Quem é o adolescente de 14 aos 21 anos? Terceiro Setênio-Rudolf Steiner.




Autor Marcia akahoshi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 13/05/2012 18:44:49
Este período é marcado pela escolha profissional e também em entender melhor o valor do dinheiro.
O jovem neste período aprende através da busca de idéias e pensamentos congruentes ao seu
a formação de sua personalidade.
A leitura de biografias de grandes humanistas é de grande ajuda e também muito interessante.
3.a.) Como ensinar para a criança o valor do dinheiro, responsabilidade, disciplina e integridade moral?
A partir dos 9 anos é muito importante que se pratique o pagamento de uma semanada onde a criança ganha ou não dependendo do seu desempenho escolar. É necessário que se cobre determinadas responsabilidades da rotina da casa ou mesmo de algum trabalho em alguma empresa em alguns períodos da semana. Estas tarefas precisam ser remuneradas e também que tenham objetivos e metas a serem buscadas. O jovem precisa entender a tarefa no contexto maior e o que é o seu trabalho.
Atualmente as crianças crescem em ambientes isolados onde em nome da segurança permanecem protegidas e vivem num mundo ilusório sem contato com a realidade da vida.
Estes trabalhos são uma forma de mostrarmos o mundo real de forma gradativa para nossas crianças.
3.b.)Como ajudar meu filho(a) a escolher uma profissão onde ele se realize?
Acredito que quando tivermos um filho e quisermos ajudá-lo a escolher sua profissão devemos ajudá-lo a responder quatro perguntas:
1. O que faço muito bem?
2. Isto que faço muito bem, eu adoro fazer?
3. Isto que faço muito bem e adoro fazer, as pessoas pagam o que preciso para viver?
4. Isto que faço muito bem e adoro fazer, as pessoas pagam o que preciso para viver, permite que seja um aprendiz da vida?
Ajudando este filho a encontrar estas respostas com clareza, ele terá menos dificuldades em: “Ser feliz, com prazer e ter dinheiro”.
Acontece que deixamos para fazer esta pergunta um pouco tarde, às vésperas do vestibular.
Deveríamos conhecer seus talentos e dificuldades, desde quando ele começa a andar.
Cultivar a amizade com nossos filhos desde pequeno, e reservar uma hora para uma conversa diária a respeito das alegrias e tristezas do dia a dia. Somente desta forma poderemos acompanhar sua evolução e seu desenvolvimento e ser capaz de interferir quando algum problema acontecer.
Antigamente os reis não entregavam seus filhos para sábios que se dedicavam a vida para educá-los?
Hoje entregamos nossos filhos na mão de quem? Simplesmente terceiriza-se a educação.
Atualmente esta prática é muito difícil, mas é muito importante que possamos dar afeto, carinho, apoio, cuidado da melhor forma possível.
Uma educação correta vai descobrir os talentos que cada criança trouxe para cumprir sua missão no mundo. Desta maneira ela vai ter sustentação para escolher uma profissão em que sinta prazer e competência para exercê-la quando adulto.
Então a escolha da universidade ou do curso técnico que terá que fazer terá assertividade e não correrá o risco de se perder tempo com escolhas erradas.
Meu blog: marciaakahoshi.blogspot.com









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |