Menu

Quanto o medo de falhar está te impedindo de mudar de caminho?

Atualizado dia 1/31/2020 5:55:28 AM em Autoconhecimento
por Dulcineia Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Cacorrafiofobia". Já ouviu esta palavra antes? Pois é, é o medo extremo de falhar. O medo de falhar acomete a muitos de nós. O medo em si não é o problema - o problema é quando ele começa a nos imobilizar, nos impedindo de tentar coisas novas, de arriscar, de mudar de caminho, de manifestar ideias.

Há alguns anos assisti uns vídeos de um empresário americano chamado Tai Lopez. Meu marido assistiu um dos vídeos e disse: "não vejo nada que ele esteja dizendo que você já não saiba". Na verdade, o que eu realmente aprendi com o Tai Lopez não estava diretamente inserido no conteúdo.

A primeira coisa foi a maneira com que ele lidava com os erros: se caía algo no chão, ele não parava o vídeo, ou editava. Ele deixava aquilo ali, tranquilamente. Se a garganta coçava, ele bebia um copo de água na frente da câmera e continuava discorrendo sobre o assunto.

A verdade é que erros fazem parte da vida, mas nós não somos treinados a aceitá-los. Nós temos a tendência a buscar a perfeição, e isso causa muito frustração, porque a falha está intrinsicamente ligada à nossa natureza humana. A criatividade passa pela aceitação do erro, aceitação do que não é perfeito, e às vezes do que não é considerado belo. A perfeição só existe no mundo das ideias, e a partir do momento em que você faz um movimento para materializar uma ideia, está abrindo mão da perfeição. Lembrando que buscar excelência é diferente de buscar a perfeição, o que nos leva a outro tópico.

A outra lição que aprendi assistindo aqueles vídeos foi o começar simples, usando as ferramentas que você tem disponíveis. Tai Lopez grava os vídeos sentados em frente à sua prateleira cheia de livros. A luz não é perfeita, o ambiente não é perfeito. Se ele está viajando, grava os vídeos com o seu iphone, bem no estilo "o que vale é a mensagem".

Até que ponto a sua busca por excelência está impedindo você de começar um projeto? Por que não começar pequeno e ir aprimorando com o tempo, à medida que você vai adquirindo habilidades, público, recursos? Que tal começar como um hobby, simplesmente para dar o primeiro passo e sair do ponto zero?

Em Coaching, orientamos as pessoas a dividirem um grande projeto em passos pequenos, de maneira que aquele monstro gigante fique menor e você consiga lidar melhor com ele. Serve pra tudo - mudar de área, por exemplo: você pode começar a trabalhar em outro departamento meio período uma vez por semana e ver como se sente.

A terceira e última lição vem justamente do que o meu marido criticou: talvez realmente não tivesse nada de excepcional naqueles vídeos, embora eu deva dizer que sempre anotei o nome de um livro ou conceito novo - a palavra "cacorrafiofobia", por exemplo, eu aprendi lá.
Mas o ponto é que ele não estava interessado em ser único, ou em dizer coisas inéditas. Ele estava focado em trabalhar no que ama (fez do seu amor pela leitura o seu trabalho) e em compartilhar o seu aprendizado.
Este é outro ponto: tudo que vem de você vai ser de alguma forma inédito, porque vai ser processado por você, e você teve experiências únicas. O seu produto vai ser sempre original. A ideia de "já tem muita gente fazendo isto" não deveria nos impedir de fazer nada.

E, então, o que você pode começar a fazer HOJE em direção ao que você quer? Lembre-se, um passo pequeno é o que basta para começar o movimento e já vai mudar seu estado interno de "frustração" para "olhe o que eu consegui!", e este estado de espírito vai lhe impulsionar a dar o segundo passo.
E, de repente, você verá que de passo em passo chegou lá!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dulcineia Santos   
Terapeuta holística, coach e autora do livro "A Namorada do Dom", que pode ser adquirido por email. Qualificada autorizada da ferramenta MBTI® pelo Myers-Briggs Foundation na Florida, USA. Estudou Antroposofia por 3 anos na Suíça. Assine o canal no youtube: http://bit.ly/siga_youtub
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa