Home > Autoconhecimento
Reprograme seu cérebro: Como lidar com emoções intensas?

Reprograme seu cérebro: Como lidar com emoções intensas?

por Ana Caner

Versão em áudio: Ouça no iTunes ou Ouça no soundcloud

Você já teve aquelas situações na vida em que respondeu de modo muito pior do que poderia? Em que  ficou tão tomado pela raiva, ou pelo medo, ou pelo susto, que respondeu sem pensar?

Páre um minuto para refletir e faça esse imenso favor a si mesmo:

O que você costuma fazer quando se vê tomado pelas emoções?

Se você respondeu que nestes momentos não tem como parar para pensar, que quando a emoção te toma, todas as ações que acontecem na sequencia são fora do seu controle, então bem-vindo à especie humana.

Sim, quando somos tomados pelas emoções perdemos nossa capacidade de discernimento e assim a possibilidade de fazer pleno uso de nossas capacidades mentais.

E qual a saída?

Fugir? Ignorar o que sente? Apesar de ser a ação mais comum, esta certamente não é uma solução muito produtiva, simplesmente porque não resolve nada, e para dizer o mínimo, não fará os problemas desaparecerem.

Quando você se vê tomado pelas emoções, este é o sinal de que é o momento perfeito para escutar o que elas estão lhe dizendo. Raiva, tristeza, mágoa, ressentimento, são tantas as emoções que vemos como grandes inimigos do nosso bem-estar.

As emoções são os verdadeiros mensageiros da sua natureza humana, da sua sabedoria interna. Nem sempre entendemos sua linguagem, nem sempre nos dispomos a entender.

Geralmente tentamos nos livrar de emoções intensas, de sentimentos desagradáveis.

Porém, se escutarmos com verdadeira atenção ao que estamos sentindo, vemos que as emoções nos mostram exatamente aquilo que há que ser transformado em nossas vidas. Nestes momentos temos a oportunidade de resgatar o que nos move, de mudar a rota das nossas vidas. Como tudo na vida, mudar hábitos exige treino. Porém, é muito, muito mesmo mais simples do que você imagina.

RECEBA MUITO MAIS EM SEU EMAIL: link
Para compartilhar: 

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 5 Atualizado em 18/07/2019

Autor: Ana Caner   
Ana Caner é psicóloga e traz seus 30 anos de experiência clínica para a direção do Inst. Fluir Evolução Humana. Como psicoterapeuta, auxilia pessoas em seus processos de transformação pessoal, manejo de stress e ansiedade por meio de mindfulness aplicada à psicoterapia e do programa MBSR - pioneiro em mindfulness para pessoas físicas e in company. 
E-mail: ana@institutofluir.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Sempre é tempo de amar
A água transformada em energia cura doenças
Sempre podemos nos reinventar
É possível `apagar´ lembranças ruins?
Dores da alma
Colocando as cadeiras na calçada

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 49 – KO - REVOLUÇÃO
Uma grande agitação traz como resultados mudanças radicais. É preciso mudar, mas aja sem egoísmo e não prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia é nervosa e irrequieta Dia de muita excitação e impaciência. A mudança e a aventura estarão em pauta. Momento para sair de situações estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flexível a adaptável.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa