Menu

Quando a vida diz não

Atualizado dia 11/5/2015 10:22:58 AM em Autoconhecimento
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dia, fomos crianças. E como as crianças reagem, quando são contrariadas? Umas, batem o pé. Protestam. Brigam. Outras, se calam… mas, por dentro, odeiam. Querem matar. Raras são aquelas que levam numa boa…

Hoje, nós somos adultos. Crescemos. Adquirimos pelos, rugas, cabelos brancos, quilômetros rodados, algumas vitórias, e muitas desilusões. A vida nos contraria, a todo tempo. Seja porque nosso amado não responde da forma como gostaríamos. Seja porque os projetos não vão para frente. Ou, às vezes, nem mesmo conseguimos projetar alguma coisa. Ouvimos muitos nãos. Não de alguém querido. Não do bolso vazio. Não do corpo. Não do trabalho. Não até do caminho espiritual.

Almejamos a paz, o amor, a prosperidade, a iluminação, saúde, companheirismo, um trabalho que nos dê prazer, uma vida tranquila, seja lá o que for, assim como, algum dia, quisemos um brinquedo novo, ou o elogio do papai, o abraço da mamãe… E talvez a vida tenha dito: não!

Muitas pessoas adultas, mas muitas mesmo, reagem aos nãos da vida com a estratégia aprendida quando criança. Parte deste adulto parou no estado emocional infantil. Daquela criança que batia o pé. Ou se encolhia em si mesma, cheia de mágoa e projetos de vingança: um dia ela vai ver!

Inteligência emocional e libertação

Um dos maiores passos que alguém pode dar rumo ao seu próprio desenvolvimento como ser humano e como ser espiritual é olhar definitivamente para este lado birrento que talvez ainda exista em si. E o impulsiona a tomar atitudes e estratégias na vida somente para que esta criança seja vista, ouvida, validada. Esta criança não é mais você, mas você ainda continua buscando aprovação, conforto, proteção… seja nos seus relacionamentos, seja no seu trabalho, seja no seu caminho espiritual… E se você fugiu para dentro da caverna, talvez esteja revivendo aquela criança que não quis ou não soube como reagir. Lá atrás… muito tempo atrás!

O passado não existe. É passado. Embora, para o cérebro humano, tudo aquilo que é relembrado, pensado, se transforma no aqui e agora. Vira presente. Ou seja: você só não consegue se libertar do passado porque ainda tem fatos não compreendidos e não aceitos dentro de si. Consciente e inconscientemente, sua mente dá vida a eles. Dá vida aos fantasmas. E estes fatos não desgrudam de si porque existem mágoas, cobranças, dores.

Sentimentos e emoções plenamente corretos, pois você viveu situações onde houve feridas. E só você pode saber o grau das feridas que possui. Porém, isso já faz muito tempo, não é mesmo? Por isso, mais do que pensar e justificar a sua vida atual devido às heranças dolorosas do passado, é necessário reviver estas mágoas e dores emocionais, compreendê-las, e libertá-las. Nada é possível fazer pelo passado. O passado não pode ser mudado. Por pior ou melhor que ele tenha sido, não há nada a fazer. Busque terapia. Vá atrás de terapeutas que o auxilie a reviver estas emoções, em ambiente seguro, e liberá-las. Talvez você não saiba, mas tudo o que você atrai na sua vida tem a ver com os sentimentos que carrega em si. Se sente-se abandonado, atrairá relações afetivas que irão abandoná-lo. Se sente-se impotente, atrairá situações profissionais e financeiras que trarão situações complicadas, demonstrando que você não tem poder sobre nada. Se imagina ser doente – fisicamente, emocionalmente, financeiramente… atrairá inúmeras formas de doenças: do corpo, do bolso, das relações, da mente…

E isso não é ruim. Ao contrário. É ótimo. Embora num primeiro olhar pareça complicado, tal qual aquela prova de álgebra ou equação do segundo grau que não conseguíamos resolver na escola, é a grande oportunidade de olhar para o estudo que ainda não compreendemos, estudar, e tirar a nota média para passar na prova.

Isso se chama inteligência emocional: aprender a lidar com nossas emoções reprimidas. Que se transformarão em força e sabedoria, após “passarmos na prova”. Imagine você sabendo lidar com o seu medo de abandono? Medo da pobreza? Sentimento de exclusão? Vitimismo? Sensação de dependência? Confusão interna? Medo da raiva? Ou da morte? Ou das perdas?

Tudo isso se faz vivenciando as emoções. Não existe caminho intelectual para saber lidar com as emoções. Você é um ser que pensa, mas principalmente, um ser sensível. A sensibilidade tem sido muito desprezada neste mundo masculinizado, mental, pragmático, focado em metas, prazos e resultados… Se, por um lado, esta fase foi importante para alavancar o conhecimento e modernizar nosso mundo, por outro lado, acabamos castrando nosso lado feminino, sensível, intuitivo e emocional que, quando saudável, sabe lidar perfeitamente com as emoções. Sabe se conectar com a sabedoria universal. E sabe sorrir e aguardar, quando a vida diz não.

Quem sabe esteja na hora de equilibrarmos nossas polaridades? Aprendendo a lidar tanto com a mente racional, como com a mente emocional? Para, então, caminharmos para além desta mente, entendendo que emoções e pensamentos são volúveis, mutáveis, instáveis… e que talvez possa existir algo além disso, infinito, presente, estável… nosso verdadeiro ser, onde o espírito repousa eternamente em si mesmo…

logo alex possato 4

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa