Menu

RELACIONAMENTO DE CASAL - Uma perspectiva mais ampla

Atualizado dia 8/1/2021 8:58:20 AM em Autoconhecimento
por Elaine Leal Carvalho


Facebook   E-mail   Whatsapp



Relações entre pessoas, pedem a consideração de variados aspectos e de um olhar especial sobre as circunstâncias em que acontecem.

Nos relacionamentos de casais, não é diferente.

Quando pessoas se relacionam amorosamente e este envolvimento caminha para algo mais frequente e concreto, é natural que depois de um tempo, o casal opte por unir-se ou seja, compartilhar a mesma casa, matrimônio ou ainda união estável. Não é uma regra. Na atualidade, muitos casais, criam seus próprios modelos e ainda assim, estão dentro de um relacionamento que pode ou não, gerar filhos.

O fato é que, para além dos padrões sociais, um casal que decide estar junto, assume um compromisso entre si, compromisso esse que nem sempre é compreendido e visível por ambos, está em uma esfera além do racional.

No encontro de duas pessoas que se relacionam amorosamente é importantíssimo considerar que ambos têm famílias de origem (pai e mãe) e que estas famílias são diferentes (crenças, religião, cultura, formação, educação, povos, consciência, nível socioeconômico) entre tantos outros aspectos.

Isso pede ao casal que olhe seu parceiro(a) em uma amplitude de inclusão de sua família de origem. Este é um dos aspectos.

Se uma das pessoas do casal diz que ama o outro e detesta a sogra(o), como é que ama o companheiro(a)? Pela metade?

Esqueceu que o companheiro(a) tem em si 50% de sua mãe e 50% de seu pai?

Muitos conflitos entre casais, nascem do não reconhecimento de suas famílias de origem.

Detestar a sogra(o) implica em detestar uma parte importante do parceiro(a) que em muitos casos leva à separação do casal, ainda que inconscientemente.

Independente de gostar ou não da personalidade da sogra(o), trata-se de respeitar - entenda-se aqui por respeito, reconhecer que a pessoa existe e é como é - os pais não vão mudar o modo de ser para atender as expectativas de suas noras e genros.

Neste contexto é importante lembrar que as pessoas que formam um casal são apenas "convidados" nas respectivas famílias de origem.

É óbvio que outros aspectos igualmente importantes fazem parte da relação amorosa dos casais, no entanto, caminhar para a compreensão do mencionado anteriormente, minimizam consideravelmente os conflitos.

Para um possível relacionamento saudável é importante integrar e incluir tudo o que faz parte.

Neste texto não há pretensão de colocar nenhuma verdade absoluta. O objetivo é a reflexão de uma parte da verdade.

Estes aspectos, podem ser trazidos e verbalizados de modo mais profundo no atendimento individual.

Elaine Carvalho

Atendimentos em Constelação Familiar e Terapia Transpessoal





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Elaine Leal Carvalho   
Formação em Constelações Familiares. Curso História do Brasil segundo visão sistêmico-fenomenológica. Formação Avançada em Constelações Familiares e Empresariais abordagem sistêmico-fenomenológica. Curso de Constelações Empresariais. Seminário Leis Básicas dos Relacionamentos Aplicadas aos negócios. Acesse o site: https://elainelealcarvalho.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa