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Perfume para Homens

Atualizado dia 8/25/2007 7:57:44 PM em Autoconhecimento
por Valeria Trigueiro


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Em uma entrevista que dei para uma revista masculina de moda e comportamento, a jornalista perguntou-me sobre os tipos de perfumes que um homem deveria obter para complementar seu guarda-roupa. A princípio, informei que não falaria de perfumes industrializados, posto que não faria propaganda para nenhuma indústria, nem que recebesse muito dinheiro para isso, por motivos óbvios. Seria redundante repeti-los.

De qualquer forma, ela adorou a idéia de escrever sobre perfumes naturais, porém só aproveitou pequenos trechos, sem dar-me o crédito no rodapé da entrevista. Incomoda-me muito esse tipo de comportamento, pela falta de ética e respeito pelo tempo e conhecimento alheios. Quanto ao texto, realmente acho que o público que melhor proveito fará, já está lendo. Vocês!

Assim, repito na íntegra:

“Respondendo à sua pergunta com relação a que tipos de perfume um homem deveria ter hoje para complementar seu guarda-roupas, a resposta é simples: parto da premissa de que cada ser humano é um indivíduo, leia-se "aquele que não se divide", um ser único, portanto, especial. Assim, o primeiro passo para saber qual é o aroma ideal para uma pessoa, homem ou mulher, é aquele que ela sinta realmente prazer ao inalá-lo, já que é quem o está usando e “conviverá” com ele durante um dia inteiro. Se um indivíduo se sente bem com determinado aroma, este estará complementando algo nesta pessoa. Aqui, preciso fazer uma pausa para lembrar que temos um sistema endócrino, com descargas hormonais diferentes em cada indivíduo e em cada situação.

Façamos o seguinte: imagine um executivo que tenha acabado de tomar banho com um sabonete neutro e ao sair do banho, toque o telefone. Ele está aguardando um telefonema importante sobre uma promoção em seu trabalho. A telefonista avisa que o presidente da empresa quer falar com ele. O que acontece? Começa a suar, seu corpo todo se esquenta, seu sistema glandular está a toda. Se pudéssemos fotografar os vapores que exalam desse corpo naquele momento, e pegar aquele suor frio e enviar a um laboratório, certamente detectaríamos que as supra-renais de nosso amigo estão em alerta, produzindo cortisol, noradrenalina e a própria adrenalina. Isso ocorre como reação ao medo e à tensão, e altera o cheiro do corpo desse indivíduo. O presidente avisa que ainda não é o momento da promoção, mas que aguarde mais uns meses, que voltarão a conversar. Resultados:

1. Ele deverá voltar ao chuveiro pois, com certeza, o cheiro de seu corpo já se alterou;

2. Antes de vestir a roupa deverá passar um perfume com base de lavanda (pois é calmante). Antes de vestir-se, pois os locais onde devemos passar perfumes são onde há maior circulação de sangue: atrás dos joelhos, perto da virilha (com cuidado e carinho, é claro!), nos ombros, nas dobras dos braços, pulsos, atrás das orelhas e na nuca. Isso porque são os locais mais quentes, e assim sendo, onde o aroma recende. Repare que quando tomamos banho e a água quente bate no corpo, sentimos o perfume que achávamos que já havia evaporado há muito tempo.

3. Nunca devemos colocar perfume nas mãos, principalmente executivos, que se cumprimentam com apertos de mão, pois os perfumes sintéticos (todos os do mercado) têm um fixador forte e pode fazer efeito contrário no outro, causando até irritação nas demais pessoas; o aroma impregna-se na roupa. Um perfume deve ser usado para si e não para o outro. Uma pessoa elegante não impõe o seu gosto (olfativo, no caso) a ninguém. Devemos considerar não só o gosto alheio, como os casos de pessoas alérgicas. Um perfume atrai, mas pode ter efeito totalmente contrário.

4. Outra conseqüência desse telefonema pode ser uma sensação de frustração e tristeza. O que fazer neste caso? Um aroma com notas amadeiradas, como o sândalo por exemplo, já que este dá um sentido de centramento e pé no chão. Se puder combinar com um cítrico como tangerina ou bergamota, será perfeito, pois levantará o humor da pessoa, não a deixando deprimir.

No dia seguinte nosso personagem tem uma apresentação importante para fazer para todo o “staff” da empresa, incluindo o presidente. Ele irá apresentar um produto que criou. Isto significa que deverá estar seguro e falar com entusiasmo sobre o assunto, a fim de “vender bem o seu peixe”. Um perfume que tenha, em sua composição, “grapefruit”, que é um cítrico, além de fazê-lo sentir-se “pra cima”, o ajudará, já que este auxilia não só dando clareza de raciocínio, mas também ajuda na extroversão, não deixando sequer que aparente um mínimo de insegurança. É o aroma do brilho pessoal.

No final do dia ele se dirige à sua residência, toma um bom banho e vai encontrar-se pela primeira vez com uma mulher pela qual está interessado. Sabonete, desodorante, perfume, loção de barba. É excesso de informação para o cérebro do sujeito e de sua pretendida. Banho tomado, loção de barbear, desodorante e perfume, cada um com um aroma. Digamos, ninguém percebe a multiplicidade de aromas, com exceção do seu cérebro. Certo. Ele está usando um perfume forte que se sobrepõe ao desodorante e à loção de barba. Entretanto, justamente aquele perfume que ele está usando é o mesmo que o “ex” da garota, a quem ela tanto se esforça para esquecer, usava. Resultado, o encontro foi um verdadeiro desencontro, pois evocou na memória da moça lembranças desagradáveis.

Assim, recomendo que cada um, principalmente o homem moderno, que sabe realmente o que quer, faça como muitos executivos têm feito: personalizando seus perfumes. E é simples, basta submeter o seu perfil a um perfumeterapeuta e este preparará três kits básicos para ele – cada um com ênfase em uma nota, por exemplo: kit 1, ênfase nos cítricos, mais esportivos e propiciam clareza de pensamento racional; kit 2 com ênfase nos amadeirados, que comunica maior respeitabilidade e propicia maior segurança e “pé no chão” e o terceiro kit será enfatizando um aroma mais doce, suave (do coração), aquele do encontro com a amada. Um para cada ocasião, constando de loção de barbear, perfume e desodorante, todos os itens com o mesmo aroma. Desta forma, dependendo de como se sentir em cada momento específico, ele escolherá entre um dos três kits, conforme o dia, o estado de ânimo e evento, conseguindo marcar sua presença única em cada ambiente que freqüentar.

Enfim, elegância não é algo que seja absolutamente óbvio, pelo contrário, é sutil. Algo que se percebe com a proximidade e convivência, portanto, permanece, ao contrário daquilo que nos salta aos olhos; isto é fugaz, não permanece. E saber usar um bom perfume é isso: deixar sua marca personalizada onde quer que você vá e estar certo de que aquele aroma não evocará más lembranças em ninguém, que é algo que complementa o seu jeito de ser. E, principalmente, você não estará invadindo o espaço emocional do outro, pois se a poluição for visual, não olhe naquela direção, se for auditiva, desconcentre, mas a olfativa não dá para parar de respirar, certo?”

Bem, queridos, a entrevista foi para uma revista de “meninos”, mas é claro que vale para “as meninas” também, né?

Um abraço a todos e espero que tenham uma semana bem cheirosa!

Texto revisado por Cris

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