Menu

Qual a relação entre o fígado e os desequilíbrios físicos e emocionais?

Atualizado dia 7/29/2015 10:07:46 PM em Autoconhecimento
por Silvana Rangel


Facebook   E-mail   Whatsapp

O fígado é considerado pela Medicina Tradicional Chinesa como o órgão mais importante para a saúde da mulher e quando me refiro ao fígado estou me referindo também à vesícula biliar (responsável pela postura e tomada de decisões), dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões (flexibilidade), das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, é responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou pruridos vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência, mas seu papel mais importante é, sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional.

A estagnação do fluxo de energia do fígado frequentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira.

Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.

Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente, pois a repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção.

Os sentimentos, geralmente, fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva. Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado.

As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, “vista” seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol e pontos brilhantes que aparecem no campo visual.

A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. As unhas são manifestações externas das condições do fígado e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.

Bursites, tendinites, estiramentos e dores nos joelhos também são sinais de comprometimento da energia do fígado.

Muitos quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados à vesícula biliar, bem como todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo.

Evite intoxicar-se principalmente com raiva, mau humor, alimentos gordurosos, substâncias químicas e vida sedentária e estressante.

Paz, luz e sabedoria!

www.silvanarangel.com.br




Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Rangel   
* Coach & Mentor * Consteladora familiar * Psicoterapeuta holística * Mestre em Reiki * Natuterapeuta * Fitoterapeuta * Mestre em Ho´oponopono * Operadora de mesa radiônica * Prêmio Profissional do Ano - Qualidade e Excelência Brasil 2015 * Comenda Honra ao Mérito - Comendadora Dra. Silvana Rangel Guedes Ribeiro
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa