Menu

POR QUE CRITICAMOS OS OUTROS ??

Atualizado dia 7/27/2006 6:31:44 PM em Autoconhecimento
por Rita Maria Brudniewski Granato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que temos uma tendência a criticar as pessoas que nos cercam? Principalmente em família nos damos o direito de apontar os pontos negativos dos outros. Será que podemos mudar alguém? Principalmente através de críticas e julgamentos?

Ledo engano das pessoas que são críticas, pois acreditam que agindo assim conseguirão, ao longo do tempo, uma melhora nos relacionamentos com seus cônjuges, filhos, familiares e amigos. Só que acontece o contrário: as relações pioram, tornando-se azedas e hostis, pois o criticado tende a ter uma postura defensiva e se firma, cada vez mais, nos comportamentos cuja mudança a crítica pretendia. O relacionamento se torna tenso ao invés de alegre e harmônico e a culpa e o medo começam a reger a relação destas pessoas.

A crítica é comparativa e tem um alto teor de destrutividade, pois esconde algumas mensagens subliminares tais como: "Eu sou melhor do que você", "Você é incapaz", "Você não é digno de amor", "Você não merece", etc. Situada no campo da hostilidade, a crítica não é boa para as relações amorosas, pois, na verdade, o sentimento predominante nessas relações não é amor e sim ciúmes e inveja.

Nas relações próprias dos pessimistas centra-se no negativo, nos defeitos, nas faltas. E a conseqüência é a crítica, o julgamento obsessivo, o controle sobre o comportamento do outro. Nas outras, é a capacidade de privilegiar o lado positivo, a qualidade, os talentos da outra pessoa e, como conseqüência, haverá admiração, entendimento e ajuda no desenvolvimento do outro. É impossível o amor sem admiração!!!

Marido e mulher, pais e filhos, entre amigos, nas relações na empresa, deveriam se ajudar mutuamente no desenvolvimento do potencial de cada um, ao invés de quererem acabar com os defeitos mútuos. A característica fundamental do ser humano é a sua imperfeição e, portanto, sua transitividade. Esses limites permitem o crescimento, a mudança, a procura de níveis cada vez maiores e mais significativos na vida.

Para haver mudanças, primeiro tem que se ter a consciência dos aspectos que atrapalham na direção da felicidade; segundo, desejo verdadeiro de mudar e, finalmente, as ações e atitudes necessárias para a transformação. Qualquer mudança é pessoal, intransferível e inalienável. Em outras palavras "ninguém muda ninguém". A ignorância desse pressuposto é que leva uma pessoa a querer mudar o outro, através de crítica e julgamento. Nada mais pesado e deteriorizante das relações que a crítica. Considerada a inimiga número um dos casamentos, dos familiares, dos amigos, nas empresas, nas escolas e assim por diante.

Para as pessoas que se percebem como críticas existem florais que podem ajudar na transformação anímica dessa atitude. São eles:

Florais de Bach
Holly = sentir-se desligado do amor: ciúmes. inveja, raiva e suspeitas;
Beech = para quem critica as falhas alheias;
Crab Apple = autocrítica, obsessão com as próprias imperfeições;
Pine = autocrítica que inclui reprovar e culpar a si mesmo;
Rock Water = para quem é extremamente duro consigo, com padrões demasiado severos;

Florais da Califórnia (FES)
Filaree = para pessoa difícil de contentar, implicante, "cheia de frescuras", obsessão por problemas insignificantes;
Saguaro = quando a pessoa critica excessivamente as figuras de autoridade devido ao espírito de rebeldia;
Snapdragon = critica e abuso verbal, agressão mal direcionada;

Florais do Deserto
Foothills Paloverde = julgar e criticar a si mesmo e aos outros;
Mala Mujer = relacionamentos "espinhosos", insegurança devido a comportamento errático, o seu próprio e o de outra pessoa;
Strawberry Cactus = levar a vida demasiado a sério, ser excessivamente controlado pela cabeça.
Fórmulas Moontime Harmony e Woman of Wisdom.

"A maneira mais efetiva para se conseguir relações adequadas com qualquer coisa viva é buscar o que há de melhor nela e aí, fazer com que o melhor se manifeste".
J. Allen Boone

Dra. Rita Maria Brudniewski Granato
Psicóloga Clínica e Terapeuta Floral

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa