Menu

Quando tudo vai mal, o que preciso fazer em primeiro lugar?

Atualizado dia 10/15/2006 3:25:45 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando tudo vai mal damos uma brecha para entrar dentro de nós, dois comportamentos extremamente prejudiciais: primeiro a reclamação que somente nos traz mais e mais energias negativas, e depois a auto-depreciação que como uma auto-punição mina a nossa auto-estima e acaba com nossa percepção refinada sobre o mundo.

Junior, um rapaz de 25 anos, chegou exatamente com esses sintomas: baixa auto-estima, processo de autopunição, medos e muita insegurança. Sua história talvez não seja tão diferente da maioria das pessoas. Estava desempregado, sem dinheiro, não era casado mas tinha um filho; seu comportamento era de reclamar muito, de não acreditar, de achar que só a parte espiritual lhe daria estabilidade na vida; nervoso, tenso e sem nenhuma perspectiva de melhora, as coisas iam de mal a pior.

O que fazer, então? Primeiro descobrimos como foi cultivada a sua personalidade: uma infância cheia de “não posso”, ”cuidado”, ”você não faz nada direito”, ”isso é conversa de gente adulta”, ”você não sabe nada”... Certamente essa lavagem cerebral mais uma péssima educação emocional causou esses gravíssimos problemas de conduta que agora contribuíam para o total desequilíbrio financeiro, emocional e espiritual.

O que fizemos, então? Mudar hábitos foi a primeira coisa: eliminar as atitudes de irresponsabilidade e tentar entender que tudo na vida tem um preço. Isso requer maturidade. Lembrei a ele que cada escolha promove um trajeto diferente; assim como ele escolheu a vida mais fácil, barzinhos, amigos, música, o “destino” final era o que estava ocorrendo atualmente, se ele tivesse investido mais em si, as coisas seriam diferentes.

Depois disso lembrei-o da eliminação da reclamação, pois isso somente atrai mais e mais situações e oportunidades negativas. Como sempre digo: desgraça nunca vem sozinha. Melhorar o humor, saber lidar com as pessoas, conversar melhor, isso é investir em si. Fiz com que ele usasse todos os dias o CD de mentalização para criar uma sintonia com a abundância que Deus quer para ele. Criar confiança montando um plano de vida, onde esteja escrito o que quero, que talvez seja a pergunta mais difícil de se responder, como posso atingir o que quero, quais as ferramentas que ele possuía para isso e os planos e estratégias para se obter sucesso; além, é claro, de colocar uma data para isso se realizar.

Fizemos isso durante 6 meses e imaginem só? Nada e nada.

Você ficou perplexo? Eu não. Junior não queria mudar. Mas sabe por que? Porque daquela maneira como tudo estava, era simplesmente cômodo e não exigia esforço nenhum de crescimento; afinal ele vivia com o pai que o sustentava, o seu filho vivia com a avó, ele podia sair todas as noites, não precisava trabalhar, afinal, seu pai lhe financiava as necessidades. Então para que mudar?

Realmente, nesses 6 meses ficou nítido que todos os esforços foram em vão. Mas, para minha surpresa, depois de mais alguns meses Junior retornou. Sua vida havia mudado repentinamente! O que será que havia acontecido?

Sempre acreditei que a vida de alguém poderia mudar de um momento para o outro. Afinal, a vida é assim. Não foi tão difícil saber: seu pai havia falecido. Junior agora estava SEM o seu ponto de apoio, e agora as coisas teriam realmente que mudar.
Naqueles meses testemunhei a luta de alguém que drasticamente tinha que crescer. Ele seguiu ponto a ponto as regras da vida: melhorou, cresceu e hoje toma conta dos negócios do pai, casou-se e constituiu família. Ainda enfrenta os problemas de insegurança e coisas do tipo, mas vem fazendo progressos visíveis.

Portanto, existe um ingrediente essencial para mudar, sair da acomodação: realmente QUERER. O resto, nós temos o poder de despertar, como: confiança, fé, coragem. Esses atributos fazem parte de nosso espírito.

Mas deixo aqui uma mensagem importante: elimine a acomodação antes que o Universo faça isso por você da maneira mais dolorosa. Como disse Junior em uma das sessões: "Eu amaria que meu Pai pudesse me ver hoje! Como pude fechar meus olhos para o meu crescimento?". Com um leve toque em seu ombro, repondi: "Calma, seu pai está vendo sim e mais, está torcendo por você."

Assim como as pessoas que estão lá em cima torcendo por você, nós aqui estaremos semore torcendo pelo seu sucesso!

Abraços e muita paz!

Vote em nosso artigo e se quiser mandar uma sugestão ou história pessoal estamos aguardando com muito carinho.

Dr.Paulo Valzacchi
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
[email protected]
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *
-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 37


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa