Menu

RESGATANDO O ESSENCIAL

Atualizado dia 11/18/2008 11:12:22 PM em Autoconhecimento
por Weber Malcher


Facebook   E-mail   Whatsapp

Inicio citando Cícero, quando sabiamente disse: “A Natureza, em primeiro lugar, fez de nós seres que, em lugar de ficarem inclinados para a terra, são altos e eretos a fim de que possam, ao olhar o céu, tomar conhecimento dos deuses. Pois os homens estão na Terra não como moradores ou habitantes, mas como expectadores das coisas supraterrestres e celestes, espetáculo que não é para nenhuma outra espécie animal”. Resgatar o essencial para a vida é tarefa de todos nós. Olhar para o céu não significa ver com a visão física, mas usar as lentes da alma e perscrutar os segredos do Universo. Entendo que Cícero foi mais além ao afirmar “olhar o céu, tomar conhecimento dos deuses”, com certeza não estava se referindo ao Universo exterior, mas ao Universo interior, a morada dos deuses. Isso faz lembrar quando os Apóstolos de Cristo perguntaram-lhe: “ dizem que Tu és o Filho de Deus, e nós quem tu dizes que somos?”. Prontamente Cristo respondeu: “Vós sois deuses”.
Resgatar esse Deus adormecido dentro de cada um de nós também faz lembrar Sócrates e o Oráculo de Delfos: “Homem, conhece-te a ti mesmo”.
Hoje a minha inspiração é filosófica e faço uma ponte para citar Exupéry, ao falar através da pequena raposa: “o essencial é invisível para os olhos”, e mais adiante ela fala ao Principezinho, que deixou as alturas celestiais para compartilhar na Terra um pouco da sua sabedoria: “Só se vê bem com o coração”.
Resgatar o essencial é reinstalar no mundo a força espiritual da fé, da ética, do amor, do compartilhar, assim como fez o pequeno Príncipe, na sua aventura terrestre.
Resgatar o essencial é implantar entre os homens as asas da liberdade, um hino de ação de graças, é fazer a louvação de cada amanhecer, de cada alvorecer, de cada chuva que cai, de cada raio de Sol.
Resgatar o essencial é viver a simplicidade, pois simples é a vida, simples é a dignidade humana.Resgatar o essencial é aprender a voar com Fernão Capelo Gaivota, quando diz: “Você tem de compreender que uma gaivota é uma ilimitada idéia de liberdade, uma imagem da Grande Gaivota”.
Resgatar o essencial é justificar cada minuto da existência, é viver o propósito, é derramar no chão lágrimas de perdão, é sentir no peito um coração que pulsa, que vibra e alerta: eu estou aqui, cuide bem de mim!
Resgatar o essencial é reinventar a vida, é humanizar, é encontrar um “poço no meio do deserto”, como afirmou o Principezinho. Resgatar o essencial não significa revelar segredos, mas sim presentear segredos.
Finalizo com esta passagem do Pequeno Príncipe: observe que a raposa não diz ao menino : “eu te revelarei um segredo”, mas “eu te farei presente de um segredo”.
Weber Malcher – Escritor ( membro da União Brasileira de Escritores – Manaus-AM.)
Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Weber Malcher   
Escritor, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz- Amorc- Reikiano; formação em Astrologia Tradicional e Kármica, Numerologia, Palestrante (temas místicos, culturais e filosóficos). (92)9.94494979 WhatsApp
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa