Menu

PRESSÃO ALTA E SEUS MALES

Atualizado dia 11/20/2007 9:24:51 PM em Autoconhecimento
por Eliane A. Delamuta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A pressão alta (hipertensão arterial) acontece quando a pressão do sangue ao passar pelas artérias é maior que a normal. O coração nessa situação fica sobrecarregado e isso não é saudável, porque:
- promove o endurecimento das artérias (arteriosclerose). As artérias endurecidas e estreitadas nem sempre são suficientes para transportar a quantidade de sangue necessária para o bom funcionamento do órgão.
- coágulos de sangue podem se formar ou se alojar no interior das artérias estreitadas (isto pode causar derrame ou infarto do miocárdio).
- o coração pode aumentar de tamanho (isso pode levar a insuficiência cardíaca congestiva).
- problemas no funcionamento dos rins ou perda de visão podem surgir por quadros de pressão arterial não controlada.

Mais da metade dos idosos tem pressão arterial elevada e aproximadamente 50% das pessoas hipertensas não sabem que são. Geralmente não surgem sintomas ou sinais sugestivos de algum problema, porém a pressão alta pode matar silenciosamente. A pressão alta, direta ou indiretamente, é responsável por milhões de mortes por ano do mundo.

Muitas pessoas sabem que têm pressão alta e não fazem nada para controlá-la. A causa da hipertensão é desconhecida em 90% dos casos, sendo chamada de hipertensão primária ou essencial. Quando a elevação da pressão é conseqüência de algum outro problema de saúde, é chamada de secundária. Nesse caso (em torno de 10% do total), com o tratamento da causa de base, a pressão arterial geralmente retorna ao normal.

Detecção

Como está sua pressão? A pressão arterial geralmente é medida com um aparelho colocado em torno do braço e a mede em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número (mais alto) mede a pressão sistólica, que é a pressão máxima exercida contra as paredes das artérias quando o coração bate. O segundo número (mais baixo) mede a pressão diastólica, que é a pressão nas artérias entre as batidas do coração, quando este está em repouso. O resultado é registrado, então, como pressão sistólica/distólica (120/80mmHg, por exemplo).

Em adultos, a pressão é considerada elevada se estiver persistentemente com valores de 140-160 mmHg de sistólica e/ou 90mmHg ou mais de diastólica. Para obter um valor confiável da sua pressão, faça uma média de duas ou mais medidas obtidas em duas ou mais ocasiões diferentes. Se a sua pressão é geralmente boa e ocorre uma medida isolada elevada, não se assuste. A ansiedade e outras emoções fortes, atividades físicas, café em grande quantidade ou ingestão de alimentos pouco tempo antes da medição podem causar elevação temporária da pressão sem maiores conseqüências. Se, após várias medidas, o seu médico estiver convencido de que você realmente tem pressão alta, siga as orientações corretamente. Os riscos de um derrame, infarto do coração ou doença renal aumentam quando a pressão arterial não está controlada.

Tratamento e cuidados

A pressão alta é um dos problemas de saúde mais fáceis de serem controlados. Alguns pontos devem ser seguidos para controle de pressão:
- Se estiver com sobrepeso, emagreça.
- Não fume. Se for fumante, pare de fumar.
- Limite o consumo de álcool a 2 doses ou menos por dia.
- Reduza o consumo de sal ou de alimentos com sal (isso ajuda muitas pessoas). Use substitutos do sal ou sal ligth, seguindo orientação do seu médico.
- Faça exercícios físicos com regularidade, pelo menos 3 vezes por semana.
- Aprenda a lidar com o estresse através de técnicas de relaxamento e repensando as situações estressantes.
- Tome os medicamentos para controle da pressão adequadamente. Avise seu médico se surgirem efeitos colaterais como tonturas, desmaios, vermelhidão na pele ou tosse seca na ausência de quadro gripal. Não pare de tomar a medicação a não ser que tenha sido orientado pelo seu médico. Pergunte ao seu médico sobre o uso de descongestionantes e antialérgicos à base de efedrina. Alguns ingredientes nesses compostos podem elevar a pressão.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eliane A. Delamuta   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa