Menu

Responsabilidade Universal

Atualizado dia 1/15/2007 3:31:35 PM em Autoconhecimento
por Rogério Pires


Facebook   E-mail   Whatsapp

“A humanidade é uma só e este pequeno planeta é nossa única casa. Se temos que proteger esta casa, cada um de nós precisa experienciar um sentimento vivo de altruísmo universal. Nosso planeta foi abençoado com vastos tesouros naturais. Se os usarmos adequadamente, todo ser humano poderá usufruir de uma vida rica e de bem-estar.”
Dalai Lama


"A cada instante que passa podemos constatar que o mundo à nossa volta está se transformando, cada vez mais, em uma rede conectada de informações, como se a cada dia ele diminuísse. Hoje é possível entrar em contato com informações do outro lado do mundo, em tempo real, sem interferência da distância ou do tempo. Todas as nações estão interligadas através de rádios, televisões, jornais, transportes, indústrias, comércio, religiões, internet, etc. Cada vez mais interagindo construtivamente, ou não.

Na verdade esta pseudo-união se dá, nos dias de hoje, principalmente devido aos grandes problemas de ordem mundial que bravamente enfrentamos em nosso cotidiano. Meio ambiente, poluição, destruição da camada de ozônio, a não-renovação dos recursos naturais, guerra, fome, violência, etc. Chegamos a um ponto em que não podemos fechar mais os olhos para estes fatores, pois eles são responsáveis pela degradação mundial da humanidade e a principal ameaça à existência da biosfera atual. Tendo conhecimento da real importância da atuação do ser humano para que a situação esteja desta forma. O homem deve aprender a trabalhar, não somente para benefício próprio ou de seus familiares e amigos, mas também em benefício da humanidade em geral, trazendo para sua vivência a consciência da Responsabilidade Universal.

O equilíbrio do meio-ambiente e da biodiversidade em geral deve ser o foco da atuação e principal fator de sobrevivência para a nossa geração e a de nossos filhos e netos. Somos uma grande família Universal e devemos nos unir com a intenção de resgatarmos a nossa fidelidade natural, ou seja, devemos reaprender a valorizar a natureza em que vivemos. Que mérito teremos se nos sentarmos em frente ao televisor e reclamarmos copiosamente quando um político aparece fazendo milhares de promessas que não serão cumpridas, se temos a oportunidade de mudar algo em nossa realidade e delegamos esta responsabilidade para outras pessoas. O Ser humano é o único animal que extingue o meio ambiente em que vive.

O desenvolvimento da capacidade de atuar solidariamente, com amor, verdade de propósito, cooperação, comprometimento e união é a única garantia de se obter a paz e o equilíbrio entre nós. Quando observamos a falta de colaboração da coletividade, concluímos que isso é resultado do desconhecimento e do descomprometimento com a nossa natureza interna. Isso leva o ser humano a sentir-se cada vez mais sozinho nesta caminhada e o sentimento de solidão é um reflexo da falta de interação interna, com o semelhante e o mundo à sua volta.

Falta-nos o sentimento de amor ao próximo, de responsabilidade para com a humanidade. Passamos nossa vida inteira valorizando conceitos que não nos evoluem e, partindo deste pressuposto, podemos afirmar que esta é a causa de nosso sofrimento individual e coletivo. Empenhamo-nos tanto em desenvolver o nosso lado material que a humanidade se esquece, ou é conveniente deixar de lado, de valores como o amor, a verdade, solidariedade, cooperação e comprometimento com o próximo e com o mundo à sua volta.

Hoje podemos constatar que milhares de pessoas estão realmente preocupadas com a atual situação do planeta. Devemos nos unir cada vez mais em prol desta nova ideologia de vida. Junte-se a ONGs, forme grupos voluntários ou simplesmente deixe de jogar lixo no chão. Não importa o nível de atuação; faça aquilo que esteja ao seu alcance; tenha verdade de propósito em sua vida. Seja consciente e leve esta consciência para o maior número de pessoas possível.

A Responsabilidade Universal é uma atitude baseada na liberdade de criação. Somente uma mente liberta pode absorver este conceito de Unidade e transformá-lo em realidade empírica. Uma única pessoa liberta pode conscientizar uma sociedade. Imagine o que uma sociedade liberta pode fazer pela humanidade! Agora visualize o que uma humanidade transformada pode fazer pelo mundo!"

Trecho do livro “O QUE REALMENTE SOMOS”, de Rogério Pires
Terapeuta Holístico
CRT 37461
www.phatae.com

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rogério Pires   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa