Menu

Psicanálise e Reencarnação: Como é possível?

Atualizado dia 3/9/2007 1:55:57 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Psicanálise e Reencarnação: Como é possível na prática consultorial?
Esta, na íntegra, foi a pergunta de Luiz Felipe enviada a mim por e-mail.

Em resposta ao seu inteligente questionamento, informo-lhe que a metodologia da Psicanálise Clínica e Regressiva de Orientação Reencarnacionista não foi criada por mim, eu apenas desenvolvi um método, cuja a técnica, na sua origem, foi criada por Freud e seus seguidores. Não sou criador de nada, apenas idealizei e elaborei um método baseado em um conhecimento pré-existente e adaptado a uma tese (seria teoria?) milenar: a tese das vidas sucessivas, a reencarnação, que encontramos no Espiritismo como referência na cultura religiosa brasileira e mundial.

O método é simples, não tem nada de sofisticado ou enigmático. Apesar de ter na ciência espírita a sua referência, não é um método doutrinador no sentido da religiosidade, nem tampouco cientificista no sentido da psicanálise vista como ciência. Contudo, é um método que ao mesmo tempo que separa, no sentido de respeitar e preservar a integridade destas duas áreas do conhecimento, procura estabelecer, através das informações que emergem das "associações livres" e das regressões, elos de ligação(conexões) entre um conhecimento e outro.

E a técnica psicanalítica é de suma importância no processo investigativo do inconsciente relacionado à queixa do paciente. Tanto no que diz respeito ao aqui e agora da vida atual, como no que diz respeito às informações que emergem das experiências regressivas, pois é o terapeuta que coordena e, às vezes, interpreta tal conteúdo, cabendo ao paciente fazer a sua elaboração. Tudo, como a própria psicanálise, simbolicamente orienta, "é um jogo de quebra-cabeças cujas peças devem ser reunidas..."

Luiz Felipe, entre a psicanálise e a tese reencarnacionista, existe um vazio que está sendo, digamos, preenchido pela expansão consciencial que é o objetivo principal do método, que sem maiores pretensões revolucionárias, procura estimular o paciente a conscientizar-se de que além da provável origem das suas dores camufladas em sintomas, está o aspecto do autoconhecimento sob o prisma da transcendência.

Desenvolvi a metodologia da Psicanálise de Orientação Reencarnacionista, baseada em estudos e formações no âmbito das ciências oficiais que abriram-me os horizontes para o conhecimento. E também baseada em leituras, estudos e experiências no âmbito da terapêutica espírita que ampliaram esses horizontes no sentido da minha própria expansão consciencial.

No entanto, não me sinto como um "iluminado" em missão especial entre os homens. Apenas percebo que o método fluiu, flui e continua fluindo, indefinidamente. Aperfeiçoando-se, porque em ciência nada é estanque ou definitivo. O que hoje podemos achar que é algo acabado, perfeito, amanhã outro encontrará o fio da meada e continuará a pesquisa, aprimorando o método. Temos que ser humildes para compreender que o conhecimento a ninguém pertence.

Contudo, posso afirmar convictamente, que o método é moderno, seguro e ágil no sentido da investigação das origens dos transtornos neuróticos, e que, por não se tratar de um método focado somente na regressão, a técnica psicanalítica é amplamente utilizada em todo o processo terapêutico.

Para finalizarmos, meu amigo, a Psicanálise Clínica e Regressiva de Orientação Reencarnacionista não tem como meta separar ou unir ciência e religião sob o aspecto doutrinário, e sim, aproximar um pouco mais a ciência da reencarnação sob a ótica natural da Lei da Evolução e da Lei de Justiça e Amor.

Fraterno abraço!
Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa