Menu

Quantas vezes perdoar???

Atualizado dia 11/17/2006 11:09:30 AM em Autoconhecimento
por Maria Silvia Orlovas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Renata chegou ao meu espaço muito triste com sua vida e com os fatos que estavam acontecendo. Logo foi me dizendo que não agüentava mais traição. Que já havia perdoado o marido várias vezes e que estava sofrendo muito. Na verdade, ela queria saber por que sempre tinha que perdoar. “Parece que todas as vezes em que eu perdôo as coisas voltam a acontecer. Não sou respeitada e sofro demais com isso”, disse ela num desabafo.

Na vida passada apareceu uma moça vivendo numa casa de campo. Visivelmente, estava triste, cercada de crianças e cheia de ocupações. Os sentimentos que brotavam de Renata eram de revolta e desconforto, enquanto as imagens iam mostrando o sofrimento daquela moça que fora em vidas passadas.

Seus dias eram longos, sempre cuidando das pessoas. O marido não se importava com ela nem com os filhos, mas como fora educada para suportar o casamento, ela ia levando tudo como uma grande obrigação. Internamente sentia-se fraca porque não podia reagir. Naquela época as mulheres não tinham escolha. Casavam-se muito jovens e se submetiam aos mandos e desmandos dos maridos e da sociedade. Assim, quando o marido de Renata foi embora com uma outra mulher, ela se sentiu totalmente derrotada tendo que voltar com os filhos para a casa dos pais. Ela era a culpada pelo desafeto e irresponsabilidade do marido.

Enquanto narrava as cenas que se descortinavam na tela mental, Renata soluçava baixinho e quando finalmente voltamos ao mundo atual, parecia mais tranqüila quando disse: “Maria Silvia, é incrível, mas tudo se repete agora. O tempo todo procuro entender as pessoas e só me magoo cada vez mais. Não faço nada para receber tanta ingratidão. Sou uma pessoa boa”, disse ela desabando em lágrimas, logo completando o seu pensamento dizendo: “Não foi só com meu marido que a traição aconteceu, mas na minha família, com minha irmã. Parece que só no meu trabalho as coisas dão certo, lá eu sei colocar limites”.

Nesse momento, expliquei para Renata que o que estava faltando em sua vida era mesmo colocar limites. Claro que devemos exercitar o perdão, porque perdoar nos liberta, mas se as pessoas fazem as mesmas coisas uma, duas, três vezes estão abusando da nossa compreensão, dos nossos bons sentimentos e da nossa parte estamos sendo omissos.

“Você quer dizer que estou permitindo que essas coisas continuem acontecendo comigo?”

“O que você acha?” Devolvi a pergunta porque percebi que ela estava trazendo do fundo de sua alma uma explicação muito importante para a vida dela e que não me cabia dizer o que ela deveria fazer, mas ajudá-la a se compreender.

“Acho que eu permito esse abuso”, disse ela em lágrimas, mas mais aliviada.

“Então, é só não permitir novamente que as coisas magoem você. Não é?”, perguntei, sugerindo que Renata firmasse o compromisso de crescer, assumir-se, cuidar-se e proteger-se. Porque muitas vezes queremos que as pessoas façam isso por nós deixando de cuidar da nossa própria caminhada.

“Maria Silvia, não sei se vai ser fácil tomar essa atitude, mas acho que chegou a hora, não é?”

Renata saiu do nosso encontro mais fortalecida, mas eu sabia que o caminho pertencia a ela. Num processo profundo de autoconhecimento, compreendemos muitas coisas do nosso caminho, mas a vida a seguir depende de nós, de nosso comportamento e das constantes escolhas.

Explico sempre para meus clientes e alunos que precisamos mudar nossa vibração. Em alguns momentos, somos mesmo vítimas de situações do destino que vêm para aprendermos, mas depois é seguir e se libertar. Nessas horas, investir no caminho espiritual é fundamental, freqüentar grupos, ouvir as pessoas, fazer cursos é bem importante. Assim, se você está “perdoando” demais, veja que se você não coloca limites nas suas relações, as pessoas acabam se perdendo e transgredindo limites. No amor, o limite também é fundamental. Observe até que ponto você quer se abrir e até que ponto você pode se doar...

Como os Mestres ensinam, você encarnou para descobrir quem você é... Você é o seu maior compromisso.

Se você deseja aprender mais de si mesmo informe-se do Grupo de Meditação que a Maria Silvia coordena.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 314


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Silvia Orlovas   
Maria Silvia Orlovas é uma forte sensitiva que possui um dom muito especial de ver as vidas passadas das pessoas à sua volta e receber orientações dos seus mentores.
Me acompanhe no Twitter e Visite meu blog
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa