa mesma paz para essa pessoa.

Nossa comunicação pode ser precária, difícil, mas não se esqueça, que para romper palavras, discussões e más interpretações, nada como uma boa dose de amor.
Observar e integrar em nossa vida prática esses ensinamentos doados pela própria existência é um bálsamo de sabedoria em nossa vida.
Comece a partir de hoje a observar os sinais ao seu redor e compartilhe-os.

Dr.Paulo Valzacchi é Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de autoconhecimento.
Visite nosso site, clique no link: www.autoconhecimento.valzacchi.com.br

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 145


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa