Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Psicologia
Psicoterapia com Adolescentes

Psicoterapia com Adolescentes

por Ana Maria Guardado

Ser adolescente não é fácil. Além de ser a transição entre a fase infantil e adulta é a fase das descobertas e mudanças. Há mudança no corpo, há o primeiro amor, a descoberta do sexo, pode ser que nessa fase também haja a descoberta das drogas.
Os pais que não deram limites quando o filho era criança terão maior dificuldade de dar limites quando eles forem adolescentes. 
É bom orientar os filhos em relação à sexualidade, muitas adolescentes ficam grávidas e muitas, inclusive, assumem o filho sozinhas.
A personalidade do adolescente não está completamente formada, ele está experimentando o mundo. Nessa época, ele tem que tomar decisões em relação à profissão, ao parceiro, viagens...

Caso clínico:

Maria* me procurou com 17 anos porque descobriu que estava grávida do seu namorado de 19 anos. Ela está no segundo ano do segundo grau. Quando me procurou estava muito sensível e perdida. Com o tempo fui trabalhando com ela suas questões, até exercícios corporais que a ajudaram  na gravidez e ela foi se sentindo mais segura e confiante.

Hoje ela mora com seu namorado e seu filho acaba de nascer. Não largou seus estudos, está feliz com seu bebê e com seu relacionamento.
Quando entrou no meu consultório era uma menina e hoje é uma mulher que estuda, cuida da casa e do bebê. Seu namorado e sua família a apoiaram, o que ajudou bastante.

A terapia ajudou ela a ter confiança e a se tornar uma mulher, não foi fácil para ela pois em menos de 1 ano teve que assumir responsabilidades, morar com o namorado, ter um filho... mas a vida é assim! Crescemos com os desafios!

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 6
Atualizado em 10/10/2011

Veja também
A liberdade de ser próspero
Habilidades sociais fortalecem autoconfiança e autoestima
Respeito é o que pedimos: Respeito à natureza, respeito a si mesmo!
Como não sabotar a felicidade

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa