Menu

Psicanálise e Astrologia: a supremacia dos afetos e dos sentidos

Atualizado dia 7/10/2006 12:32:24 PM em Autoconhecimento
por Walter Luis Bastos Doege


Facebook   E-mail   Whatsapp

Isentando-me de citações, que no mais das vezes são expressões de soberda do escritor e tendo o cuidado de prestar o devido tributo às pessoas que nos ajudam a viver - desde pessoas vivas e comuns, indispensáveis, valiosas como o porteiro do prédio, a senhora responsável pelos serviços gerais da empresa, o motorista do ônibus ou do avião - até pessoas como Goethe, Heráclito (entre o mito e a realidade factual), Parmênides, Mozart, enfim, que se mantêm vivas pela sua obra... Quero afirmar que a terra é plana e fixa e que percebendo assim os eventos (o movimento do sol que nasce e se põe ou morre diariamente; como ocorre com a lua e as estrelas que desaparecem durante o dia; os pássaros voando; os carros andando no tráfego aparentemente organizado; as árvores paradas a demarcarem inauditos horizontes; suas folhas que se mexem movidas pelo vento invisível; o sopro que toca a pele e que chamamos vento e ventanias; o mundo... pois que o mundo é vontade e representação... para diferenciá-lo de universo... que é tudo strictu sensu...tendo o humano como medida de todas as coisas - como nos lembra Protágoras, será mesmo este filósofo?)
Reafirmo que na Terra, sentado na beira da praia, vejo os pássaros voando, os barcos singrando o mar, o horizante reto lá, longe; a luz solar e a sombra dos objetos gradualmente se moverem; as pessoas brincando, caminhando, andando de bicicleta; as cianças gritando seu desejo por sorvete; o sussurro vago da fala das pessoas; a música sutil da brisa nos ouvidos e do marulho das águas... incansavelmente, reafirmo que eu estava parado, contemplando o mundo e o universo, meditativo.
Eu e ela estávamos parados, sentados, sentindo a praia e o dia resplandescente. E eu disse a ela que estava com apetite e perguntei: onde vamos almoçar?
Considerando depois esta reflexão ptolomaica-geocêntrica (con:junto; siderando... sideral... com as estrelas), exerço agora esta vontade de escrever que os conceitos advindos da ciência e de pesquisas nos dizem que a Terra se move, enfim, postulam a teoria heliocêntrica-copernicana-galineana-kepleriana... Mas que eu, pelo menos, e ela também, estávamos parados e a luz solar através das sombras dos prédios se movia gradualmente. E a tarde chegou, e à tarde almoçamos e a noite chegou e a lua nasceu... enquanto estávamos na praia, no mesmo lugar; fazendo amor, dando amor ao mundo; realizando para o mundo algo que nós, enquanto indivíduos, podemos fazer: amar.
Rezei: Dá-me Deus a coragem suprema do amor!
Os afetos e os sentidos prevalecem sobre a razão. Spinoza nos lembra que o afeto é corporal e elimina o dualismo corpo-mente e ainda acrescenta que o afeto pode ser passivo (as paixões) ou ativo (uma escritura, este improviso no piano que estava tão bonito...).
Desta maneira, podemos e devemos mostrar às pessoas, peripatética e maieuticamente, como Sócrates realizava nas ruas de Atenas, conversando com as pessoas, escrevendo, falando e escutando... que este mundo é criação de cada um. Pode ser transformado mais e mais no sentido de humanizá-lo, adequá-lo às pessoas e realizar a apologia desta humanização contra a cultura dominante dominada pela ciência oficial (latu sensu), que nos oferta este admirável e assustador novo mundo contemporâneo globalizado e cibernético... onde a Terra se move e etc.
Psicanálise a Astrologia podem trabalhar mais nesta humanização do mundo, relembrando algo óbvio: não existe astrologia, existem astrólogos. Não existe psicanálise, existem psicanalistas. E existem as flores. Sobre as flores quero escrever em outra ocasião. As flores são a alma do mundo. Em cada pessoa existe uma alma que é florescente e que pode resplandescer todo dia como um sorriso na face de uma criança, sobretudo na criança que carrego dentro de mim. Enquanto adultos, devemos ser crianças sem sermos infantis.
Ofereço esta flor ao leitor generoso que chegou até aqui. Não é linda?

Walter Luis Bastos Doege
Médico, psiquiatra, psicanalista e astrólogo amador.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Walter Luis Bastos Doege   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa