Menu

Propriedades do Perispírito

Atualizado dia 1/16/2008 11:35:03 PM em Autoconhecimento
por Luiz Miiller


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em "O Livro dos Espíritos", Introdução VI, de Allan Kardec, temos a informação de que existem, no homem, três coisas:
. O Corpo - ser material;
. A Alma - ser imaterial;
. O Laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.

Esse laço que prende a alma ao corpo é uma espécie de envoltório semi-material. Uma vez destruído pela morte do corpo, o Espírito conserva o perispírito que constitui para ele um corpo etéreo e que lhe confere a personalidade, a individualidade e identifica o Espírito no plano espiritual. O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito. Quando encarnado, essa sensibilidade se encontra restrita aos órgãos materiais através de sensores que registram as diferentes sensações, dependendo do tipo de onda que o respectivo sensor vir a registrar, cabendo a leitura dessas sensações dar clareza às respectivas percepções, ou seja, a intepretação das sensações e os respectivos resultados.

Vamos nos deter um pouco nas propriedades do Perispírito:
a) PLASTICIDADE
b) EXPANSIBILIDADE
c) CONTRACTILIDADE
d) ABSORÇÃO

PLASTICIDADE
É uma faculdade que os Espíritos têm de poder mudar de aparência; essa faculdade pode se manifestar graças à propriedade plástica do Perispírito. Como sabemos, o Espírito já teve várias encarnações, já assumiu várias personalidades, teve várias aparências. No plano espiritual, após o seu desencarne, ele poderá permanecer por muito tempo com a aparência da última encarnação, porém, poderá optar por uma das personalidades que já tenha vivido em encarnações pretéritas. Emmanuel, guia espiritual de Chico Xavier é um desses casos. Ele sempre aparecia com a personalidade de Públio Lentulus Cornelius que viveu no tempo de Jesus de Nazaré. Sabe-se que depois dessa encarnação, ele já viveu entre nós como um escravo grego, como um sacerdote católico... Também essa propriedade tem grande importância na aparência do futuro corpo, quando da nova encarnação.

EXPANSIBILIDADE E CONTRACTILIDADE
Essas propriedades devem trabalhar em harmonia, porém, dependendo do momento em que vive o Espírito (momento e dimensão) predominará uma ou outra. Quando o Espírito está desencarnado, se preparando para encarnar, torna-se necessário que predomine a contractilidade para facilitar a miniaturização do seu perispírito ao ponto de se identificar com a célula-ovo, no momento da concepção. Após essa fase a expansibilidade deverá estar presente para coordenar a multiplicação celular, sendo que o equilíbrio deverá estar presente na fase adulta vindo, na decrepitude, a predominar a contractilidade, explicando assim a decadência orgânica verificada nessa fase da vida.

A depressão, tão presente nos dias de hoje, também encontra explicação no desequilíbrio dessas duas propriedades. O deprimido está permitindo que a sua expansibilidade seja dominada pela contractibilidade. Então, surge a lassidão, a fraqueza, o desânimo. A busca de novos objetivos, a luta para sair desse estado conduz o ser a impulsionar novamente a sua propriedade de expansão, vindo a alcançar o desejado equilíbrio.

Os suicidas chegaram a esse ponto por permitirem que a contractibilidade sobrepujasse, em muito, a expansibilidade. Chegam no plano espiritual em deplorável situação, podendo até, algumas vezes, a virem a perder o controle sobre a sua forma, precisando retornar ao cenário físico em nova encarnação para procederem o devido reparo no corpo espiritual que ficou avariado pelo suicídio. Porém, antes precisam ativar a propriedade de expansibilidade que já veio desativada.

Mas, para encarnar com sucesso se faz necessário que essa propriedade esteja ativada, pois é ela que irá coordenar o desenvolvimento celular. O que fazer? Os técnicos da Espiritualidade programam reencarnações rápidas, onde as gestações não passam de dois meses, vindo a acontecer abortos naturais. Através dessas "encarnações frustadas" os Espíritos de Luz esperam que, gradativamente, o Espírito busque novamente o desejo de viver e assim reative a sua propriedade de Expansão e possa, então, reencarnar para os devidos reparos nos danos causados no seu corpo espiritual por ocasião do ato tresloucado, quando deu cabo a uma importante existência. As nossas existências são muito importantes para a nossa redenção espiritual. Valorizemos a vida.

ABSORÇÃO
Temos ainda a propriedade de absorção que em "O Livro dos Médiuns", cap. IV-18, diz o seguinte: "Sendo o Perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe em um líquido.
Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. Se os eflúvios são de boa natureza o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se são permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades."

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Luiz Miiller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa