Menu

PROTEJA O PESCOÇO!

Atualizado dia 5/20/2006 2:05:17 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os vampiros estão de volta! Em casa, na rua, no trabalho, proteja-se contra esta espécie que apenas deseja sugar-lhe a vivacidade e a autoconfiança.

Pensou que a maldição do conde Drácula fazia parte do passado? Acha que os vampiros não o podem morder? Engana-se! Estas criaturas da noite estão de volta e capturam suas vítimas no seio de relações amorosas ou no local de trabalho. Pois é... quando pensava estar a salvo, descobre agora que o mundo continua povoado por estranhos seres, mesquinhos, invejosos e sem quaisquer escrúpulos. Previna-se: não está a salvo e pode ser atacado em qualquer local, desde o seu escritório até no seu lar. Só tem uma solução: aprender a conviver com estes seres que não recuam diante de crucifixos, alho ou água benta.

Vampiros emocionais

Esta nova espécie de vampiros caracteriza-se pela emocionalidade latente, sentindo-se ameaçados diante de experiências comuns, tais como o tédio, a incerteza e a responsabilidade. Pense bem: quantas pessoas conhece com estas características? Muitas? Todos os indivíduos possuem alguns traços desses estranhos seres, o que não é necessariamente mau. Os problemas surgem, sim, quando os vários atributos comprometedores se concentram numa só pessoa. Há indivíduos que se enquadram de imediato numa das personalidades-tipo e outros de caráter mais híbrido, que possuem atributos de duas ou mais espécies. Resta-lhe a si descobrir!

O seu chefe presta atenção a todos os pormenores do seu trabalho somente no intuito de descobrir falhas? Eis um vampiro obsessivo! Os seus colegas acham que por trás de tudo o que você faz e diz há um segundo sentido? Está perante vampiros paranóicos! Acha-se a pessoa mais inteligente e talentosa do mundo? É um vampiro narcisista! Apesar das diferentes denominações, estes seres possuem uma característica comum: o seu poder de sedução. Nos primeiros contatos parecem mais interessantes que as pessoas comuns, exercendo um grande fascínio sobre os outros. São bons conversadores e gentis, mas quando se sentem impelidos a saciar a sede por sangue são capazes de atacar o pescoço da própria mãe e de quem mais estiver por perto. Como crianças de colo, os vampiros imaginam que os outros apenas existem para suprir as suas necessidades, numa prova de egoísmo exacerbado. Por fora «parecem» adultos, mas a idade física está longe de corresponder à sua idade mental.

Terapia de choque

«As estratégias mais bem sucedidas no tratamento de vampiros emocionais são precisamente as mesmas a que você recorreria com uma criança de 2 anos», revela Albert Bernstein, psicólogo americano, autor da obra. Antes de mais nada, não adianta tentar mudar a personalidade dos dráculas, porque estes possuem traços psicológicos muito arraigados.

O máximo que conseguirá é domesticá-los. E, ainda assim, convém manter-se atento durante a noite. Deste modo, a única forma de os tornar inofensivos é sintonizar as suas próprias necessidades com as deles. Neste caso, as possibilidades de transformação poderão alcançar efeitos espantosos! Mas a vigilância necessita ser constante, pois basta que estas necessidades entrem em «ligeiro» conflito para que tudo mude.

Agora já sabe: esteja atento, não diga «não» e, acima de tudo, tenha muito cuidado com caninos afiados!

Descubra agora os diferentes tipos de vampiros que o podem atacar e aprenda a lidar com a sua personalidade:

Inconstante
Personalidade - Alimenta-se da dedicação dos outros, que abandona sem piedade quando não têm mais nada para dar a ele.
Características - Tem dificuldade em assumir as suas responsabilidades. Busca sem descanso novos parceiros. Revela-se bastante instável na sua carreira profissional.
Antídoto - Confie nos seus atos e não nas suas promessas. Não aceite desculpas intermináveis: estabeleça regras e punições. Conteste com firmeza qualquer mentira ou desrespeito seu.

Teatral
Personalidade - Planeja todos os gestos e palavras como se estivesse num palco perante uma vasta platéia.
Características - Ambiciona ser o centro de todas as atenções. Idolatra habilmente os chefes. Especializa-se em sugar a confiança alheia.
Antídoto - Evite ser seu amigo e confidente. Esteja atento a possíveis segundas intenções. Elogie-o sempre com cautela, para mante-lo sob controle.

Obsessivo
Personalidade - Deseja que todos partilhem o seu perfeccionismo e tortura quem lhe ousa resistir.
Características - Presta atenção aos pormenores para apanhar os outros em contradições. Não admite falhas. Tenta apoderar-se da liberdade e da tranquilidade dos seus companheiros.
Antídoto - Nunca critique a sua busca pela perfeição. Não lhe revele pormenores da sua vida íntima. Em caso de discussão, evite entrar em pormenores, pois são a sua especialidade.

Paranóico
Personalidade - Desconfia sempre de traições e segundas intenções nas atitudes dos que o rodeiam.
Características - Acredita que nada é óbvio e simples. Dá cabo da paciência dos colegas devido à sua mania da perseguição. Obriga os outros a serem muito cuidadosos.
Antídoto - Seja claro: evite ironias e metáforas. Não responda a questões sem nexo somente para provar a sua lealdade. Nunca admita que mentiu, pois jamais será perdoado.

Narcisista
Personalidade - Alimenta-se da auto-estima alheia, que o ajuda a projetar-se muito alto.
Características - Acha-se o vampiro mais inteligente e talentoso do mundo. Persegue avidamente todos os símbolos de status e poder. É extremamente ríspido e rigoroso.
Antídoto - Não acredite nos feitos grandiosos que adora relatar. Nunca espere que lhe faça favores gratuitos: você terá sempre que dar algo em troca.

Texto de Maurício Oliveira
https://www.centroatl.pt/edigest/edicoes2001/ed_abr/ed78cef-vidaexc1.html

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa