Menu

Quer Praticar o Autoconhecimento? Comece Pela Linguagem Corporal!

Atualizado dia 9/23/2013 2:12:44 PM em Autoconhecimento
por Olavo Américo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Talvez uma atitude não valha muito bem “mil palavras”. Aliás, é bem certo que uma atitude possa valer até 20 mil palavras por dia – compreendidas então, dentro de 24 horas, apenas, em 10 a 15 minutos de frases.

Desse modo, se você é homem e acha que a sua mulher fala demais, saiba que você está com toda razão! As mulheres contemporâneas tendem a falar até 3 vezes mais palavras por dia em relação ao homem, que apenas verbaliza uma média de 7 mil palavras – e nem em um gênero e tampouco no outro há algo de errado, são apenas diferenças.

Mas ao mesmo tempo, homem, você possa fica abismado ao se dar conta que por trás de uma dureza, de um orgulho, uma vaidade e, até um machismo, somos todos iguais: Homens e mulheres expressam, diariamente, uma média de 55% a 60% de sensibilidades, fragilidades, força, carisma, ternura, compaixão, pena, ansiedade, nervosismo, medo, coragem e quaisquer sensações mais, através dos gestos e expressões corporais e faciais.

Sim! Mulheres e homens têm sentimentos e emoções, e não apenas são um poço de razão. Se assim fosse, a vida seria incoerente e sem sal. Imagine um papo entre você e mais uma pessoa, onde você diz “seja sincera comigo”, e a outra lhe diz tudo o que sabe, olhando para cima, para baixo, para os lados, mas não olhando para o fundo dos seus olhos.

Imagine que um de seus filhos pequenos faz uma travessura em casa. Como há de corrigi-lo além de impor-lhe um “basta”? Falando sério ou dando gargalhadas?

E em uma entrevista de emprego? Você prefere se sentar em posição ereta ou é possível inclinar-se na poltrona e colocar os pés na mesa de seu futuro chefe?

Durante a adolescência, quando comecei a dar os meus primeiros passos dentro da metafísica e da linguagem comportamental, percebi que para viver feliz e velar pela minha integridade física e, sobretudo, emocional, bem como não me deixar influir pelas tristezas do dia a dia, pelos desalentos, pelas desilusões e baixaestima, eu precisava tomar uma postura.

Isso! Uma postura diante da vida!

E para que essa postura fosse eficaz, era preciso que fosse verdadeira. Mas não dava. Eu não conseguia me convencer que a vida estava tão boa como eu queria. Apenas um jeito me salvou: a partir do momento em que eu mudei meu ponto de vista em relação a muitas coisas na minha vida; comecei a ver o quanto já era feliz em muitos pontos, mas nem percebia. A realidade da vida talvez não fosse como queria naquele momento, mas se tornou depois que comecei a perceber como, independentemente de qualquer elemento, é bom viver.

Assim, tudo foi apenas uma questão de ponto de vista para que eu pudesse começar a descruzar os braços, a sorrir, a caminhar e me posicionar sem me curvar diante das pessoas e, enfim, focar minha atenção no meu corpo e nas minhas emoções – afinal, como se fosse de uma forma mágica, tudo o que está fora reflete a condição daquilo que está dentro. Dentro de nós.

Por isso, concluímos: Não há nada melhor do que ser sincero e verdadeiro – e a vida só trabalha em prol da verdade! Então, é através do meu trabalho que defendo: o corpo, ainda que material, terreno, passageiro e passível ao envelhecimento, é extremamente sagrado. É o templo do nosso espírito; É o templo de nossa essência; É aquilo que reflete a nossa alma. É a emissora da sensação, da emoção, da sensibilidade e do sentimento. É a expressora da arte e da vontade. É o canal para o abraço e para o espaço; É o acesso direto ao amor e à repulsa. É quem nos permite nos permitirmos ao “sim” mas também ao “não”.

Enfim, com piercing’s, tatuagens, preservações, meditações, yoga... faça de você o melhor que puder ser. Expresse-se. Veja-se. Sinta-se. Deseje-se. Analise-se. Viva-se!

Afinal, quem deixa o corpo fluir, não tem tempo para ficar pensando “e se...?!”.

Um forte abraço!
  
 

Texto revisado

 

 

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Olavo Américo   
Metafísico, Colunista, Coach em Linguagem Corporal e Acadêmico em Direito. Enfim, um ser humano sem a pretensão de salvar o mundo... Apenas destinado a compartilhar boas ideias. Dúvidas ou sugestões? Fale comigo:
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa