Quem é a criança dos 7 aos 14 anos? Segundo setênio - Rudolf Steiner.(2/2)



Autor Marcia akahoshi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 13/05/2012 19:05:53
2.e.)Qual a motivação em se estudar?
Atualmente as crianças estudam para ir bem na prova. O motivo e a prática do estudo deveria ser mais interessante e poderia ter metas mais ambiciosas porque quando não as temos, qualquer dificuldade nos esmorece e acabamos ficando pelo caminho. A única opção das crianças é estudar, portanto se não aprende a matéria e passa para o ano seguinte onde depende do conceito anterior, tudo vai ficando cada vez mais complicado e difícil de entender. Cria-se na criança um sentimento de inaptidão para “viver a vida”. Deste estágio para um caminho de fuga através do vício nas drogas e no álcool é um pulo.
Portando a busca por metas mais ambiciosas na vida é algo que pode criar motivos para estudar com mais entusiasmo.
2.f.) Como criar um ambiente colaborativo e de confiança na escola onde o “errar” possa ser praticado?
Quando vivemos sob pressão do medo de sermos julgados, condenados e ridicularizados, temos muito medo em “ousar” fazer algo diferente ou dizer uma idéia nova. Mas para aprendermos o novo ou melhorarmos algo que já fazemos, precisamos mudar. Portanto o aprendizado não acontece sem a mudança e “ter” um ambiente que permita “errar” é condição básica para termos um ensino de qualidade.
2.g.) Como conseguir que a criança tenha o hábito da leitura?
Atualmente muitas crianças nesta idade tem dificuldade no aprendizado porque em uma frase encontram de 2 a 3 palavras que não entendem o significado. Como não tem o hábito da leitura possuem um vocabulário muito restrito.
A criança que no primeiro setênio teve os pais com hábitos de ler e quando iam ao shopping se dirigiam a uma livraria, com certeza terá adquirido este hábito tão saudável.
Portanto quando a criança que não tem este costume, ela pode iniciar com a leitura de livros que a interessem verdadeiramente. Depois ela terá disposição e entusiasmo para os livros escolares.
2.h.) O que é tédio?
Quando a vontade de uma criança não é estimulada em “fazer” algo e é bloqueada, criamos aos poucos o tédio. Ele gera um anti entusiasmo e uma falta de motivação para viver e desfrutar a vida. As vivências de momentos prazerosos e a contemplação da beleza da natureza alimentam a alma. Para evitar o tédio na vida de uma criança devemos entender a palavra “gratidão”. Ela é parente da arte e da música. Não existe gratidão sem entendimento da auto consciência, de se perceber o mundo de um ponto de vista mais humano e espiritual. Não precisamos ter uma religião, mas precisamos acreditar na existência de Deus e que temos muito do divino dentro de nós e de nossas crianças. A educação atual está construindo crianças com 10 a 12 anos já entediadas com a vida porque em nome da segurança os pais decidem por elas e não tem confiança nelas. Então criamos adultos com personalidade fraca e com dois perfis básicos, o primeiro recolhe sua vontade e sente tédio, o segundo torna-se agressivo e não tem auto controle.
Os dois tipos comportamentais não entendem o sentido do limite que é o ponto básico em compreender relacionamentos saudáveis. Então temos problemas de “Bullying” e nas escolas as crianças batem ou apanham.
Então como praticar uma educação diferente buscando o humano com auto confiança e auto estima em uma sociedade totalmente consumista, competitiva e predatória?
Penso que é muito difícil, mas não é impossível!









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |