Menu

Renovação

Atualizado dia 10/30/2006 10:55:27 PM em Autoconhecimento
por Guilhermina Batista Cruz


Facebook   E-mail   Whatsapp

“É necessário reconhecer que todos nós, espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, ante o volume dos débitos que contraímos nas existências passadas, somos doentes em laboriosa restauração. Todos somos enfermos pedindo alta”. Emmanuel – Justiça Divina.


A evolução é o princípio central da Lei Divina, pois tudo no mundo se modifica, cresce, se renova com o decorrer do tempo. Esta renovação engloba dois fatores principais que ajudam o ser humano a não ficar estagnado, a crescer em valores morais e intelectuais e estes fatores são:
- Aquisição de conhecimento, que pode se resumir em inteirar-se das verdades superiores através do estudo;
- Desenvolvimento dos sentimentos, como a caridade, por meio do serviço ao próximo.
Esses dois pontos são fundamentais para uma renovação completa.

Sem a renovação interior torna-se difícil a evolução espiritual da criatura, e os obstáculos que surgem vão criando dificuldades cada vez maiores e difíceis de suplantar. Geralmente, todos nós precisamos “acordar” para um conhecimento maior da vida, mas, necessitamos urgentemente de uma renovação íntima, quando nos sentimos ou nos encontramos em determinadas situações, como: afastamento voluntário do convívio com as pessoas; pessimismo, desmotivação e depressão freqüentes, sentimento de infelicidade e rejeição, apego exagerado às coisas materiais; pensamento excessivo com nosso bem estar e nenhum com o do próximo; e várias outras situações.

Pelo princípio da evolução sabemos que tudo muda à proporção que o tempo passa; todos os minerais, plantas, animais, sociedade em geral, leis, etc.
Se o Espírito não adquirir novos conhecimentos e valores fugindo da rotina paralisante e estagnadora, poderá entrar em desequilíbrio e perturbação moral, adquirindo neuroses e enfermidades, assim como problemas de várias ordens.

O nosso crescimento tem que andar correlato com o desenvolvimento do mundo em geral, temos que ir nos adequando às novas condições de vida e pensamento, assim como de costume reinantes. Se nos detemos no caminho somos ultrapassados e ficamos para trás, aguardando novas oportunidades, o que nos retardará ainda mais o caminho.

Segundo Emmanuel, no Livro Vinhas de Luz: ”Os homens estão interessados em tudo quanto se relacione com o bem-estar da vida terrena; querem a satisfação pessoal e não cuidam da vida espiritual; estão adormecidos na indiferença”.

Segundo a Lei do Senhor do Universo, todos temos que enfrentar o auto-aprimoramento, agora, ou no futuro, neste ou em outro mundo; mas todos, sem exceção, passarão pela luta íntima contra suas imperfeições. Se não for pela sua própria busca, através da abertura e procura de conhecimento, será pela dor, que, ainda segundo Emmanuel “é o estímulo às mais altas realizações, é o agente do progresso espiritual”.

Os valores do espírito são eternos, pois promanam da sabedoria e perfeição divinas e teremos que ir nos adequando a eles, para que possamos, pouco a pouco, ir subindo os degraus de nossa evolução. O grande filósofo Sócrates , há 2400 anos, recomendava os mesmos valores, afirmando que: “...se a alma é imortal, precisa o tempo todo de nosso cuidado“.

Embora sua orientação materialista, igual compreensão sobre a renovação íntima vemos também na psicanálise moderna. De acordo com Karen Horney, especialista pertencente à escola cultural, a resolução dos conflitos interiores depende da transformação das condições mentais que fizeram com que esses conflitos surgissem ou eclodissem. Mas, ao invés de” procurar transformar-se interiormente”, o doente apega-se às suas ilusões e pseudo-soluções. Segundo Horney, o homem pode mudar enquanto viver, embora necessite envidar grandes esforços para tal.

Os valores materiais não conseguem levar ninguém à transformação e impedem o ser humano de lutar por adquirir outros valores, já que é improvável se lutar por algo imponderável, quando se tem ao alcance das mãos coisas mais “agradáveis e reais”.
A mudança só surge realmente, quando, através das várias experiências de vida impregna-se o espírito dessa necessidade de transformação. O desejo de seguir outro rumo descortina um outro nível de vida onde as leis que nos regem serão muito diversas daquelas vigentes no plano terreno.

Os amigos espirituais insistem na necessidade da renovação íntima, pois, precisamos conhecer e compreender as” leis superiores da vida” – constituída de outros valores e não só de bens materiais ou satisfação das paixões. Os setores fundamentais para renovação de valores concentram-se nas relações humanas e no trabalho. São atitudes de solidariedade, cooperação e produtividade. Procurar relacionar-se com as pessoas, não visando a satisfação de necessidades pessoais e buscar produzir o melhor no trabalho. Esse é o caminho certo para a auto-realização.

Portanto, tudo nos leva ao fato de que o Evangelho é nosso roteiro seguro para iniciarmos nossa renovação, é o código de relações humanas mais simples, geral, profundo e difícil de praticar. Precisamos então conhecê-lo e compreendê-lo melhor, buscando viver de acordo com sua luz norteadora, para nos transformarmos no Homem Novo, colocando em prática seus ensinos libertadores.

Paz e luz.

Fonte: Evolução Para o terceiro Milênio – Carlos Toledo Rizzini

Texto revisado por:Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa