Menu

Prosperar com Consciência

Atualizado dia 11/13/2008 5:01:27 PM em Autoconhecimento
por Ramy Shanaytá


Facebook   E-mail   Whatsapp

Prosperidade não é só alcançar o que queremos, mas ser quem realmente somos.

Todos nós, seres humanos, somos desejosos de prosperidade. Sonhamos, meditamos, refletimos buscando alcançar a prosperidade em nossa vida material, emocional e espiritual.

Existe também quem ache que atingir a meta, seja de que forma for, é o essencial, acabando por invadir o espaço do outro, manipulando situações e criando verdadeiras novelas onde a estratégia é a arma capaz de trazer a segurança tão almejada.

Queremos, muitas vezes, ser ricos na vida através de caminhos que nascem a partir de uma oculta pobreza interior, sendo o resultado o que importa, independente do que possa acontecer, ou seja, o fim acaba sempre justificando os meios. Desta forma, acabamos passando por cima das pessoas, das situações, achando que quando chegarmos lá, no desejoso trono, poderemos ajudar mais aquelas pessoas.

Esta é a história de pais de família que sufocam a oportunidade de vivenciarem o crescimento de seus filhos e quando acordam o tempo, tão rápido, já passou.

Aí, olha-se para trás e queixa-se para si mesmo de que tudo passou tão rápido e ainda não se conseguiu fazer o que precisava ser feito.

Esta é uma história real que acontece muito. Dentre os vários pacientes e pessoas que já orientei, lembro-me do caso do senhor “D”, de quarenta e cinco anos de idade.

Este querido paciente me conheceu através de meu programa semanal que acontecia há alguns anos em uma rádio de São Paulo. Seu perfil: um alto executivo, maduro, bem vivido, trabalhando no centro das transações empresariais, na avenida Paulista; ligou e pediu uma orientação, e assim marcamos nosso encontro.

Sempre comecei muito cedo minhas atividades diárias no Instituto KVT, e no dia programado eu o aguardava sereno após realizar minhas habituais e pessoais interiorizações perceptivas, almejando lucidez.

Nossa secretária veio avisar que ele acabara de chegar e, então, fui atendê-lo. Ele me estendeu a mão e eu retribui, sentindo uma forte intuição para levá-lo ao nosso jardim, onde realizo minhas atividades com plantas medicinais.

Lá nos sentamos e começamos a conversar informalmente e, pouco a pouco, ele foi tirando a carteira do paletó, as chaves do bolso... Tirou também um celular e depois mais um. Neste momento, sentiu calor e retirou o paletó: foi aí que começamos a realmente conversar, e fazendo a positiva leitura daquela situação eu logo fui dizendo:

“Então, “D”, agora que você despediu-se dos resultados de sua vida, do que deu certo ou do que aconteceu tão errado, está mais aberto para perceber o seu ser? Porque entre o certo ou o errado existe o ser”.

Para o senhor “D”, ganhar dinheiro, como também perder, era algo contínuo, sem nenhuma estabilidade; acordava e tomava café ganhando cem mil e ia dormir devendo. O senhor “D” dizia que não queria consolo ou algo mágico, mas sair daquele ciclo, e que já estava cansado, envelhecido pelo peso de uma falsa responsabilidade que contribuiu para distanciá-lo da esposa e o impediu de ir à praia com seu filho quando este se encontrava na fase de aprender a andar de bicicleta. Mas parar com tudo ele não podia e nem queria; então, o que fazer?

Foi quando, observando uma flor, estimulei o senhor “D” a vê-la através dos olhos da alma, onde a força impulsionadora busca reconhecer a origem de tudo no Todo. E assim fui expressando os caminhos de sabedoria das leis naturais:

- Uma flor não deixa de expressar o seu melhor só porque convive com outras mais bonitas que ela, aos olhos de um observador externo, poderá até ser julgada como inferior, ou a menos bonita - mas ela é o que é.

- Seu perfume, que é a essência de seu ser, expande-se no ar, não busca o resultado e sim a manifestação de sua presença como vida.

- Suas cores nascem sempre de dentro para fora, do interior para o exterior, do núcleo para a expansão máxima de suas pétalas.

- Respeita os ciclos e aceita o seu tempo para existir.

- Não é a única: ela contribui para a continuidade da vida, tanto de si mesma - pois em sua morfologia ela é o órgão sexual da planta, a força da fertilidade, da continuidade - como de outras formas de vida: as abelhas, os besouros, as formigas, ou seja, outros trabalhadores que somam e se multiplicam, indispensáveis à sustentabilidade do sistema.

- Vive em elo e se fortalece nele, por isto prospera em cada nova primavera; aprendeu a se reunir quando é necessário e a expandir seu perfume quando o fluxo do vento o impulsiona para seu rumo.

Eu, o senhor “D” e você não somos uma flor, muito menos “o jardineiro” que irá sustentar disciplinadamente a harmonia de um jardim, mas somos todos a essência desta vida que nos permeia e nos faz prósperos por natureza.

Com carinho, Ramy Shanaytá.

Escritor, conferencista, co-fundador do Instituto KVT, criador do método “elossistema”, reconhecido como ancião da milenar tradição “Tubakwaassu”, pesquisador e professor de plantas medicinais nativas do Brasil; em seu livro “A natureza ensina... a conexão com a luz da cura”, a Editora KVT aborda sobre o que a natureza pode nos ensinar através de suas vivências dentro da floresta amazônica e da mata atlântica. O livro pode ser encontrado nas melhores livrarias.


Texto revisado por: Cris



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 156


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ramy Shanaytá   
Ramy Shanaytá é co-fundador do Instituto KVT (fundado em 1995) e da Instituição Filantrópica e Cultural Templo Ará Tembayê Tayê da tradição Tubakwaassu, Editora KVT e KVT – Desenvolvimento da consciência empresarial, Escritor, conferencista, professor e pesquisador de plantas medicinais. Outro site: http://www.kvt.org.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa