Menu

Pierre Lévy

Atualizado dia 6/21/2008 9:48:03 PM em Autoconhecimento
por Sarah Maria


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Quando o mundo real não está com as configurações que gostaríamos, encontramos no mundo virtual um ponto de apoio. A internet nos possibilita impormos nossos próprios limites e a fuga da opressão da sociedade. Mas cuidar dos excessos é fundamental. Nunca a internet substituirá o afeto, o carinho ou o toque."
Resenha: Pierre Lévy

Segundo o filósofo Pierre Lévy, os computadores ligados em redes mundiais podem favorecer o aparecimento de uma inteligência coletiva, partindo do princípio de que as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade e potencializadas pelas novas tecnologias.

Na pós-modernidade a internet desempenha papel fundamental dentro de uma nova configuração do sistema. Vivemos a cibercultura, a cultura contemporânea, formamos novos vínculos sociais e reforçamos os existentes. Nada mais democrático que a internet. É a democratização do saber.

Segundo Lévy a cibercultura é a herdeira legítima da filosofia das luzes e difunde valores como fraternidade, igualdade e liberdade. “A rede é, antes de tudo, um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprenderem o que querem saber”.

Penso que a internet aproximou pessoas segundo interesses comuns, rompeu fronteiras e sem dúvida democratizou o saber. Entretanto, a crueldade existente na sociedade também irá se configurar no mundo virtual.

“A Internet é uma espécie de projeção de tudo o que há no espírito humano. No espírito humano, o sexo ocupa uma parte muito grande. É algo biológico. Se não fôssemos obcecados por sexo, não nos reproduziríamos. Temos uma certa agressividade. Se não tivéssemos, a espécie humana teria desaparecido. Essa agressividade nos serviu muito na época pré-histórica. Hoje, é preciso sublimar essa agressividade, assim como se faz com a sexualidade. Podemos sublimar a sexualidade no amor, por exemplo. Mas digamos que o instinto bruto permanece. Os comportamentos agressivos acabam se manifestando. O ciúme, os maus sentimentos que existem no espírito humano também vão aparecer na Internet. É um espaço de pensamento e comunicação em que não há censura. O que é interessante é que há menos hipocrisia.”
Pierre Levy em entrevista à RBS

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sarah Maria   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa