Menu

RESPIRAR É PRECISO.

Atualizado dia 5/19/2007 4:01:15 AM em Autoconhecimento
por Edite Spiess Psicoterapeuta Holística


Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida anda mesmo uma loucura! O tempo trabalha contra nós, pois temos hoje em dia, muito mais obrigações, responsabilidades e tarefas que nossas mães, avós e bisavós.

Em parte, foi uma escolha nossa (da qual muito nos orgulhamos), porém sempre soubemos que teríamos que arcar com essas consequências, pois independentemente de galgarmos postos de trabalho, respeito e admiração por nossa independência, não quisemos abrir mão do nosso lado feminino de esposa e mãe.

Para os homens (durante a nossa evolução) nada mudou, pois eles continuaram fazendo o que sempre fizeram e se alguns aceitaram dividir algumas tarefas domésticas ou cuidar um pouco mais dos filhos, isso pouco lhes afetou, pois no final de um dia de trabalho externo ainda temos que cuidar de nós, dos filhos, do marido e deixar tudo orientado com as auxiliares domésticas para que nada se altere em nossa ausência.

Então, quando nossa cabeça lateja, a ansiedade nos descompassa o coração e até uma depressão parece que está surgindo em nosso caminho, o meu conselho é: não faça nada, apenas "respire". Pare quieta e apenas respire: aí está o remédio contra a maioria dos desconfortos emocionais. Aprendendo a controlar a respiração damos fim a todas as perturbações da mente e dos sentidos. Nossa energia vem, basicamente, da respiração. Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudarmos.

Abaixo, indico alguns modelos de respiração para todos os problemas citados acima. Não deixe de experimentar porque respirar é vida, mas saber respirar é qualidade de vida.

Expire a ansiedade para longe
A receita é imbatível contra medos e ansiedades pelo que ainda nem aconteceu, além de bastante eficaz no combate à insônia. Separe uns dez minutos do seu dia - não importa o horário - pode ser, inclusive, no pico de uma situação superestressante.
Comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração.
Fazendo inalações mais prolongadas você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo.

Respirações fortes e intensas
Contornar os sintomas depressivos com a respiração é muito simples. A falta de disposição desaparece, caso você consiga manter um ritmo mais intenso enquanto realiza as inalações e as exalações. A idéia é não apenas respirar com grande velocidade, mas com bastante vigor, puxando e soltando a máxima quantidade de ar possível a cada tentativa. Mantenha o pique por dois minutos e descanse. Repita mais duas vezes. Não se assute caso venha a sentir tonturas; a sensação é normal e devida ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo.

Não é lógico viver assim
Até para quem não consegue dar um passo à frente sem medir todos os prós e contras dessa atitude existe uma respiração ideal. As pessoas que têm o lado racional extremamente desenvolvido (e sofrem maquinando sobre tudo o que acontece ao redor) devem estimular a respiração com a narina esquerda, conectada com a região do cérebro ligada às emoções. Funciona assim: com um dos dedos tape a narina direita e faça 30 respirações (inalação, seguida de exalação) somente com a narina esquerda. O exercício será seguido de uma sensação de refrescância e calma.

Emoção demais, não há quem agüente
Aqui, vale o contrário do treino acima. Se você derrama lágrimas até pela grama cortada e se descabela por qualquer bobagem, a dica é estimular um pouco mais o seu lado racional, favorecendo um estado de equilíbrio entre ele e suas desenvolvidíssimas emoções. Com um dos dedos tape a narina esquerda e faça 30 respirações (inalação seguida de exalação) apenas com a narina direita. O efeito aquecedor desta prática irá ajudar na busca por análises mais racionais das situações impostas pelo dia-a-dia.

Vamos respirar?

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa