Menu

Psicanálise e Reencarnação

Atualizado dia 5/20/2006 5:35:36 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na abertura deste terceiro milênio as ciências, de um modo geral, avançam abrindo caminhos nas suas respectivas áreas de conhecimento. A psicanálise, através da regressão a vidas passadas, segue o seu rumo na investigação do inconsciente humano além da vida intra-uterina. O uso desta técnica vêm, nos últimos anos, tornando-se um importante instrumento terapêutico para a cura das psicopatologias não estuturais. No entanto, a psicanálise de orientação reencarnacionista, reconhece a importância que significam na vida de uma pessoa, as experiências da infância e a educação transmitida pelos seus responsáveis diretos como fatores que poderão alterar ou não o padrão comportamental que trazemos conosco de outras vidas.

O psiquiatra Brian Weiss, em seu livro "A cura através da Terapia de Vidas Passadas", aborda este tema de uma forma lúcida e objetiva: "Quando o sofrimento na infância não foi resolvido e emerge no adulto, pode produzir uma infinidade de sintomas, incluindo culpa, vergonha, depressão, baixa auto-estima e comportamentos auto-destrutivos. Comportamentos infantis como pirraça, acessos de raiva e excessiva carência afetiva são engatilhados pela criança interior. Se esse mecanismo não é trazido à consciência, o comportamento desajustado que o paciente sofreu na infância pode se voltar contra ele mesmo ou outras pessoas. Os filhos do próprio paciente são especialmente vulneráveis. Descobre-se com frequência que um pai que maltrata suas crianças foi ele próprio vítima de maus tratos na infância".

O inconsciente é uma maneira de descrever o modo como a mente filtra o pensamento. Questões problemáticas ou não resolvidas do passado ficam armazenadas no inconsciente e são frequentemente revisitadas. Sem perceber ficamos repetindo o passado na tentativa de corrigi-lo. Por isso é importante conhecer o inconsciente. Sem esta percepção "estaremos sempre ouvindo, mas nunca entendendo" porque algumas coisas muito importantes que precisamos compreender estão ocultas no porão da nossa mente.

A psicanálise de orientação reencarnacionista, portanto, considera a importância da educação na relação pais (ou substitutos) e filhos e reconhece esta relação como sendo imprescindível na compreensão da existência das leis cármicas no sentido das motivações que levam à formação de um grupo familiar de espíritos reencarnados.

É através da análise do problemático conteúdo infantil da vida atual do paciente, onde encontram-se depositadas as suas dores e sofrimentos, que o profissional dirige o foco da sua atenção, trazendo para o presente e para a queixa principal do paciente o material oriundo da técnica investigativa da "associação livre". E, ao considerar como prioridade o encaminhamento de soluções que minimizem o sofrimento desta pessoa, a psicanálise de orientação reencarnacionista busca no seu inconsciente informações que digam respeito, inicialmente à sua vida atual, para depois, na sequência do tratamento, estabelecer relações com o material informativo de vidas passadas. Entendemos que somente desta forma, trazendo o passado para o presente, é que realmente conseguiremos ajudar as pessoas a se conhecerem melhor.

Com relação ao necessário preparo de quem trabalha com a investigação do inconsciente humano visando a cura, a terapeuta Silvana Giudice em seu último artigo no STUM, intitulado "Terapeuta também precisa fazer terapia?", com muita sensibilidade e consciência profissional, descreve a sua maneira de pensar e analisar a situação: "Em primeiro lugar somos todos humanos. Passíveis de erros, acertos, ilusões, raiva, ciúmes... Não somos "onipotentes" por sermos facilitadores para que o outro se reconheça. Talvez a diferença é que o terapeuta está, ou deveria estar, mais "vigilante de si próprio". A terapia só é verdadeira quando passamos verdade para o paciente", conclui.

As fábulas possuem a magia de levar-nos à reflexão sobre a nossa própria existência, ou nos remetem à reflexão sobre temas polêmicos da vida em sociedade. A fábula que será apresentada a seguir, de minha autoria, descreve o encontro entre um homem e um tatu. O resto deixo para que os leitores tirem as suas próprias conclusões e façam as suas próprias interpretações a respeito:

À BEIRA DA TOCA

Homem: Bom dia seu tatu, como tens passado?
Tatu: (seu instinto de defesa é acionado e suas garras cravam o fundo da toca e, freneticamente, começam a cavar).

Homem: Não te estresses tatu, sei que estás aí pois não costumas sair durante o dia.
Tatu: (pensativo...) Que bicho chato!

Homem: Tenho uma dúvida, tatuzinho, e gostaria que tu respondesses a minha pergunta: como te sentes aí dentro desse buraco?
Tatu: (Pensativo...) E como ele se sente lá fora?

Homem: Disseram-me que tu tens uma vida ordinária aí dentro e que tu sofres muito, é verdade?
Tatu: (pensativo...) Ele quer me induzir para que eu saia e prove a minha liberdade de ir e vir. E aí ele "crash", me apanha! Mais uma artimanha do bicho-papão!

Homem: E aí bicho tatu? Estou ansioso, preciso levar a resposta ao conhecimento da humanidade.
Tatu: (falando...) Cai fora, bicho esquisito! Minha espécie sobrevive há milhares de anos evoluída pela sabedoria da natureza!

Homem: Última chance, bicho tatu, porque se não me alimentares filosoficamente, o farás no forninho do fogão lá de casa!
Tatu: (pensativo...) Eta! Tava demorando... Este é o bicho homem que eu conheço!

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa