Menu

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Atualizado dia 7/11/2006 4:16:09 PM em Autoconhecimento
por Marcia Rodrigues - Barras de Access


Facebook   E-mail   Whatsapp

MÔNADA, ALMA E PERSONALIDADE

Introdução - definição
Conforme a estrutura universal publicada neste site sobre Universo – formação, constituição e nosso sistema solar, observamos que, num determinado momento da criação ainda no universo multimensional criado, estão localizadas as mônadas. Neste exato momento da criação Deus começa a colocar no universo criado os elementos primeiros, fundamentais da realidade.

Deus criou filhos e filhas no estado espiritual. Ele criou o que chamamos de "centelhas" ou "células" espirituais individualizadas do criador. Na verdade, criou o que esotericamente chamamos de mônadas.

A mônada também é chamada de Presença do Eu Sou. Essa foi a nossa primeira inteligência e a nossa primeira identidade individualizada. Na verdade, são concebidas como átomos espirituais dotados de atividade, substâncias, forças.

Deus criou números infinitos de mônadas. Elas são eternas e não há duas mônadas perfeitamente iguais. A mônada habita o segundo plano da nossa série de planos, que chamamos de plano monádico.

Formação e tipos de mônadas
A mônada é uma substância simples, pois não possui partes, sendo indivisível. Como as mônadas são eternas, a sua imensa série se dispõe em escala hierárquica ascendente, contínua, da ínfima mônada até a suprema, Deus. Elas não têm relações recíprocas e poderíamos distingui-las em quatro grandes ordens.

- Mônadas nuas que constituem o reino mineral e as plantas, dotadas de representação inconsciente;
- Mônadas sensitivas, capazes de representação consciente ou apercepção; constituem as almas dos brutos;
- Mônadas racionais ou almas humanas, enriquecidas de conhecimento científico e consciência reflexa;
- Mônada suprema ou Deus, absolutamente perfeita, causa eficiente em todas as outras.

A ordem entre elas é explicada pela harmonia preestabelecida que Deus introduziu na criação. Deus seria a mônada suprema, criadora e ordenadora de todas as outras.

Poderíamos exprimir que cada mônada é um espelho vivo e perpétuo do universo e este é regulado, uma ordem perfeita. Cada mônada é uma multiplicidade, com diversos compartimentos a realizar experiências com funções específicas, como cada célula de nosso corpo humano e com o objetivo final de exprimir todo o universo.

A alma e a personalidade
A centelha divina, também chamada de espírito, é a nossa identidade verdadeira. A mônada ou centelha divina decidiu através de seu livre-arbítrio que queria experimentar uma forma no universo material. Cada uma das mônadas criou, com o poder de sua mente, doze almas. Cada alma é uma projeção diminuta do criador. A alma também é conhecida como Eu Superior.

Por sua vez, cada alma querendo experimentar uma forma mais densa do universo material, deu origem a doze personalidades ou extensões de alma. Essa divisão tinha o objetivo de experienciar o plano físico e a evolução através desse processo. Nos da terra somos personalidades ou extensões de alma, de nossa alma, do mesmo modo que nossa alma é uma extensão de uma consciência maior, a nossa mônada. Por sua vez nossa mônada é uma extensão de uma consciência ainda maior, que é Deus, a divindade, o pai e a mãe, toda a criação. Desse modo temos, aqui na Terra, uma família de almas, por assim dizer, de onze outras extensões de alma. Essas outras onze extensões de alma podem estar encarnadas aqui ou em algum lugar do infinito universo de Deus.

As outras extensões de nossa alma podem não estar num corpo físico neste momento, mas habitando um dos outros planos espirituais de existência. Elas podem ser consideradas a nossa família espiritual mais próxima.

Portanto, temos em nossa mônada uma grande família monádica que se soma cento e quarenta e quatro. Supõem-se que em nosso sistema planetário terrestre há sessenta bilhões de mônadas operando, o que podemos concluir que no sistema de reencarnações deste planeta teremos, portanto, oito trilhões e seiscentos e quarenta bilhões de personalidades envolvidas.

Notas
Na Bíblia Sagrada, na parte do apocalipse de João, são mencionadas, de forma singular, as mônadas como "os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel, antes que as cousas ruins aconteçam." Epístola 7. E que "todos estarão reunidos a Deus." Epístola 14.

Desta forma, temos uma visão geral de que todos fazemos parte de Deus e que um dia voltaremos ao seu seio, apesar de, como disse em outras falas, o processo é longo e lento. Por isso somos eternos e somos deuses também pois, afinal, somos sua centelha em ação o que nos dá a responsabilidade de co-criadores.

Fonte: link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 337


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Rodrigues - Barras de Access   
Atuo desde 1998 com diversos mecanismos de cura. Sabemos que o ser humano não é uma simples máquina viva, dotada de peças que estragam, envelhecem e descartam. O ser Humano é sim uma máquina cheia de vida...."vibracional", que pode ser alterada, curada, renovada e dotada de muitas vibrações transformacionais de cura, onde a medicina não explica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa