Menu

PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

Atualizado dia 7/3/2017 4:08:39 PM em Autoconhecimento
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os templos eram hospitais e, médicos, sacerdotes psicólogos. Os atuais terapeutas: Theo(deus), phia (caminho). Caminho que leva a Deus, uma unidade que existe em nós, a deidade que existe em todos, estes saberão conduzir os sintomas clínicos em união com ações sociais, ambiental e espiritual... Não somente a OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como uma ausência de doença e sim um bem-estar bio-psico-social-espiritual, como também o DSM (Manual Diagnóstico Estatístico das Desordens Mentais, desde a edição de 1994, inclui a espiritualidade entre as condições que podem ser foco de atenção clínica.

A Psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais, afetivos e comportamentais humano. Em Grego: Psico (alma e atividade mental) - Logia (estudo). Sendo assim nas primeiras definições da Psicologia, abordava-se como estudo da alma e atividade mental.

Espiritualidade não é definida como religião e, sim, a conexão que se faz com o todo. Espiritualidade é o indivíduo, a criatividade, a experiência afetiva, os grupos de livre escolha, as celebrações como também a consciência ecológica que autentifica que todas as partes estão em união com a totalidade. Espiritualidade é a libertação do imediato, do concreto e sabiamente Jung definiu: A espiritualidade genuína é parte da psique humana.

A Psicologia como ciência é uma atividade espiritual, porque se aplica de modo imaterial, sem as amarras do tempo e espaço aos seus objetos: mente, afeto e comportamento. No séc XVI e XVII, a noção de um universo orgânico, vivo e espiritual, foi substituída em partes separadas. Surge o novo paradigma, que na verdade sempre existiu, resgatando a união do oriente com o ocidente da não separatividade entre a ciência, espírito, filosofia e arte. A consciência da interdependência do micro e macro cosmo veio a reforçar nos estudos atuais que nada está separada do todo, segundo a física quântica. A espiritualidade não apenas deverá tocar o sagrado, mas também a matéria e a própria existência. Está presente no desenvolvimento do ego, conduzindo a ponte em harmonia entre corpo, mente e espírito. Assim podemos compreende o que escreveu o poeta Himenedes:

" ..Eu não sou eu, Eu sou alguém que caminha ao meu lado, E permanece em silêncio quando escuta a mim. E perdoa o gesto quando estou irado, E segue sereno quando estou aflito, sofrendo. E estará de pé, quando eu tiver morrido. Eu não sou eu. Eu sou alguém que caminha ao meu lado. E tu conquistarás as vitória sem todas as minhas batalhas. Seja feita a vossa vontade..."

QUE TODOS SERES SEJAM FELIZES, PRESENTES. QUE TODOS SEJAM UM!

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa