Personalismo e Impersonalismo
Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 02/03/2016 08:07:56
Na senda metafísica encontramos conceitos defendidos por Fichte, Schopenhauer, Berkeley e Hartmann que são importantes para nossa reflexão. Esses pensadores não aceitam que o mundo captado pelos sentidos corporais esteja fora de nós, tudo que estamos vendo e sabemos está contido no interior do ‘eu’. Não temos consciência do mundo externo a nós, nada sabemos fora de nós no espaço. O que está na minha frente é uma representação no interior do ‘eu’ de cada pessoa. Inclusive nosso cérebro, todos os órgãos e nosso corpo são representações no interior do ‘eu’. As nossas representações não são coisas e sim representações em nosso interior. Se é que existe um universo externo ao ‘eu’ nada sabemos dele e nossas representações não possui nenhuma relação com ele. Alguns livros sagrados dizem que esse nosso mundo é “maya” ilusão, pois, tudo não passa de um sonhos do “eu”. Diante dessa ideia surgiram duas correntes metafísicas importantes, impersonalista e personalista: 1) Impersonalismo: tudo é ilusão, representação ou sonho do “eu”, assim sendo o processo metafísico é a dissolução do “eu”, toda individualidade é anulada, iluminação é a dissolução do “eu” e sua energia se perde na consciência divina. 2) Personalismo: o “eu” não pode ser dissolvido, sendo que a senda metafísica consiste no “eu” relacionar-se diretamente com a consciência divina sem perder a sua individualidade, nesse caso a evolução seria o “eu” absorver paulatinamente a consciência infinita do Criador de todas as coisas, o “eu” é qualitativamente igual ao divino (sua essência formativa é igual à do divino) e quantitativamente diferente do divino (seu nível de consciência não é igual à do divino). Observo que a escolha de uma das duas correntes depende do nosso nível de conscientização, mas, conforme vamos ampliando nossa consciência perceberemos outras ideias de maior complexidade.
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