Menu

Que tal substituir o reclamar por agradecer?

Atualizado dia 12/3/2017 5:33:16 AM em Autoconhecimento
por Dulcineia Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Eu me lembro de um amigo me contar que o seu filho de 3 anos um dia acordou, se espreguiçou e falou: ¨ai, ai, meu Deus!¨ Ele disse que pensou: ¨mas o que esse menino já tem para reclamar a essa altura da vida?!!¨

Nós rimos muito dessa estória. A criança provavelmente estava repetindo o comportamento de alguém, mas já parou pra pensar em quantas vezes reclamamos durante o dia?

Não estou dizendo que muita gente não tenha motivos: a crise política no Brasil, dificuldades financeiras, doença na família, desemprego etc. Mas quantas vezes não nos pegamos reclamando pelo simples costume de fazê-lo? Que tal substituir o reclamar por agradecer?

No post sobre hábitos, falei sobre como substitui-los. Hoje vou falar sobre algo que usamos em Coaching, que é a ¨intenção de implementação¨.

A ideia é simples: ¨quando acontecer….eu vou fazer….¨ No nosso caso: ¨quando eu me pegar reclamando, vou parar e agradecer por algo de bom na minha vida¨. Nós todos temos algo para agradecer, mesmo que num primeiro momento pareça difícil: talvez você tenha um corpo perfeito, que te permita andar e fazer o seu trabalho. Talvez você tenha tido a benção de ter filhos que deram certo na vida. Você tem um emprego, e quantos não tem?

Use qualquer coisa que te faça mudar de atitude. A palavra gratidão, em inglês é ¨gratitude¨. Ou seja, é uma ¨atitude de graça¨.

Um exercício que Rudolf Steiner ensina para autorreflexão e autoconhecimento (aliás muito apropriado para os dias de hoje, em que o conceito de mindfulness ou consciência plena é tão divulgado), é o de fazer a revisão do seu dia ao se deitar. Ele orienta a fazê-lo na ordem inversa: do que aconteceu por último até o que aconteceu quando acordou. Um dos benefícios deste exercício é pensar no que você poderia ter feito diferente.

Que tal aproveitar para ver pelo que você pode ser grato aquele dia?

Gratidão é estimulada através do exercício, até se tornar algo presente e natural.

Você pode usar a intenção de implementação para outras coisas: ¨se eu sentir vontade de comer um doce, vou escovar meus dentes¨; ¨se minha esposa for rude, vou dizer: ´falo com você em 10 minutos´¨ e assim por diante.

Hoje eu escolho ter habilidades que me permitem escrever esse texto e um portal onde eu posso publicá-lo. E você, quer agradecer pelo quê?

Texto Revisado

Atendimentos por skype de Terapia Multidimensional para a cura e equilíbrio dos corpos emocional, mental e astral, impactando o corpo físico; ferramenta de tipos psicológicos MBTI®; coaching; aconselhamento. Email: [email protected]. Siga-me no youtube: link


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dulcineia Santos   
Terapeuta holística, coach e autora do livro "A Namorada do Dom", que pode ser adquirido por email. Qualificada autorizada da ferramenta MBTI® pelo Myers-Briggs Foundation na Florida, USA. Estudou Antroposofia por 3 anos na Suíça. Assine o canal no youtube: http://bit.ly/siga_youtub
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa