Menu

Por que devo focar em meus Comportamentos e não em meus Pensamentos?

Atualizado dia 8/12/2021 12:01:51 AM em Autoconhecimento
por Leandro Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que vou compartilhar neste artigo é diferente do que padrão que vem sendo ensinado pela maioria dos profissionais que trabalham com o comportamento humano. Você vai entender que para alcançar mais rapidamente seus objetivos existe um caminho mais complexo e trabalhoso e um outro caminho muito mais simples, prático e objetivo.

Entenda que, não existe um certo e um errado, apenas formas diferentes de se buscar as realizações desejadas, e talvez, a forma que vou apresentar a seguir pode ser a que funcione melhor para você, a que mais facilite a sua vida, que mais lhe ajude a economizar tempo, energia e dinheiro e ainda lhe ajude a destravar e avançar rumo a conquista dos resultados desejados.

Para facilitar a leitura organizei o artigo em 7 tópicos numerados, assim se precisar parar a leitura por algum motivo fica mais fácil marcar onde estava e retomar depois.

Boa leitura e quando terminar entre em contato para conversarmos melhor a respeito.

Parte 1 – A Situação Atual

Vivemos atualmente em uma realidade onde cada vez mais as pessoas estão se baseando apenas naquilo que elas podem ver e tratando com descrença influências que não são visíveis aos seus olhos.

É o famoso “só acredito vendo” ou “ver para crer”. E tudo bem, pessoas diferentes pensam, sentem e agem de formas diferentes.

Partindo dessa premissa, o foco dos nossos trabalhos se dá em cima do que é observável, que é o nosso comportamento.

O comportamento nada mais é do que a expressão física e visível daquilo que pensamos e sentimos.

Então, se você é uma dessas pessoas que precisam ver para crer, este artigo é para você, porque vai aprender a focar no comportamento, que é o que você pode ver. E se você é das pessoas que crê antes mesmo de ver, o conteúdo a seguir poderá lhe ajudar muito a ganhar velocidade, assertividade e evitar desperdício de tempo, energia e dinheiro em sua jornada.


Parte 2 – Um Novo Caminho

Quando decidimos focar em mudar os nossos comportamentos de maneira orientada e direcionada aos nossos objetivos, automaticamente estamos mantendo o foco dos nossos pensamentos nas ações que irão gerar a transformação que buscamos para criar a realidade desejada.

Veja que nesta linha de raciocínio você não precisa acreditar antes nessa ou naquela teoria, pois nosso método se baseia apenas na lei de causa e efeito, ação e reação, que é uma lei mais que conhecida e comprovada da nossa realidade e natureza.

Sabemos que se quisermos colher feijão, precisamos antes plantar feijões e cuidar da plantação até o ponto da colheita.

Da mesma forma sabemos que se quisermos comprar pão, precisamos de dinheiro e para isso precisaremos trabalhar para consegui-lo e assim podermos comprar o pão.

Assim como sabemos que se quisermos ficar com um corpo em boa forma física, precisamos praticar exercícios adequados aos nossos objetivos, pois não é possível na nossa realidade ficarmos com um corpo musculoso e definido apenas com o poder do pensamento. Ou seja, precisamos agir para gerar o resultado, é o nosso comportamento que irá transformar a nossa realidade.

Em outras palavras, o comportamento é a ação e os resultados são os efeitos.

O pensamento é o nosso mapa, as emoções são o nosso combustível e o comportamento é o veículo que nos levará aos resultados desejados.

Por isso, quando focamos no comportamento, nas ações, automaticamente incluímos também os sentimentos e os pensamentos, só que como o comportamento é visível, fica muito mais simples e prático para acompanharmos o nosso progresso e fazermos os ajustes certos nos pontos certos.

Parte 3 – Alguns Benefícios

Quando direcionamos a nossa atenção para o nosso comportamento, a tendência é não ficarmos pensando muito em outras coisas que poderiam nos tirar do foco.

 Por exemplo:

Quando estamos praticando algum exercicio físico, em geral a nossa mente esta´ focada ali naquela prática. Atividades em grupo são melhores ainda porque a interação social com outras pessoas praticando a mesma atividade nos ajuda a focar ainda mais, e quanto mais focamos, melhores são os resultados.

Pense em alguns exemplos simples:

- Quando você está nas aulas de ginástica, quando você está dançando, quando está jogando futebol, vôlei, basquete ou algum outro esporte coletivo, quando você está treinando alguma arte marcial, praticando Yoga, praticando Tai Chi Chuan, caminhando ou correndo em companhia de outras pessoas.

Em geral, quando você está praticando essas atividades seus pensamentos estão focados nos seus movimentos, nas suas sensações corporais, nas suas ações e objetivos. Em academias de musculação então, nem se fala, super comum as pessoas estarem se exercitando e se olhando no espelho para verem na hora os resultados dos exercícios que estão praticando. Isso mostra o foco no momento presente, no aqui e agora.

Mais uma vez, veja que o foco na ação ajuda muito a direcionar a mente para o que realmente interessa, para aquilo que realmente queremos.

E a importância de fazer as atividades em grupo ou em boa companhia é justamente para uma pessoa estimular a outra, para dar feedback e ajudar a se manterem no foco até concluírem a tarefa.

É normal que os nossos pensamentos tentem se desviar daquilo que estamos fazendo, nem que seja por um instante. E tudo bem se for apenas por instante. O que não podemos é perder totalmente o foco e deixarmos a nossa atenção se desviar para coisas que não temos como resolver naquele momento.

No momento da prática do exercício a única coisa que podemos resolver e fazer bem feito é o próprio exercício e nada mais. E assim é também com os nossos trabalhos, momentos afetivos, momentos de estudos, de lazer e outros mais. Só podemos realmente focar no que estamos fazendo no momento presente e em nada mais.

E é lindo ver como as vezes justamente durante esses momentos que focamos em algo prazeroso para nós, começam a surgir em nossa mente pensamentos criativos e as vezes brilhantes que nos trazem justamente aquela solução que está vamos buscando há tempos.

E não é à toa que pessoas de sucesso, empreendedores e grandes líderes têm como hábito a prática de algum atividade física em particular e de forma regular.

Parte 4 – Métodos de Acompanhamento e Orientação

O método Coaching por exemplo foi criado justamente a partir de uma prática desportiva, no caso o jogo de tênis, a partir dos trabalhos psicopedagógicos de Timoty Gallwey. A partir do sucesso com os atletas no meio desportivo o método começou a ser solicitado no meio empresarial, depois por celebridades e por fim chegou as pessoas em geral.

Hoje, além do Coaching, vemos crescendo muito a procura por trabalhos de Mentoria, que também funcionam nessa linha de acompanhar e orientar o cliente ao longo do processo de aprendizagem, desenvolvimento, mudança comportamental e aceleração de resultados de quem busca esses métodos.

A principal diferença entre o trabalho do Coach e o trabalho do Mentor, é que o Coach procura orientar o cliente a encontrar suas próprias respostas e caminhos através de perguntas estratégicas que o direcionam para encontrar as soluções. Já o Mentor compartilha diretamente seus próprios conhecimentos e experiências de forma organizada em passo-a-passos para o cliente seguir e avançar rumo aos resultados desejados.

De acordo com o momento e necessidades do cliente o profissional pode alternar momentos em que use mais estratégias e ferramentas de Coaching e outros momentos em que use mais estratégias e ferramentas de Mentoria. O objetivo é orientar o cliente da melhor maneira possível para que o mesmo chegue mais rápido aos objetivos desejados.

Assim como eu falei sobre os benefícios de praticar exercícios físicos em companhia de ao menos uma pessoa para um ajudar o outro a manter o foco na prática, uma parte essencial do trabalho do Coach e do Mentor é justamente acompanhar seu cliente ao longo do processo, lhe dando feedbacks claros, específicos e orientando a fazer os ajustes necessários nos pontos certos.


Parte 5 – Porque devemos focar nos Comportamentos e não nos Pensamentos

Agora responda o seguinte:

- Essas explicações ficaram claras para você? Ajudaram a entender por que para muitas pessoas é muito melhor, mais prático e lógico focar no comportamento observável e não nos pensamentos em si?

Repito, aquilo que vemos fica muito mais fácil controlarmos e fazermos mudanças pontuais, fazermos ajustes específicos. É como quando o mestre de uma arte marcial observa os movimentos de seu discípulo e faz correções precisas na sua guarda, na sua defesa ou nas suas técnicas de ataque ou de esquiva. Não tem como o mestre ver e corrigir nem os pensamentos e nem os sentimentos do discípulo, apenas os comportamentos que os expressam.

Os pensamentos nós não temos como observar fisicamente, apenas podemos pensar sobre os pensamentos e isso gera mais pensamentos ainda em nossa mente. Nossos sentimentos também não são visíveis, e quando tentamos observar um sentimento já estamos em outro momento.

Aquilo que não vemos de imediato, as vezes quando vamos perceber já gerou problemas e aí temos que ficar remediando as situações. O comportamento podemos ver e corrigir na hora.

Para algumas pessoas o que estou explicando aqui pode estar fazendo caírem fichas e mais fichas mentais neste exato momento.

Para algumas outras talvez estas fichas comecem a cair com a explicação a seguir.


Parte 6 – Benefícios para Pessoas mais Emocionais e Pessoas mais Lógicas

Pense agora em você.

- Você é uma pessoa mais emocional ou mais lógica? É uma pessoa que age mais orientada por suas emoções ou que age mais orientada por raciocínio lógico?

Pessoas Mais Emocionais

Eu costumo dizer, que pessoas mais emocionais tem uma força criadora tremenda, mas que muitas vezes devido a diversas questões da vida elas acabam não sabendo direcionar essa energia para aquilo que realmente querem.

As emoções são como um combustível poderoso que faz o foguete disparar e sair da atmosfera.

Para dar tudo certo, o foguete precisa estar direcionado na posição certa, e com tudo devidamente ajustado senão o resultado não será coisa boa.

Pessoas muito emocionais são como esses foguetes, que quando estão com a sua mente, com a sua atenção e o seu foco direcionados para aquilo que elas realmente querem, nossa, realizam coisas incríveis de formas que aos olhos dos outros são praticamente mágicas. As vezes até aos olhos da própria pessoa que muitas vezes nem sabe explicar como conseguiu realizar tais feitos e conquistas.

Da mesma forma, quando essas pessoas estão com suas mentes confusas e atrapalhadas por diversos pensamentos conflitantes, angústias e medos, o que acontece é que aquela mesma energia do foguete é usada para impulsioná-las para onde sua mente estiver apontando. Se estiver apontando para dúvidas, medos e negatividades, o resultado geralmente não é nada bom.

Ou seja, tudo que expliquei anteriormente sobre ter um apoio, um acompanhamento para ajudar a manter foco nas ações e nos resultados desejados se aplica muito a pessoas com perfil mais emocional.

A energia que elas tem com a orientação adequada, se torna uma verdadeira máquina de realizações, uma fábrica de criar realidades poderosa.

Pessoas Mais Lógicas

Agora pensemos nas pessoas que são mais lógicas, mais racionais, mais metódicas. Se você é uma dessas pessoas, preste muita atenção na explicação a seguir.

Nem tudo na vida é lógica, nem tudo na vida podemos compreender e controlar, tem coisas que precisamos apenas fazer a nossa parte e deixar a natureza cuidar do resto, deixar fluir.

Na época da escola, quando fazíamos aquele experimento de colocar o grão de feijão num pedaço algodão molhando e ficávamos na expectativa para vê-lo brotar e crescer, a gente não tinha o conhecimento dos detalhes daquele processo, a gente apenas seguia as orientações da professora, fazíamos o que ela orientava e ficávamos na expectativa.

E algum tempo depois, qual era o resultado? Estava lá o pé de feijão crescendo. E esse resultado aconteceu porque naquela época nós apenas seguimos as orientações da professora, apenas seguimos o passo-a-passo que ela nos orientou e chegamos ao resultado desejado.

Veja que nós não precisamos conhecer a fundo os detalhes que iriam fazer o feijão brotar e crescer.

Muito provavelmente a maioria de nós naquela época nem pensou nesses detalhes.

Nós apenas agimos, apenas fizemos o que fomos orientados a fazer para gerar aquele resultado desejado e deixamos fluir.

O que eu quero que você entenda é que você não precisa ter todo o conhecimento do mundo para alcançar os resultados que você busca e deseja. Isso não é necessário.

Na maioria dos casos você só precisa saber o que fazer, quando fazer e como fazer para começar a ter resultados. E muitas vezes você só precisa saber o básico do básico.

A partir do momento que você se permite apenas começar a fazer e segue fazendo com comprometimento e disciplina pelo tempo necessário, o resultado é você alcançar seus objetivos.

Diferente das pessoas mais emocionais, as pessoas mais lógicas não tem o hábito de agir sem pensar e muito menos de se deixar orientar por suas emoções. Em contrapartida, geralmente são muito boas em seguir passo-a-passo, em seguir métodos que lhe deem uma sensação de segurança e de certeza de que irão chegar onde desejam.

Uma dica em especial para pessoas mais lógicas diz respeito à necessidade de querer controlar o processo e entender cada detalhe do que terá que fazer. Isso toma muito tempo, toma muita energia e não garante os resultados. Experimente praticar o desapego do controle, fazer o que estiver ao seu alcance no momento e depois deixe fluir. Controle demais trava o fluxo pode atrasar o seu progresso. Apenas faça a sua parte, faça o seu melhor e depois deixe fluir.

Lembre-se sempre que o que gera os resultados são as ações, então pare de pensar demais e comece a agir mais.

Quando você decide entrar para a academia de musculação para entrar em boa forma física, você simplesmente vai lá, se matricula e segue as orientações dos profissionais que estão lá preparados para te orientar. É o mesmo que você faz quando procura um médico ou nutricionista por exemplo. Você apenas segue as orientações dos profissionais.

E isso facilita demais a sua vida.

Imagine se você tivesse que entender a fundo os detalhes de cada exercício, de cada equipamento, de como o corpo humano reage a cada um deles. Nossa, você levaria anos só estudando e isso não iria te fazer entrar em boa forma física. O que pode te gerar esse resultado é você começar a praticar os exercícios adequados com a orientação adequada e apenas seguir a estratégia preparada para você.

Então, se você é essa pessoa mais lógica e racional, aprenda a entender que você não precisa saber todos os detalhes de tudo para ter resultados, você só precisa encontrar alguém que lhe oriente e lhe dê um passo-a-passo a seguir.

Agindo desta forma você irá economizar muito tempo e muita energia, que você poderá utilizar melhor em outras atividades e ao mesmo tempo você estará acelerando os seus resultados, pois estará pegando carona nos conhecimentos de alguém que já dedicou anos de vida para estudar, praticar e aprender um método passo-a-passo que facilita e acelera os processos de realização.

Na dúvida, lembre-se sempre do experimento do feijão, você não sabia nada a respeito dos detalhes, mas você seguiu a orientação da professora e o resultado foi ver seu pé de feijão crescendo.


Parte 7 – O Caminho para a TransformAção

Para concluir, convido você a pensar nos seus projetos atuais, nos seus objetivos pessoais, profissionais, financeiros, emocionais e de relacionamentos.

Qual objetivo você gostaria de alcançar nos próximos 30 dias? E nos próximos 60 e 90 dias? E nos seus próximos 12 meses?

Pense a respeito e anote.

Agora responda qual ou quais comportamentos seus você acredita que precisa mudar para alcançar tais objetivos? Quem pode lhe ajudar, orientar e acompanhar passo-a-passo ao longo do processo?

Talvez você já esteja há anos tentando resolver por conta própria algo que você já teria resolvido há muito tempo se tivesse buscado a orientação profissional de um Coach ou Mentor.

Lembre-se do pé de feijão e da academia de musculação, as vezes só precisamos encontrar alguém que nos diga o que fazer, como fazer e quando fazer. Assim podemos focar a nossa atenção e energia em nossas ações e comportamentos. E o resto damos tempo ao tempo e deixamos a natureza fazer o trabalho dela.

O primeiro passo para começar a avançar rumo as conquista desejadas é definir exatamente quais são os nossos objetivos, o que para muitas pessoas já não é uma tarefa fácil. Após isso, é muito comum acontecer da pessoa definir os objetivos, mas se ver se sabotando dia após dia, e isso acontecido muitas vezes porque os objetivos não estão alinhados com os valores internos da pessoa.

Para você realmente ter maiores chances de alcançar o que deseja, é de fundamental importância descobrir qual é o seu perfil comportamental predominante e a partir disso saber quais são os seus principais valores, que te guiam e lhe dão força para seguir em frente mesmo que surjam grandes desafios em sua jornada.

Para ter acesso a essas informações e poder fazer um planejamento estratégico que alinhe seus objetivos com seus valores internos, você precisa fazer em primeiro lugar uma Análise de Perfil Comportamental.

A partir da Análise de Perfil Comportamental você terá acesso a um verdadeiro mapa da sua forma predominante e atual de pensar, sentir e agir. Você passará a entender o que mais te motiva, o que te desmotiva, o que ajuda a progredir e o que te faz travar no caminho. Você passara´ a conhecer e compreender mais a fundo porque certas tarefas são tão desconfortáveis pra você e outras você faria até de graça.

Ao mesmo tempo você vai também entender porque você se relaciona tão bem com umas pessoas e com outras você simplesmente não se entende. Vai entender como suas emoções estão influenciando sua vida e ainda vai entender porque você lida com o dinheiro como lida e quais ajustes precisa fazer para melhorar seus resultados financeiros e profissionais no curto, médio e longo prazos.

A Análise de Perfil Comportamental é feita através de um questionário objetivo que mapeia os principais indicadores da sua forma padrão de pensar, sentir e agir. Com essas informações em mãos e com a orientação profissional do Analista Comportamental você passa a saber quais comportamentos precisa mudar, o que precisa fazer e como deve agir para avançar rumo a conquista dos seus objetivos.

Agora é a hora de você dar seu próximo passo, subir mais um degrau e avançar.

Se você quer ter praticamente um GPS em suas mãos lhe dizendo o que fazer, quando fazer e como fazer, venha destravar o seu progresso e acelerar sua jornada em direção aos resultados que busca.

Entre em contato agora mesmo pelo link abaixo e diga que quer iniciar seu processo de transformações e realização.

Siga o Fluxo - www.flow.page/leandrolimacoach

Lembre-se que, quando você inicia um processo de mudança, tudo ao seu redor também começa a se transformar, mas é preciso que você tome a decisão de buscar a mudança e faça a sua parte entrando em ação.

Espero que você tenha gostado do que leu aqui e que este conteúdo de alguma forma já esteja fazendo a diferença em sua vida.

Muito obrigado por ter lido até aqui e se fizer sentido para você, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe com seus amigos que possam se beneficiar destas informações.

Um forte abraço e até logo.

Leandro Lima Coach & Mentor

Análise Comportamental, Coaching e Mentoria

"Tudo que você começar, conclua. É libertadora a sensação de missão cumprida. Isso praticamente lhe dá uma permissão para seguir em frente." - Leandro Lima

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 261


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Leandro Lima   
Leandro Lima - Analista Comportamental, Coach e Mentor - Idealizador do Programa Escalar - Escritor coautor em 7 livros de Desenvolvimento Humano, dentre eles os livros "Coaching - A Arte da Superação!", "Empreendedorismo - O poder da mudança", "Estratégias de Vencedores" e o mais recente que é o livro "Transformando Motivação em Hábitos
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa