Menu

QUAL É O SEU TIPO? TIPO 5 - CIENTÍFICO

Atualizado dia 6/12/2009 11:35:28 AM em Autoconhecimento
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades. Convida-nos a voltarmos a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas para o que nos motiva a agirmos de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estarmos presentes no mundo, nossa participação nos grupos e nossa filosofia de vida.

É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do “nosso tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.

Um convite carinhoso para autoavaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.

Qual a tarefa para cada tipo psicológico?

1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence; somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações.
2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.

Tipo 5 - Científico

A principal característica deste tipo é o idealismo e a tarefa principal da busca imparcial do conhecimento concreto e objetivo. Quer conhecer a estrutura e função do mecanismo cósmico, tanto em seu amplo contexto como em seus menores detalhes.

Em suas emoções, esse tipo parece ser frio, insensível. Freqüentemente demonstra dificuldade em expressar o afeto. No entanto, se o observarmos mais atentamente poderemos perceber, em muitos casos, que isso só ocorre devido ao fato de que toda a sua capacidade de sentir e devotar todo seu amor – que pode ser grande – está direcionada para objetivos impessoais.

Ama apaixonadamente a verdade, ambiciona o conhecimento acima de tudo e é apegado a idéias e teorias. As emoções e os sentimentos são impessoais e direcionados para finalidades intelectuais.

Sua inteligência está sempre investigando, questionando, resolvendo problemas, procurando, pesquisando, experimentando, provando e descobrindo. Possui uma capacidade particular de atenção prolongada e concentração mental, perseverança incansável em sua pesquisa, exatidão meticulosa e uma habilidade admirável de peneirar dados.

Sua intuição, que é viva e ativa, pode ficar sufocada pelo excesso de atividade mental.

Os desafios s serem vencidos são:
- personalidade extremamente dominada pela mente concreta;
- visão puramente materialista e analítica;
- criticismo destrutivo;
- orgulho mental;
- arrogância;
- concentração exagerada e pedante em detalhes.

Quando incluem em sua vida outros aspectos - emocional e espiritual - apresentam a verdadeira humildade nascida da compreensão do mistério da vida, uma absoluta honestidade e uma abertura mental que o tornam prontos a admitirem seus erros, desistirem de uma teoria quando os fatos a invalidam.

As ocupações convenientes a esse tipo podem ser divididas em duas classes: a direcionada à conquista de novos conhecimentos e a que tem o objetivo de transmitir e divulgar o conhecimento existente.

O mútuo controle e equilíbrio do intelecto e do amor e sua justa cooperação são portanto essenciais, tanto para a vida individual harmoniosa, como para a ação benéfica em relação aos outros.

O Tipo Científico precisa integrar-se com as qualidades que estão desenvolvidas nos Tipos Amoroso e Criativo.

São sete tipos psicológicos. Em cada um de nós há uma mescla dos sete tipos e um é o predominante. Podemos, por motivos externos, passarmos a agir como outro tipo psicológico por defesa, para agradar, ser aceito, reprimir ou ocultar nosso tipo “original”.

Observe seu comportamento no lar, com a família, no trabalho, socialmente e, principalmente, seu modo de pensar e tomar decisões.

No próximo artigo você conhecerá o Tipo 6 - Devoto-Idealista.

Abraço fraterno!

Ivete Costa
Self Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal - Psicossíntese - Florais de Bach
Atendimentos individuais, grupos e in company
link
11 2046-7227 e 8803-4140

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa