Menu

Preconceitos

Atualizado dia 7/29/2018 11:21:39 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nenhuma palavra sofreu uma carga pejorativa tão intensa quanto o preconceito.

Ninguém assume os seus preconceitos, pois o significado desse termo tem sido restringido ao que existe de mais nefasto nas relações humanas; no entanto, todos nós somos preconceituosos, de uma forma ou de outra.

O ser humano age e reage através de condicionamentos que são respostas emocionais geradas a partir dos conceitos que escolheu adotar na vida. A reação de uma pessoa na presença de um padre será diferente daquela que irá expressar diante de um delegado de polícia, ou de um morador de rua. As reações mudam de acordo com os conceitos estruturados no programa mental de cada pessoa, portanto, está claro que somos preconceituosos. Temos reações diferentes perante os mais diversos encontros de corpos. Cada pessoa aciona diferentes sensações em nós, sejam elas boas ou ruins.

A formação de um caráter ocorre através da educação. Os pais, desde cedo, mostram aos filhos o que é certo e o que é errado, apresentam o outro, muitas vezes, como uma ameaça, da qual eles precisam se defender.

As religiões, as escolas, a vida em sociedade, enfim todas as instituições sociais trabalham para a construção de uma personalidade. O resultado de tudo isso é mais ou menos o que Rousseau preconizava no livro “O bom selvagem”: o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.

Os conceitos rapidamente transformam-se em certezas que, por sua vez, criam características da nossa personalidade. Essas certezas representam o cárcere que aprisiona toda a humanidade dentro de um mundo de ilusões. Para sair dessa gaiola de ouro será necessário desconstruir, portanto, todos os conceitos que escolhemos abraçar e voltar a ser criança.

As crianças, quando não programadas, conseguem se relacionar da mesma forma simples e singela com quem quer que seja. Tanto faz se é rico, pobre, gay, hetero, religioso, ateu, polícia, médico etc. Justamente por isso foram usadas como exemplo a ser seguido pelo Mestre Jesus.

Na verdade, o Nazareno não compactuava com nenhuma forma de preconceito. Ele conversava com mulheres, soldados, doutores da lei, publicanos, pescadores, aleijados, cegos, reis e todos tipos psicológicos com a mesma postura amorosa.

Livrar-se de preconceitos, sejam eles quais forem, portanto, é uma necessidade para aqueles que buscam a ascensão. Aquilo que chamamos de ego, na verdade, é um construto mental de conceitos, certezas, modelos, normas, padrões, enfim, de arquivos de um programa. Isso quer dizer que somos todos programados, deixamos de expressar a  nossa verdadeira natureza para nos tornarmos andróides.

Carl Gustav Jung dizia que nascemos únicos e nos tornamos cópias e ele tinha razão. A vida humana na Terra tem sido uma experiência triste. Estamos todos na mesma plataforma de uma linha de montagem, recebendo a peças necessárias para nos tornarmos normais.

Está cada vez mais claro que o verdadeiro caminho a ser seguido não é continuar nos intoxicando de conteúdos no afã de continuarmos aprendemos. Na verdade, precisamos desaprender. A descoberta da nossa Verdadeira Natureza passa pela desconstrução de toda essa programação.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa