Menu

Quando mente e coração se tornam aliados

Atualizado dia 11/25/2015 10:36:16 PM em Autoconhecimento
por Inteligencia Integrativa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Faz alguns séculos que estamos mergulhados em um processo de separatividade. Vivemos muito fortemente a dualidade sem perceber que são pólos de uma mesma Unidade.
Separamos o bom de um lado e o ruim de outro. Colocamos o certo para cá e o errado bem longe. Tudo baseado em nossa percepção e nossas crenças do que está de um lado ou do outro, em relação à nossa visão de como o mundo funciona e nosso papel nele.

Uma das separações que mais têm causado problema é entre Mente e Coração. Para simplificar, neste texto, quando me refiro à mente, estou considerando o conjunto cérebro, mente e intelecto.
Parece-nos quase uma heresia querer colocar os dois juntos! Mente é aquele lugar quase sagrado onde tudo é decidido e conhecido. O grande chefe. Coração é um lugar que geralmente nos coloca em desvantagem, mais comumente frequentado por filósofos, poetas e pessoas apaixonadas!
Mente e coração são mutuamente exclusivos, ou seja, se seguirmos a orientação da mente, não há lugar para o coração e vice-versa. Claro, que na maioria das vezes consideramos mais seguro seguir a orientação da mente.
Só que as coisas não parecem estar dando muito, certo não é? Com todas as ferramentas e habilidades mentais não estamos mais felizes, temos mais clareza, tomamos decisões mais assertivas. Pelo contrário! Parece que o mundo exige de nós coisas que nos sentimos cada vez menos habilitados a oferecer.

Qual o papel desta mente? Receber informações, avaliar, memorizar, calcular, comparar, exigir. É capaz de coisas extraordinárias. Graças a ela você caminha, alimenta-se, lê, escreve, se comunica, dirige, estuda.
Mas da mesma maneira que executa coisas maravilhosas, pode executar coisas que acabam sendo prejudiciais, por exemplo quando estamos em estado de estresse! Quais as causas mais comuns de estresse?

Autojulgamento, julgamento de outros, medo, ressentimento, raiva, preocupação. Para citar alguns. Está na hora de percebermos que estes são sub produtos da avaliação, comparação, cálculo e exigência que nossa mente exerce quando fora do alinhamento com as altas frequências do coração. Como demonstram as recentes pesquisas sobre o papel do coração.

O programa que roda em nossa mente é mais ou menos assim: você se sente frustrado ou magoado pela atitude de alguém, aí você vai avaliar as falhas dela, se sente justificado em seus próprios sentimentos sobre a pessoa, começa a raiva e os pensamentos negativos começam a obscurecer sua visão da realidade.
Este é um programa que roda em loop, ou seja, roda e roda e a cada vez vai se intensificando mais e mais e contaminando sua visão até que as coisas parecem efetivamente muito piores do que na realidade são!

O segredo é não deixar que sua mente tome conta do processo e arraste emoções e pensamentos negativos por dias, semanas ou meses. A frequência do coração é muito sutil e inaudível diante da gritaria mental. Então silencie a mente, desviando sua atenção do desafio. É colocar sua mente em Estado Neutro, um tipo de parada. Isto não é jogar o desfaio para debaixo do tapete, é apenas silenciar para que outra inteligência tenha espaço.

Com um pouco de paz e silêncio, seu coração, que é muito inteligente, encontrará uma saída harmoniosa e eficiente. Aí, sim, em coerência com a mente, vai articular um procedimento adequado, sem que nos sintamos menosprezados, inferiorizados, raivosos, magoados, na situação de perda, seja ela qual for.

Então, antes de reagir ou sofrer por dias seguidos, pare, não deixe seu programa mental se apossar de você. Respire, vá para o coração, alinhe-se a ele. A rapidez com que a resposta virá depende de sua confiança neste processo e do quanto você já aprendeu a parar seu programa mental. Portanto, a pratica é importante.

Com os primeiros resultados, vem a confiança e mais resultados, até que isto seja um estado natural de Ser e Agir!

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Inteligencia Integrativa   
TANIA ORLANDO. Física formada pela Universidade Mackenzie. Formação em Liderança e Teoria U. Co fundadora do Instituto Inteligencia Integrativa. Foco na unificação de Ciência e Espiritualidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa