Menu

Quanto menos purpurina melhor

Atualizado dia 5/20/2007 9:43:50 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

A ostentação e a luxúria são fantasias humanas que não pertencem às dimensões superiores da espiritualidade. Assim também como não pertence toda e qualquer projeção do nosso eu exibicionista e orgulhoso. O luxo é um atributo ou uma opção, tão e somente, da condição humana encarnada.

A espiritualidade superior é um reflexo exato da potencialidade do espírito despojado de todas as suas fantasias de grandeza ou de riquezas mundanas. Títulos, status social, superioridade intelectual, formação acadêmica superior com PHD satisfazem mais ao ego do que propriamente garantem um "passaporte para o céu".

"Quem poderia melhor do que eu, compreender a verdade dessas palavras de Jesus: Meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo se eu não compreendesse? O que foi que eu levei comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente, nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, rainha pensei chegar no reino dos céus. Mas que desilusão! E que humilhação quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive que ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre. Só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra! Para preparar um lugar neste reino são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes."
"Uma rainha da França", capítulo II do Evangelho Segundo o Espiritismo.


No livro "As Dores da Alma", Francisco do Espírito Santo Neto, pelo espírito Hammed, aborda o tema "Egoísmo" com muita lucidez: "A indiferença e a frieza emocional, a apatia e o apego patológico, bem como o distanciamento das privações dos outros, são características marcantes das criaturas que alimentam uma paixão egoística pelos bens materiais. O trabalho interior sempre melhora a qualidade de nossa vida, pois passamos a conhecer a nós mesmos e o universo como um todo, visto que somos levados também por um propósito precípuo cuja função é a de aprender a amar incondicionalmente. Procuremos então viver, não como proprietários definitivos de nossas posses, mas apenas como usufrutuários delas. Em síntese, o altruísmo é o amor desinteressado, resultado do "enriquecimento da vida interior", enquanto a avareza é filha da "pobreza do mundo interior", acarretando uma desumanização e uma obstrução da capacidade de amar."

Encontramos em "Vinhas de Luz", de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel, uma referência sobre a necessidade de servir em silêncio e com amor: "Aprende que o servidor sincero de Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais no divino silêncio do espírito. Vai e serve. Não te dêem cuidados as fantasias que confundem os olhos da carne e nem te consagres aos ruídos da boca. Faze o bem em silêncio. Foge às referências pessoais e aprendamos a cumprir, de coração, a vontade de Deus! Auxiliemos em silêncio, entendendo a situação de cada um, temperando a bondade com a energia, e a fraternidade com a justiça. Ouçamos a sugestão do amor a cada passo, na senda evolutiva. Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor."

O nosso verdadeiro tesouro, portanto, não é aquele que quando encontrado, reluz que nem ouro ou diamante, mas aquele que quando descoberto em nosso interior, brilha natural e intensamente envolvendo-nos com o seu manto protetor. Seu nome? É simples: feche os olhos, eleve o pensamento e descubra-o você mesmo!

Não desespere quando a vida fere
E nenhum mágico interferirá
Se a vida fere com a sensação do brilho
De repente a gente brilhará...
"Realce", Gilberto Gil

Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa