Menu

Quando o amor se disfarça de problema

Atualizado dia 11/19/2007 3:56:18 PM em Autoconhecimento
por Theresa Spyra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando estou trabalhando com constelação familiar sistêmica, percebo que algo muito mais forte está atuando sobre as pessoas envolvidas. Tão forte que as conclusões habituais que a mente costuma ter, não as tenho.

Clientes aparecem com várias questões: problemas de relacionamento, financeiros, mágoas, dificuldades profissionais, medo, até esquizofrenia e derrame... Olho para eles e não vejo pessoas com problemas. Não existem absolutamente problemas.

Sempre após o dia, vem a noite, e após a noite, vem o dia outra vez. Porém, sinto e respeito a dor que o cliente sente. Esta dor está ali simbolizando um profundo amor, e cabe a mim permitir que esse amor aconteça, durante o trabalho, e a dor seja aliviada.

O cliente pensa que existe um motivo racional para aquela dor, e geralmente existem culpados. Mas o universo pensa e funciona de jeito diferente: ele apresenta problemas nas vidas das pessoas para que elas possam olhar para os que foram excluídos em seu sistema familiar. Às vezes um filho abortado, às vezes um parente que, por ter tomado atitudes desonestas, ou por uma doença grave, foi afastado do seio da família. Às vezes alguém que cometeu um crime teve o seu direito de pertencer ao grupo familiar negado. E esta dor da exclusão não se extingue: passa de geração em geração, até que alguém com um poder de amar muito profundo acolha esta dor e assim, ele acaba honrando e acolhendo, de certa forma, a exclusão do passado.

Mas não é necessário manter a dor em si. A dor lembra que algo ocorreu e alguém foi esquecido. É incrível como existem pessoas esquecidas em cada sistema familiar! Todas elas clamando por serem lembradas e pedindo o seu direito de pertencer àquele grupo...

Por isso, olho muito além da dor e do problema do cliente, já que ele não representa exatamente um problema, mas sim, uma oportunidade do cliente demonstrar o seu grande amor a um antepassado. E busco, intuitivamente, perceber onde existem esses buracos provocados pela exclusão. E sempre eles aparecem, durante a constelação. E então, uma explosão de emoção e energia toma conta dos participantes.

E trabalhamos para que os excluídos sejam aceitos. Assim ocorre o reencontro do cliente com o seu sistema e a dor automaticamente cessa.

É isso que chamamos alma, em constelação familiar sistêmica: uma informação que percorre todo o sistema familiar, despersonalizada, não individual, com uma lógica muito diferente da lógica que a mente humana acredita: ela avisa às pessoas que necessitamos perceber, em primeiro lugar, os excluídos. Olhar para eles, aceitá-los, não importa o que tenha acontecido. Olhar sem julgamento, sem dizer que alguém é culpado, sem falar que existe o certo e o errado. Ir além da mente que julga e condena. Somente assim conseguimos mudar nosso destino, cicatrizar nossas feridas e amar profundamente o outro. Este é o único caminho para a paz de espírito: o amor profundo que transcende os conceitos de justiça, de certo e errado, de problemas, doenças e morte. Um amor que pode abraçar o útil e o inútil, o rico e o mendigo, o doente e o são, o honesto e o desonesto, o vivo e o morto... Tudo está em nosso sistema.

Assim, abençoadas as dores e os problemas que nos lembram de amar os excluídos e nos dão a chance de libertar-nos do sofrimento, reconhecendo e abraçando o próximo...

Theresia
Terapeuta e facilitadora de constelação familiar sistêmica
www.nokomando.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Theresa Spyra   
Theresa Spyra é alemã, trainer e terapeuta com especialização em constelação sistêmica familiar, organizacional e estrutural. Estudou com a também alemã Mimansa Erika Farny, pioneira na introdução do método sistêmico de Bert Hellinger no Brasil, e aprofundou-se nos sistemas estruturais e organizacionais, com estudos no Brasil, Alemanha e Suíça
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa