Menu

Que sociedade é esta?

Atualizado dia 10/27/2006 11:41:41 AM em Autoconhecimento
por Nelson Sganzerla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje acordei indignado. Há dias em que acordamos assim, com certa indignação por tudo à nossa volta.

Indignado com tantos sapos que nos fazem engolir.
Indignado com tanta mentira, tanto tapinha nas costas.
Indignado com tanta gente nas esquinas pedindo uma moedinha.
Indignado com tanto subemprego em cada ponto de ônibus ou passarelas da nossa cidade.

É! Eu sei... Já parei para pensar... Indignação com camisa passada e roupa lavada é muito fácil de ter. Indignação com uma qualidade de vida acima dos padrões do nosso país é tranqüilo ter.

Acontece que as pessoas têm vergonha de se dizerem bem de vida, têm vergonha de se valorizarem como indivíduos. Não querem se mostrar como elas realmente são e como vivem. A maior indignação é o que a sociedade faz das pessoas, no que a sociedade transforma as pessoas.

Em geral, quem não vence na vida vê com desconfiança aquilo que seu semelhante conseguiu. Ignoram o direito que também têm de conseguirem ser vitoriosos; preocupam-se com a vida alheia.
- Nosso vizinho deve estar metido em alguma falcatrua!
- Ele não trabalha, está sempre em casa!
Quanto mais fazem isso, quanto mais energias gastam com isso, mais se atolam.

Eu diria que depois da Igreja, o grande problema e o grande freio da humanidade é a sociedade. Em nome desta sociedade hipócrita as pessoas são tolhidas de seus sonhos achando que nunca terão nada na vida, a exemplo do que a maioria das pessoas simplórias diz:
- O que fazer? Deus quis assim.
- O dinheiro não traz a felicidade!
- Eu não sou ambicioso!

Em nome desta sociedade, pessoas são doutrinadas a serem infelizes, pois a felicidade vem sempre acompanhada de tristezas, portanto, não dá para ser sempre feliz.

Não é o que dizem?

Em nome desta sociedade, as pessoas devem aprender a baixar a cabeça para tudo e para todos; afinal, deve existir respeito. Respeito para com os poderosos, respeito para com os mais velhos; não é isso que nos ensinam ao longo da vida?

Em nome desse respeito, dos poderosos, dos gananciosos, todos mais velhos - pois canalhas também envelhecem - somos massacrados por esse poder vil, por esse rio de sujeiras.

Vemo-nos alijados de coisas básicas em nossas vidas e cada vez mais esses senhores, que a sociedade nos ensina a respeitar, passam com suas comitivas de batedores ao lado das nossas janelas.

Em nome desta sociedade, nossas crianças aprendem nos colégios de grife a cultivarem o preconceito pelos mais necessitados, achando que podem desrespeitar a todos que não se enquadram em sua classe social.

Em nome desta sociedade, portadores de alguma necessidade especial são vítimas de preconceito no seu convívio social e pouco ou nada se faz em favor de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

Em nome desta sociedade, moradores de rua são espancados e levados para lugares longínquos como se fossem cães sarnentos.

Ensinam-nos a sermos medíocres, a não nos valorizarmos como cidadãos e como indivíduos; a não lutarmos por nossos ideais.

Não queira isso para você! Valorize-se, acredite no seu sonho e no seu ideal de vida. Não seja medíocre como infelizmente tantos foram e tantos são. Conquiste seu espaço, não inveje o seu semelhante. Você pode ter tudo o que ele tem e até muito mais.

Descubra-se, seja grande e seja você! Pense nisso.

Muita Paz.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 238


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nelson Sganzerla   
Uma ALMA encarnada no Planeta Terra, que busca a ascensão para a LUZ
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa